Nutrição

Alimentação vegetariana: os benefícios da chlorella

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Indispensável para quem opta por uma alimentação vegetariana, a alga verde de água doce pode trazer muitos benefícios para a saúde. Além de complementar o cardápio mais restrito, ela tem excelentes componentes, como proteínas e fibras que podem substituir outros alimentos como a carne, o peixe e o frango.

Em uma vida corrida, passamos por diversas situações de estresse e má alimentação, pois sempre estamos com pressa e fazemos apenas um lanchinho para enganar a fome e isso nos leva ao desequilíbrio do pH do nosso sangue. O consumo da chlorella, além de regular e neutralizar esse equilíbrio, pode trazer muitos outros benefícios. Vamos conhecer?

  • Clorofila

A chlorella apresenta uma grande concentração de clorofila, onde realiza a limpeza do organismo, eliminando as toxinas, além de regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue. Ela é capaz de fortalecer o sistema imunológico e cerebral do ser humano e, com isso, aumenta os anticorpos, reduzindo riscos de inflamações e retenção de líquidos.

  • Fibras

Por ser rica em fibras, melhora a digestão e,, com isso, podemos considerar que pode também entrar nas dietas de quem procura perder peso. Ela diminui a saciedade, diminuindo a sensação de ter fome toda hora. E, com o bom funcionamento do intestino, o corpo desincha. Excelente opção para emagrecer com saúde e pode ser consumida diariamente.

  • Proteínas

Tem alta concentração de proteínas em sua composição, dentre elas encontram-se os aminoácidos essenciais. Neles existem substâncias que permitem a produção da serotonina, conhecido como o hormônio da felicidade, por gerar bem-estar no nosso corpo e mente. Então, além de fazer bem para a saúde, ainda nos deixa mais contentes, tem coisa melhor?

  • Antioxidantes

Responsáveis por combater os radicais livres, a chlorella contém uma grande quantidade de antioxidantes que previnem problemas de saúde causados por conta da idade. Eles também atuam na prevenção de problemas de visão, aterosclerose, doenças inflamatórias, problemas com o sistema cardiovascular, entre outras dezenas de benefícios.

  • Fator de crescimento chlorella

Exclusivo da alga, ideal para a aceleração do processo de cicatrização de lesões e machucados. Estimula a produção e reconstrução dos tecidos do corpo.

Para as crianças, tem forte ajuda no desenvolvimento e crescimento. Para os mais velhos, retarda o envelhecimento precoce, além de fortalecer os ossos que já estão enfraquecidos em decorrência do avanço da idade.

  • Ácidos graxos

Contém os ácidos que têm como função auxiliar no bom funcionamento do corpo, como ômega-3 e o ômega-6. Muito procuradas por trazer benefícios para o sistema cardiovascular e cerebral, as substâncias desses óleos podem ser encontradas na microalga.

  • Vitaminas

As principais vitaminas encontradas nesse alimento são as E e C, responsáveis pelo aumento da imunidade e combate aos radicais livres. Ele também possui a vitamina K, que tem uma função excepcional na regulação do sistema de coagulação do sangue e todas as vitaminas do complexo B, que apresentam uma série de benefícios, como a regeneração muscular e o crescimento de células importantes.

  • Sais minerais

O nosso metabolismo precisa dos sais minerais, como o ferro, o fósforo, o cálcio, o potássio, o zinco, o magnésio e o selênio. São capazes de elevar a nossa saúde e manter o corpo em equilíbrio. Cada um contém uma função distinta, como o ferro, com a prevenção da anemia e cansaço excessivo. Todos esses sais são encontrados na chlorella.

Depois de conhecer a importância da microalga, vale lembrar as maneiras que ela pode ser consumida. A forma mais prática é por meio de cápsulas, ingeridas antes das refeições, em torno de três vezes ao dia. Pode ser encontrada também em pó, porém, deve ser misturada com água.

Se você é dono de hábitos nada saudáveis, como o tabagismo e o álcool, e pretende mudar para uma alimentação rica em nutrientes e que faz bem para a saúde, pode usar e abusar do uso contínuo da chlorella.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]