Energia em Equilíbrio

As cores certas para cada ambiente da sua casa

Painter and decorator work table with house project color swatches painting roller and paint brushes top view
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Harmonize e equilibre as energias da sua casa por intermédio das cores

Durante a vida, vivemos em diversos espaços e locais, como o trabalho, a escola, a faculdade, a casa na praia, ou tantos outros. Mas a nossa casa é o local onde passamos a maior parte do tempo. Caso não seja, é, ao menos, o espaço em que relaxamos e nos sentimos seguros.

Portanto, nosso lar deve nos propiciar boas energias, relaxamento, felicidade, alegria, amor e todos os outros sentimentos bons. Cada cômodo deve transmitir um sentimento diferente. Em seu quarto, você precisa se sentir relaxado. Na sala, confortável. No escritório, com disposição e boas ideais. E assim por diante.

Para conseguir que cada ambiente de fato transmita essas sensações, muitas ações podem ser feitas, como acrescentar ou remover alguns itens de decoração, organizar os objetos de alguma outra forma, reposicionar móveis e mudar a pintura.

Isso mesmo. As cores de cada cômodo muito têm a ver com a energia que o ambiente possui e transmite. Caso você pinte as paredes de preto, por exemplo, a energia circundante será mais pesada e, dependendo do resto da combinação de objetos, negativa. Já um ambiente mais claro propicia mais relaxamento e sensação de bem-estar.

Uma vez que a escolha das cores é muito importante, podemos utilizar alguns aspectos do Feng Shui a respeito delas para escolher os tons ideais para cada ambiente, para que toda a sua casa seja repleta de boas energias, como alegria, paz, harmonia, calma e felicidade. Então, confira abaixo algumas dicas para harmonizar ainda mais o seu lar, de acordo com as determinações de cores do Feng Shui.

  • Sala de estar

Este ambiente precisa propiciar calma, relaxamento e tranquilidade. Para conseguir este efeito, use tons pastel, como o bege, areia, marrom e o amarelo mais claro, além de outras cores claras como o rosa claro, erva doce, branco, salmão e cinza. Caso queira trazer um pouco mais de personalidade ao ambiente, escolha uma cor um pouco mais forte para utilizá-la em alguns detalhes, como laranja (evite os mais vibrantes), mas lembre-se que deve ser usado em poucos detalhes.

  • Sala de TV e recreação

Caso a sua sala de estar seja separada da sala de televisão, você pode escolher tons mais escuros para este ambiente, uma vez que ele será usado para ver filmes e outros momentos mais íntimos da família, portanto, merece uma decoração que priorize a sensação de conforto e diversão. Lembre-se que uma decoração mais escura irá favorecer a imagem da tela da TV – assim como acontece no cinema. Então, escolha azul marinho, verde grama, vinho, azul petróleo, roxo e marrom escuro para os detalhes, por exemplo. As famosas cores neon não são indicadas para esse cômodo.

  • Sala de jantar e outras refeições

Aqui, o foco é a alimentação e a reunião da família. A decoração deve ser prática e bonita, e pode ser tanto clara como escura. A combinação das cores pêssego, rosa coral e verde trazem a ideia de boa refeição. Cores mais fortes como laranja, vinho e vermelho lembram reunião de família. Portanto, há muitas opções. O bacana é escolher uma decoração mais clara e usar uma tinta escura para pintar apenas uma parede do cômodo, para ser o destaque e trazer personalidade ao ambiente.

  • Escritório

É comum, mesmo que em casa, as pessoas terem um local destinado ao trabalho, às contas e aos assuntos mais sérios da família. Então, cores que estimulem o trabalho mental são importantes neste caso – sejam as cores que estimulem a criatividade, ou as mais sérias; ambas são importantes. Amarelo, verde, marrom mogno, um pouco de preto nos detalhes e qualquer tom de azul e cinza são boas opções.

  • Quarto de casal

Aqui o objetivo é criar um clima romântico, apaixonado e feliz. Afinal, a vida é corrida e, muitas vezes, o casal se reencontra apenas no momento de dormir. Utilize cores românticas como rosa, lilás, verde camomila, cinza claro, madeira e azul. Escolha um tom forte para algum móvel de destaque, caso seja de seu agrado (se não quiser, não é necessário), como o roxo, o vermelho ou um azul mais intenso.

  • Quarto de solteiro

Depende muito da personalidade de cada um, assim como da idade. Caso seja adolescente ou muito jovem, algumas cores mais vibrantes podem ser do agrado e não há problema. Caso seja um pai solteiro ou mãe solteira, talvez prefira um ambiente mais tranquilo para relaxar durante a noite depois de um dia agitado. De qualquer forma, vale escolher ao menos uma ou duas cores neutras nas paredes ao lado ou à frente da cama.  

  • Quarto de criança

Aqui, o ambiente deve ser de pura diversão. Cores muito escuras como marrom, o cinza escuro e preto devem ser absolutamente evitadas, porque podem adoecer as crianças, deixando-as infelizes e depressivas. Cores muito fortes em todas as paredes, como o vermelho e o rosa Pink, podem deixar a criança estressada. De resto, a criatividade pode correr solta nesse ambiente. É indicado usar mais de três cores para que a criança tenha sua criatividade estimulada.

  • Cozinha

Uma cozinha deve ser, antes de tudo, absolutamente limpa. E a cor que traz a sensação de higiene de forma mais intensificada é o branco – ou o off-white, caso prefira um branco não tão forte aos olhos. Por isso, se você optar por branco nas paredes e por outras cores para os móveis e o piso, como azul petróleo, amarelo, ou outras vibrantes, por exemplo, ficará bonito e bem energizado. Mas, neste caso, depende de cada indivíduo e do tempo que ele permanece neste local. Caso seja uma pessoa que gosta muito de cozinhar e também da cor verde, por exemplo, não há problema em escolher esse tom no lugar do branco. Porque como cozinhar é um momento feliz e de prosperidade, a pessoa já entrará no local com boas energias.

  • Áreas externas

Ambientes abertos são locais de encontro e reuniões com família e amigos. Então, para varanda, quintal, piscina, ou churrasqueira, priorize cores que tragam a sensação de união e diversão. Ou seja, fuja de tons absolutamente escuros e fechados como o preto, o cinza e o marrom.

  • Equilíbrio

Em qualquer ambiente, lembre-se que o equilíbrio é o mais importante. Analise as cores usadas nas paredes e nos móveis, veja se combinam e harmonizam o lugar como um todo.


  • Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]