Nutrição Nutrição Naturalista

Chá de capim limão: propriedades e benefícios

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

De tempos em tempos, algum chá surge na mídia como o “milagroso” e se torna o queridinho de 10 entre 10 mulheres que se preocupam com estética e saúde. No entanto, apesar de termos muitos holofotes desnecessários, algumas plantas, frutas e ervas são realmente poderosas no que diz respeito a cuidar de nossa saúde e beleza. É o caso, por exemplo, do capim limão.

Originário da Índia, trazido pelos colonizadores para o Brasil, o capim limão tem poder antibacteriano, é calmante, diurético, antiespasmódico, analgésico, expectorante, antidepressivo, digestivo e desinfetante, além de auxiliar na prevenção de células cancerígenas. É uma planta rica em propriedades como o manganês, vitaminas A, B e C, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo e cálcio.

Diante de tantas propriedades e vitaminas, o capim limão é indicado para combater e prevenir diversos males como retenção de líquido, gases, problemas estomacais diversos, insônia, dores musculares, pressão alta, cólica menstrual e diarreia. Também é indicado para controle de oleosidade da pele e cabelos e para tratamento da acne.

Para fazer o chá, basta uma colher de capim limão para cada xícara de água. Faça uma infusão com o líquido quente por cerca de 10 minutos. Sempre dê preferência para a erva fresca e de origem orgânica, pois as propriedades são mais preservadas neste caso.

“O capim limão tem poder antibacteriano, é calmante, diurético, antiespasmódico, analgésico, expectorante, antidepressivo, digestivo e desinfetante”

Já se você pretende fazer uma compressa para alívio de males como artrite, artrose e dores musculares, ferva meio copo de erva com um copo de água por dois minutos. Depois, coloque as folhas dentro de um pano fino como se formasse uma trouxinha e aplique na região de 20 a 40 minutos. Se preferir ou só tiver ao seu alcance as folhas secas, triture o máximo que puder e quando chegarem a consistência de pó acrescente a quantidade de água morna que bastar para formar uma pasta. Aplique esta pastinha na região afetada pelo mesmo tempo.

Como qualquer chá, caso você esteja gestante ou lactante, é indicado que converse com seu médico antes do consumo. Pessoas que já tomam medicamentos para pressão alta ou com efeito sedativo podem ter o efeito potencializado ao consumir o chá de capim limão, então, recomenda-se consumo moderado.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]