Verduras, frutas e legumes são, sem sombra de dúvida, a melhor fonte de energia de vitaminas e minerais que podemos ter. É a base de toda alimentação saudável, mas perante os produtos industrializados ainda tem a grande desvantagem de seu grau alto de perecibilidade. Se levarmos em conta os alimentos orgânicos, ainda mais indicados, esse grau aumenta ainda mais.
“Como não possuem nenhuma espécie de conservante tendem a estragar mais rápido e com isso se tornam um problema se não consumidos a tempo.”
Diante disso, abaixo listamos três formas que você pode adotar para conservar seus alimentos orgânicos durante todo o ano e garantir que a sazonalidade não seja um problema ou desculpa para não ter uma alimentação saudável. Confira:
Conservas
Para os legumes as conservas são uma ótima opção. Cozinhe os legumes por tempo menor do que o necessário, o ideal é que eles fiquem al dente, cozidos mas ainda firmes. Desta forma, eles conservam o sabor e os nutrientes. Se você quiser, pode deixar conservas prontas para o consumo já misturando em potes de vidro alguns legumes que tenham sabor complementar. Misture e esquente vinagre, azeite e as ervas de sua preferência. Jogue-os no pote sobre os legumes e deixe alguns dias curtindo antes de consumir.
Geleias
Além de serem muito mais saborosas e nutritivas do que as industrializadas, as geleias também conservam o alimento por um longo tempo. Pode-se usar a fruta de sua preferência. Coloque-as em uma panela cheia com água até que levantem fervura. Coe e adicione suco de limão, caso queira pode acrescentar melado ou mel para adoçar um pouco. Mexa por cerca de 1 hora e meia até atingir o ponto desejado. Depois de pronta, coloque-as em vidros limpos e conserve na geladeira.
Armazenagem de folhas secas
Se você comprou temperos, ervas ou especiarias demais e está com medo de que elas estraguem antes que consiga usar, anote esta dica. Lave bem os ramos e folhas em questão e deixe-os secar sobre um pano limpo. Depois de seco, coloque-os em potes de vidro higienizados e feche-os bem. Conserve na geladeira por até um mês. Serve para manjericão, coentro, salsa, hortelã e outros.
Você também pode gostar
Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras