Comportamento Cromoterapia Psicologia

Cores para o quarto

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O mundo é repleto de cores e todas as pessoas sentem sensações diferentes em diversos lugares. Os mercados geralmente possuem cores mais chamativas, como amarelo e vermelho, principalmente nas prateleiras das promoções. Restaurantes apostam nas cores dos pratos e muitas vezes escolhemos o prato que mais nos chama atenção, não é mesmo? O fato é que as cores mexem com as nossas emoções. Quando o assunto é escolher as cores para quarto, é preciso se atentar a alguns detalhes, pois a cor escolhida pode afetar a qualidade do nosso sono!

Existe um estudo chamado “psicologia das cores”, que possui como objetivo analisar e mostrar como o cérebro humano identifica as cores e, em seguida, transformá-las em sensações. Cada cor nos proporciona uma sensação diferente e muitas vezes ligamos elas a determinadas marcas, logotipos e propagandas, assim como a momentos das nossas vidas. As cores nos marcam e possuem o poder de, de alguma forma, alterar o nosso estado de espírito. Por isso é que, na hora de decidir as cores para o quarto, é importante saber o que cada uma pode representar e de que forma elas agem no nosso cérebro, pois o quarto é o lugar que precisa remeter a tranquilidade e conforto para que qualquer pessoa durma bem. Entenda mais sobre o significado das cores e descubra qual é a cor que pode te proporcionar uma noite de sono tranquila!

Parede de um quarto pintada na cor branca. Ao lado um vaso cinza com um arranjo. O piso do quarto é de madeira colorido.
Imagem de DarkWorkX por Pixabay 

Branco

O branco remete a inocência, paz, frio e dá um ar de limpeza ao quarto. Paredes brancas proporcionam a sensação de “mais espaço” e fazem com que você se sinta mais à vontade. No quarto, o branco promove a tranquilidade e o relaxamento, então é uma ótima opção! É válido lembrar que o branco deve ser misturado com diversas tonalidades (de branco mesmo), pois se a cor for extremamente “aberta” poderá causar um certo desconforto visual. Uma boa dica é mesclar paredes brancas com tons amadeirados ou até mesmo mobiliar o quarto com móveis mais rústicos, em tom natural de madeira – quem nunca viu um spa com uma decoração mais rural e paredes brancas? Seu quarto pode ser tão aconchegante quanto um spa de revista!

Preto

De todas as cores para quarto, o preto é o menos indicado! Ao mesmo tempo em que o preto dá a sensação de sofisticação, possui relação com o luto, o que pode deixar um ambiente pesado. Um quarto inteiramente preto pode acabar sugando a sua energia e até mesmo te deixando triste. O uso dessa cor em quartos não é recomendado, pois é possível que um ambiente melancólico seja criado, diante de tudo o que ela representa.

Dica: algumas pessoas colocam painéis pretos nos quartos para riscar com giz de cera. Isso pode ser uma boa opção caso você goste muito de preto e queira essa cor no seu quarto, mas jamais pinte todas as paredes com ela!

Parede pintada na cor vermelha e ao fundo um arranjo de flor branca.
Imagem de 彬彬 王 por Pixabay 

Vermelho

A cor do perigo, do amor, do desejo e da paixão! O vermelho tem o poder de aumentar o ritmo cardíaco e fazer com que a respiração de uma pessoa fique mais rápida. Em determinados momentos, pode provocar certa agressividade e promover alterações no humor. A famosa cor das promoções de lojas é muito usada no marketing, pois é extremamente atrativa e relembrada pelo cérebro. Na hora de escolher as cores para quarto, pintar alguma parede de vermelho pode ser uma boa opção, pois ele promove no ambiente uma sensação de aconchego, mas é o mesmo caso do preto: não exagere, pois cores muito fortes não proporcionam relaxamento! Detalhes em vermelho podem cair bem!

Azul

O azul tem relação com harmonia, lealdade e calmaria. Na nossa mente, age como um relaxante, pois associa-se ao céu e às águas. Ambientes com coloração azul podem fazer com que um indivíduo atinja o estado de serenidade. No quarto, o azul clarinho é a cor ideal! Você ainda pode brincar usando azul e branco, o que multiplicará a sua sensação de bem-estar e de calmaria!

Parede pintada na cor verde. Ao lado uma escada, um pincel e a tampa da lata de tinta.
Imagem de Jarrett Tilford por Pixabay 

Verde

A cor da esperança e do equilíbrio tem efeito calmante por ser ligada à natureza, que transmite paz e calma ao mundo. Em um tom mais natural, a cor verde pode ser perfeita para te proporcionar uma ótima noite de sono e fazer do seu quarto o ambiente mais “zen” da casa. Experimente pintar uma parede do quarto com verde e decorá-la com uma planta – ambientes arborizados proporcionam tranquilidade e proximidade com as coisas boas do mundo.

Laranja

A cor da energia e da juventude instiga a criatividade e promove um ar de “calor”. Pintar um quarto de laranja pode prejudicar o seu sono, pois o seu excesso, principalmente se o seu tom for mais forte e vivo, pode causar ansiedade! Se você for muito fã da cor laranja e ela for uma das primeiras escolhas das cores para quarto, faça o cantinho da criatividade em algum ambiente e pinte a parede com ela!

Parede externa de um quarto pintada na cor laranja. Temos duas janelas grandes de madeira e cada uma delas possui um floreira.
Imagem de Ольга Бережна por Pixabay 
Você também pode gostar

Amarelo

Amarelo vibra luz, otimismo e felicidade! Ambientes amarelos fazem com que as pessoas se sintam mais positivas e felizes, mas essa não é a melhor opção na escolha de cores para o quarto! Amarelo em excesso pode fazer com que você fique estressado e nervoso (o excesso não significa só pintar todas as paredes de um quarto, mas permanecer por muito tempo em qualquer ambiente que possua a cor).

Rosa

O rosa remete a romantismo, delicadeza e ternura. O tom mais claro da cor promove bons pensamentos e nos faz lembrar da infância. Pintar um quarto de rosa pode fazer com que você se sinta bem e equilibrado, mas tome cuidado para não exagerar e fazer do seu ambiente de descanso um lugar praticamente “enjoativo”, por possuir uma cor muito marcante. É preciso maneirar nos tons!

Parede cinza e ao fundo um sofá de madeira com dois lugares.
Imagem de SurasakTH por Pixabay 

Cinza

Cor neutra, representa o respeito e a velhice – ao mesmo tempo em que pode dar um ar de modernidade! Pintar um quarto de cinza pode ser uma boa pedida, principalmente se conseguir brincar com os tons –, mas é preciso sempre se atentar às cores escuras que remetem ao mistério e que não proporcionam um estado de relaxamento. Pintar a parede onde fica a cabeceira da cama de cinza pode deixar o ambiente mais moderno e ainda fazer com que você se sinta mais maduro!

Roxo ou lilás

Roxo e lilás são as cores da intuição, da magia e da fé. Um ambiente roxo é propício para concentração, conexão espiritual e até mesmo para purificar a mente das coisas pesadas da rotina dos dias. Na hora de escolher as cores para o quarto, é indicado que você pinte um pedacinho de uma parede de roxo, pois ela te trará a sensação de equilíbrio emocional e espiritual – mas é claro que tudo depende do seu gosto e do seu ponto de vista!

Por mais que todas as cores tenham pontos extremamente positivos, as melhores opções de cores para quarto são branco e azul, pois ambas promovem a paz e o estado de relaxamento! Analise com calma o que cada cor pode proporcionar ao seu cérebro e aposte naquelas que promovem as melhores sensações!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]