Autoconhecimento Psicanálise

Aceite o seu lado B

Ana Cerqueira
Escrito por Ana Cerqueira
Olá amigos, no post de hoje vou falar um pouco sobre uma parte de nós que insistimos em fingir não existir e, além de tudo, apontarmos com muita “certeza” nos outros, o lado B de cada um.

Pois é, todos nós, sem exceção, temos um lado B, que foi chamado por Carl Gustav Jung de sombra. Nossas sombras fazem parte da nossa essência e são fundamentais para o nosso verdadeiro crescimento.

Aceitar as nossas sombras é ser humilde e compreender que todos nós temos sempre algo a aprender e melhorar. É aceitar-se como imperfeito, nos fazendo exigir menos tanto de nós quanto dos outros. É abrir a mente e o coração para os nossos maiores desafios, que consistem em iluminar essas sombras.

Nossas sombras ficam no nosso inconsciente e afetam grandemente a nossa vida, as nossas escolhas, e elas estão programadas para se transformarem em luz, seja pela conscientização ou pelo sofrimento, cabe a nós escolher.

shutterstock_264056435-2Esses conteúdos são mágoas, tristezas, culpas, desejos, lembranças, que nos afetam tanto física quanto psicologicamente e enquanto não trabalhados e elaborados servirão como uma âncora, que nos impedem de seguir em frente e ser felizes.

Lembre-se: o que nos incomoda no outro pode estar mal resolvido em nós.

Gaste um tempo do seu dia se ouvindo, se conhecendo, aceitando as suas imperfeições, e percebendo o que te impede de seguir. Esse lixo que guardamos dentro de nós funciona como uma barragem segurando a água e a energia gasta para mantê-los lá dentro é retirada da nossa vida de relação, nos tornando cada vez mais impotentes perante as adversidades.

Não tenha medo, se enfrente! Você não tem nada a perder nessa busca de si mesmo, colocando a luz dentro de si ela será transbordada para os outros e fará com que a vida e as pessoas sejam muito mais fáceis de lidar e compreender.

Uma ótima viagem em busca de si mesmo para todos nós!

Sobre o autor

Ana Cerqueira

Ana Cerqueira

Sou Psicanalista Clínico, com especialização em Métodos de Acesso Direto ao Inconsciente. Tenho graduação em Publicidade e pós-graduação em Comunicação Digital. Sou Autora do Blog “Amor pela Psicanálise”.

E-mail: [email protected] | [email protected]
Facebook: Amor pela Psicanálise
Instagram: @amorpelapsicanalise
Site: Blog Amor pela Psicanálise