Nutrição Nutrição Funcional

Benefícios funcionais da proteína de soja ou Tofu

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
De origem chinesa, o tofu é um alimento derivado da soja. Sua textura se assemelha à de um queijo e, apesar de sua origem, é bastante consumido pelos japoneses e coreanos. Muitos vegetarianos também incluem-no na dieta por ser livre de derivados animais.

Seu sabor é neutro, o que proporciona uma variedade de receitas deliciosas com o queijo. Pode ser consumido in natura, refogado, grelhado, em forma de patê e até mesmo como pudim para a sobremesa.

É rico em proteínas e tem pouco carboidrato. Uma porção de 100 gramas de tofu é uma fonte de proteínas tão boa quanto uma porção de carne vermelha, por exemplo. É ideal para pessoas que buscam equilíbrio e leveza na dieta, pois o tofu possui apenas 40 calorias em uma porção de 30g.

Concentra uma quantidade elevada de isoflavona (uma substância presente na soja que contribui para o equilíbrio dos hormônios femininos). Por esse motivo a ingestão regular de tofu pode prevenir câncer de mama, combater os efeitos negativos da TPM (tensão pré-menstrual) e da menopausa. As isoflavonas também são antioxidantes e previnem o envelhecimento precoce das células do organismo.

Por conter colina, um componente que protege a membrana das células, o tofu é apontado por estudos como um remédio contra o cansaço mental e pode auxiliar na prevenção de doenças crônicas.

É capaz de reduzir o risco de desenvolvermos problemas cardiovasculares e é uma excelente alternativa para queijos gordurosos, podendo reduzir o colesterol ruim do sangue em até 40%.

Sua riqueza de minerais inclui ferro, fósforo, magnésio e cálcio. Se ingerido com frequência, sua dose de cálcio é suficiente para proteger ossos, dentes e músculos.
As vitaminas do complexo B, tão importantes para nosso cérebro, estão presentes em abundância no alimento, bem como as vitaminas D, E e K.

Pode ser encontrado para venda em três tipos: queijo cremoso, firme e defumado. Caso não sabia como inclui-lo no dia a dia, aqui vão algumas dicas de receitas deliciosas e saudáveis:

Receitas rápidas e deliciosas com tofu
Patê de Tofu
pate de tofu
Ingredientes:
– 80g de tofu;
– 3 colheres de sopa de salsa picada;
– 1 colher de sopa de manjericão picado;
– 4 colheres de sopa de azeite extra-virgem;
– Sal a gosto.

Preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador até formar uma pasta uniforme.
Dica: Sirva com rodelas de pepinos!
Rende: 4 porções.
Calorias por porção: 98.

Pudim de tofu
pudim-de-bananas-com-chocolate Ingredientes:
– 300g de tofu;
– 3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
– 2 bananas nanicas maduras, cortadas em rodelas;
– 150g de chocolate meio amargo.

Preparo:
Derreta o chocolate em banho-maria. Deixe esfriar e bata no liquidificador com o tofu até ficar bem cremoso. Adicione o açúcar e bata por mais alguns segundos. Distribua metade do creme em uma travessa. Coloque uma camada de bananas e cubra com o restante do creme. Deixe gelar e sirva!
Rende: 10 porções.
Calorias por porção: 118.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]