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Alimentação saudável: propriedades naturais que aumentam a alegria

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Como você definiria o sentimento de alegria? É como uma vontade de fazer coisas boas, abraçar quem você ama, sentir disposição para enfrentar a rotina e querer rir por qualquer besteira, não é?

Na biologia, a alegria é provocada por neurotransmissores, como a serotonina, que estimulam uma resposta positiva a determinados estímulos. Exercícios físicos, por exemplo, liberam serotonina no nosso organismo, trazendo uma sensação muito agradável quando terminamos de nos exercitar.

Porém, por mais que muitas pessoas saibam como a alegria se parece, nem todas são capazes de aproveitar esse sentimento no cotidiano. Você sabia que a sua alimentação é uma das responsáveis por estimular a produção dos neurotransmissores da alegria? Com uma simples mudança de hábitos, é possível ser muito mais alegre. Veja quais alimentos podem ajudá-lo nisso!

Imagem do chocolate derretido.
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

1) Chocolate

Um dos queridinhos da população mundial, o chocolate, apresenta em sua composição a substância feniletilamina, que estimula a produção de serotonina. Por isso, quantidades moderadas de chocolate podem provocar uma sensação genuína de alegria. Nos momentos de tristeza e desânimo, um chocolate quente pode trazer uma injeção de ânimo. Experimente também acrescentar chocolate amargo em pratos salgados ou nas sobremesas!

2) Espinafre

Potássio e ácido fólico são dois componentes do espinafre que auxiliam na produção de serotonina. Sem esses dois ingredientes, uma pessoa pode se sentir depressiva, cansada e desanimada. É por isso que o espinafre, preferencialmente cru, pode provocar mais alegria para a sua refeição e para o seu dia. Quando a folha é aquecida, parte das propriedades nutricionais são perdidas. Mas nada o impede de fazer uma mistura dos dois tipos de preparo, não é? Experimente uma salada de espinafre e acrescente a folha picada ao seu arroz!

3) Aveia

Ideal para um café da manhã alegre e reforçado, a aveia possui componentes como carboidratos e triptofano. Esse é um aminoácido que promove a liberação de serotonina no organismo, sendo essencial para deixar você alegre. Na falta de carboidratos e triptofano, quadros de insônia e de depressão são comuns. Por isso, você pode usar a aveia junto com os cereais do café da manhã ou misturar com banana para comer depois do jantar.

Imagem de uma bowl de porcelana na cor verde clara cheia de salada de grão de bico.
Imagem de Jenny Shead por Pixabay

4) Grão-de-bico

O triptofano, presente na aveia, existe em grande quantidade em cada grão-de-bico. Os carboidratos da leguminosa ainda permitem que esse aminoácido chegue até o cérebro, favorecendo a produção e a liberação de serotonina no organismo. Uma dose de alegria é o resultado momentâneo que você vai receber ao saborear esse alimento. Ele pode ser usado para fazer sopas, pastas e salgadinhos, assando-o com sal e ervas.

5) Laranja

Um suco de laranja faz parte dos mais bonitos exemplos de café da manhã saudável. Em quantas novelas essa bebida já esteve presente? Incorporar a laranja no seu cardápio, rica em vitamina C, é uma forma de reduzir o estresse acumulado no seu corpo. Com isso, a sensação de alegria ganhará espaço dentro de você. Experimente sucos de laranja com outras frutas ou coma direto do bagaço!

6) Pimenta

Se você não gosta do ardor que a pimenta deixa na boca ou na garganta, saiba que você se incomoda com a capsaicina, substância que provoca essa reação. O sabor picante, porém, não é a única consequência da capsaicina no organismo. Ela acelera o metabolismo, reduz o estresse e ainda estimula a liberação de endorfinas no corpo, que o deixam mais alegre. Prove em molhos ou use como tempero, sempre com moderação!

Imagem de quatro potes grandes com mel de abelha. Três estão cheios e o outro não. Estão disponíveis sobre uma mesa de madeira marrom.
Imagem de PollyDot por Pixabay

7) Mel

Usado muitas vezes para substituir o açúcar em alguma preparação, o mel é rico em potássio e em cálcio, minerais essenciais para a manutenção da produção de serotonina e para a redução do estresse. Experimente acrescentar mel na fatia de pão com manteiga, em uma salada de frutas ou até em uma fatia de queijo. Você vai sentir a alegria tomando conta de você!

8) Banana

A banana é um dos alimentos com maior potencial de promover alegria. Além de apresentar todos os componentes presentes nos alimentos já citados, a banana ainda proporciona ao organismo magnésio, vitaminas B6 e biotina. Esses ingredientes auxiliam o funcionamento do sistema nervoso, favorecendo a produção e a liberação de hormônios que estimulam a sensação de alegria. Descasque uma, coma e sinta o estresse indo embora!

9) Salmão

Ômega 3 é um famoso componente de peixes como o salmão. Ele é essencial para aumentar a receptividade do cérebro aos neurotransmissores, além de favorecer o funcionamento do coração e a redução do colesterol ruim do sangue. A sensação de alegria é uma certeza para quem incorpora o salmão na alimentação! Mas cuidado: por ser um peixe gorduroso, é melhor comê-lo semanalmente ou a cada quinze dias.

Imagem de vários frutos do mar como camarões grandes e pequenos, peixes, lula. Estão sobre o gelo.
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

10) Frutos do mar

Os frutos do mar entram na lista para trazer os componentes que faltavam: zinco e selênio. Cada um deles atua de uma forma diferente na hora de aumentar a alegria que sentimos. O zinco é responsável por aumentar a nossa concentração, combatendo o cansaço. Já o selênio é essencial para evitar fadiga e dores musculares. Sem esses problemas, a alegria está garantida!

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Para ter uma alimentação saudável e que lhe permita se sentir cada vez mais alegre, lembre-se de aprender o que seu corpo precisa. Para isso, mantenha consultas regulares com profissionais da saúde. Os alimentos listados anteriormente são uma sugestão para aumentar a sua alegria, mas não devem ser tidos como uma dieta. Cuide-se!

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