Nutrição Nutrição Funcional

Inhame: alimento funcional que equilibra hormônios

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
De aparência similar à da mandioca, o inhame é um tubérculo muito popular no Norte e Nordeste do nosso Brasil, e essa sua popularidade vem aumentando muito entre as pessoas de todo o País, principalmente as mulheres.  Seus benefícios são inúmeros e vão desde o bom funcionamento do intestino, até o combate à depressão. Contudo, seus poderes são ainda mais especiais para as mulheres, pois o alimento tem a capacidade de equilibrar os níveis do hormônio feminino (progesterona), podendo amenizar cólicas menstruais, sintomas da TPM (tensão pré-menstrual), sintomas da menopausa e estimular a fertilidade.

Isso tudo se deve ao fato de que o inhame é rico em um fito-hormônio chamado diosgenina, que no corpo é transformado em DHEA (substância responsável pela formação de 50 hormônios no organismo). A diosgenina também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células e aumenta o nível do colesterol bom do sangue.
Rico em vitaminas do complexo B e vitaminas A e C, o tubérculo ajuda a diminuir o risco de contrairmos doenças e infecções. Preservando, também, o bom funcionamento da memória.

Inclusive, o inhame pode aliviar sintomas da depressão, pois seus carboidratos melhoram a função cerebral durante a produção de serotonina, provocando uma sensação de bem-estar em quem adicionou esse tubérculo à rotina.

Possui ação anti-inflamatória, fazendo com que o organismo elimine excessos de líquidos e toxinas, prevenindo a inflamação de células.

Suas fibras são aliadas àqueles que estão tentando controlar o peso. Por  possuir baixo índice glicêmico, ou seja, seus carboidratos demoram mais para se transformarem em açúcar, o risco de engordar diminui.

Para que seus efeitos positivos sejam sentidos, recomenda-se ingerir uma porção do tubérculo três vezes na semana, substituindo um carboidrato da refeição. Por exemplo, substituir o pão no café da manhã ou o arroz na hora do almoço pelo inhame.

O alimento também possui benefícios estéticos para o corpo. Seu poder anti-inflamatório evita celulites nas pernas e nádegas. E, por ser rico em vitamina C, cálcio, ferro e magnésio, auxilia no combate às rugas e linhas de expressão do rosto.

Você também pode gostar:

Receitas rápidas e deliciosas com Inhame

Nhoque de Inhame

inhame

Ingredientes:
– 1 kg de inhame sem casca;
– 5 colheres de sopa de farinha de trigo;
– 1 ovo;
– 1 colher de sopa de margarina light;
– Sal a gosto;

Preparo:
Cozinhe o inhame na água com sal até ficar macio. Escorra a água e passe o inhame em um espremedor de batatas. Misture a farinha, o ovo, a margarina e o sal. Trabalhe a massa até ela ficar homogênea. Em uma superfície enfarinhada, faça rolinhos, corte em pequenos cilindros e cozinhe em água abundante com um pouco de sal.
Rende: 6 porções / Calorias por porção: 490.

Suflê de Inhame

inhame

Ingredientes:
– 650g de inhame sem casca;
– ¼ de xícara de chá de creme de leite;
– 3 ovos (gemas e claras separadas);
– 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
– Margarina e farinha de trigo para untar a fôrma;
– Sal e pimenta a gosto.

Preparo:
Cozinhe o inhame na água com sal até ficar macio. Escorra a água e passe o inhame em um espremedor de batatas. Junte o creme de leite, as gemas e o queijo parmesão. Bata as claras em neve e misture delicadamente à mistura de inhame. Tempere com sal e pimenta. Coloque a mistura em uma fôrma de suflê devidamente untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.

Rende: 6 porções. / Calorias por porção: 273.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]