Autoconhecimento Coaching

A vida é repleta de recomeços

Sergio Giavoni
Escrito por Sergio Giavoni
Recomeçar… respire fundo e vai em frente. Dar um tempo de tudo e de todos, recomeçar…

No decorrer de nossa vida, passaremos por momentos que darão indícios de que a única e a melhor saída é recomeçar! Dar aquela pausa, voltar-se para dentro de si mesmo, respirar, dar um tempo de tudo e de todos, recomeçar!

Recomeçar é necessário, mas recomeços, convenhamos, não são fáceis, não é mesmo?

Recomeçar significa mudar, voltar a fazer as mesmas coisas, mas de uma nova e diferente perspectiva.

No entanto, muitas vezes, ao darmos essa pausa, o retorno não é como esperávamos e, então, percebemos que nada mudou e que essa pausa não surtiu em nós o efeito desejado. Aí, começamos aos poucos a ficar frustrados com nós mesmos, com o mundo e com a nossa realidade.

Para entender melhor o que recomeçar significa em nossa existência, vamos usar de exemplo a metamorfose da borboleta. Se observarmos uma lagarta, antes de entrar no casulo, percebemos que ela é um ser feio, que rasteja, sem atrativos.

No entanto, quando ela entra no casulo e permanece lá, respeitando o tempo da natureza, ao rasgar o casulo, não é uma lagarta que sairá, mas sim uma linda e colorida borboleta. A lagarta feia sem atrativos que estava presa e rastejava nunca mais será a mesma, pois ela evoluiu, criou asas. Mesmo que ela tente rastejar, não será possível, pois sua vontade de voar é maior do que o desejo de continuar onde estava.

Podemos nos comparar com uma lagarta quando o assunto é recomeçar. Todo recomeço vem de uma pausa, correto? Então, se existiu essa pausa, é por que algo não estava certo, algo não estava acontecendo como o esperado, havia uma possível infelicidade e, então, a vida pede um recomeço. Porém, muitas vezes, confundimos, o “Recomeçar” com o “Pausar”.

O pausar é parar por um tempo e voltar a fazer tudo da mesma forma, já o recomeçar significa parar, transformar-se, dar o tempo necessário para que as coisas se ajustem, e dessa transformação surjam novas possibilidades. Recomeçar é ter atitudes diferentes, crendo que os resultados serão diferentes.

O que quero dizer é que recaídas não são recomeços. Se você quer recomeçar verdadeiramente isso exigirá de você muito mais do que simplesmente parar e voltar a fazer de novo.

Recomeçar exige ter uma nova postura diante dos desafios, sair da sua zona de conforto, ser maduro o suficiente para excluir da sua vida tudo o que não te faz bem; parar de ser vítima de si mesmo e se olhar como realmente é, grandioso!

Recaídas não são recomeços.

Recomeçar é alicerçar-se em suas raízes e criar dentro de si uma estrutura tão grande que as recaídas não serão mais uma opção.

Quando decidimos recomeçar colocamos em nós um propósito de fazer diferente, mas quando caímos nos mesmos erros, não estamos recomeçando, estamos sendo hipócritas com nós mesmos, assumindo ao mundo que não somos capazes de cuidar bem da nossa própria vida, quando na verdade essa capacidade depende somente de nós.

Sempre que você se contenta com o que a vida te dá, sem questionar se é isso de fato aquilo que merece, você alega ao universo que o que vier é o suficiente, pois não tem expectativas maiores em relação a si próprio.

“A ignorância é uma benção.”

Quantas vezes eu ouvi isso! Quando não temos conhecimento, imaginamos que o que sabemos é suficiente. Quando temos conhecimento de algo ou de alguma possibilidade, nos sentimos desafiados a aprender sobre este algo novo. Somos uma metamorfose constante.

Aprendemos a todo o momento, basta querer! Somos iluminados por termos a possibilidade do aprendizado próximo ao infinito, sem limitações. Somos um oceano a ser descoberto por nós mesmos, o autoconhecimento vem acompanhado com a autoaceitação e com a autorrealização.

Pausas são para todos; recomeços são para os fortes!

Respire fundo e vai em frente! Recomece!

Sucesso! Felicidades! Prosperidade! Vamos em frente!

Sobre o autor

Sergio Giavoni

Sergio Giavoni

Sócio Diretor da Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas. É Economista com MBA Executivo em Administração de Empresas, Certificado em Capacitação Gerencial, Gestão Estratégica das Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Palestrante Profissional, Personal & Profissional Coach, Leadership Coach, Carrer Coach, Alpha Coach, Executive Coach, Business Coach, e Analista PDA – Personal Development Analysis (Avaliação de Perfil Comportamental).

Experiência profissional executiva em bancos, ocupando por último o cargo de Superintendente Comercial da rede de agências.

Desempenha a função de Coach Pessoal, Profissional, Executivo e Business, com diversas atuações no desenvolvimento de objetivos, resultados e performance de pessoas, equipes e empresas.

Desempenha também a função de palestrante e instrutor em assuntos pertinentes à Liderança, Motivação, Engajamento, Atendimento à Clientes e Vendas.

Coordenador de Mentoria do Grupo BNI (Business Network International) Exponencial – São Bernardo do Campo – SP.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para a Vida” – Editora Ser Mais – Dez/2015.

Telefone: 11 4427-9604 e 11 99979-7050
E-mail
[email protected]
Sites
www.harmoniaconsultoria.com.br/
Blog
www.harmoniaconsultoriaeassessoria.com.br
LinkedIN
Sergio Giavoni
Instagram
@sergiogiavoni
Facebook
facebook.com/sergiogiavoni
Twitter
@SGiavoni