Convivendo

Ambientes e Emoções: Gratidão!

Hoje não poderia ser melhor. Terminei a noite trabalhando a gratidão.

Fazer parte de uma realização de sonho não tem preço. Sabe quando você conquista um novo sonho, um novo capítulo?

Acabo de vivenciar isso.

Young couple in love sitting on the floor of their new apartment planning redecoration and searching for ideas on a laptop computer and in a home decorating magazine

Fui convidado por um casal de amigos queridos para dar dicas de uma decoração descolada e econômica. Ao entrar no apartamento me deparo com um piso de madeira, acho que é Peroba Rosa, sim… Aquela antiga que não vemos há anos, intacta, perfeita pois estava protegida por um laminado.

Uma casa para mim tem que contar histórias, sejam próprias ou de uma época. Foi exatamente isso que me veio à mente. Esse piso é uma preciosidade e me trouxe na memória a riqueza de nossos assoalhos dos anos 40.

– Portanto, raspem. Somente isso. Vão gastar bem menos, disse a eles.

À medida que percorria o apartamento me encantava, pois ali eu enxergava a identidade da moradora e amiga. Eu sabia o quanto ela era especial e o quanto uma sala acolhedora e cheia de personalidade seria importante para essa nova fase.

– Gosto da Marilyn, disse ela.

Na mesma hora me veio o brilho do cabelo e os tons neutros daquela que marcou nossa mundo por várias gerações. Então tons claros trazem luz para dentro da casa e muito brilho seria o ideal.

Smear of paint brush

Teto branco gelo, paredes branco neve e a enorme parede do corredor que liga a sala ao quarto do casal toda em azul. O azul trará aconchego e é bem a cara da Marilyn, além de ampliar o ambiente pois refletirá das janelas a luz natural e se espalhará por toda a sala dando uma sensação de aconchego e personalidade. Já o teto branco gelo trará profundidade, ao contrário do que pensam, escurecer o teto dá a sensação de amplitude nos cômodos da casa, uma dica bem bacana para quem tem o pé direito da casa baixo.

As paredes em branco neve vão dar um pano de fundo para colocar qualquer decoração, sejam quadros, esculturas, flores e ajudará a valorizar o azul refletido. A intenção é trazer o verão para dentro, seja qual for a estação do ano. Para não errar na decoração sempre busque as bases neutras nas grandes áreas e coloquem cores nos detalhes, como, almofadas coloridas sobre o sofá, enfeites nas mesas e quadros nas paredes. Enfim, dê personalidade, sem medo de errar.

Saí de lá cheio de carinho e em flow, pois a ansiedade de ver tudo pronto me encantou. Não vou parar por aqui, esperem atá eu contar da cozinha! O piso, que para eles é um problema, será resolvido sem ser retirado e será o ponto especial do ambiente. Surpresa!

Gratidão eterna.

Sobre o autor

Oficina Contrera Arquitetura & Interiores

Oficina Contrera Arquitetura & Interiores

Marcos Contrera

Arquiteto e fundador da Oficina Contrera, além de artista plástico, Marcos Contrera atua no ramo da Decoração e Arquitetura há quase 20 anos.

Iniciou com curso técnico em Design de Interiores e, por estar sempre antenado ao mercado e ao consumidor exigente, decidiu abrir seu atelier de Artes Plásticas e Design de Interiores, enquanto cursava a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, e se formou em 1999.

Experiências Internacionais: Visita às feiras internacionais de Paris, Nova Iorque, Milão, Estocolmo e Copenhagen.

Para a Oficina Contrera o “entender, criar e fazer” é como uma engrenagem de uma grande maquina, tudo se articula e as ideias se encaixam.