Autoconhecimento

Amizades que envenenam

Photo of friend comforting a crying friend.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

*Você pode ouvir ‘Count on me’ do Bruno Mars enquanto lê esse texto

Você deve muitos amigos nas redes sociais, vocês interagem nas postagens, riem juntos, curtem as postagens uns dos outros, não é mesmo? Até aí tudo bem. Mas você já parou para pensar quantas pessoas você realmente pode contar em algum momento de dificuldade?

De acordo com estudo, apenas pouco mais de 10% dos contatos podem ser considerados amigos na vida real – o restante não são amizades tão verdadeiras assim.

A pesquisa feita pela Universidade de Oxford e publicada pela Royal Society, comparando a amizade na vida real e as relações no mundo virtual.

Segundo a pesquisa, a cada 150 amigos do Facebook de um determinado usuário, apenas quatro são de confiança e 13 manifestariam solidariedade durante uma crise emocional. Eles chegaram à conclusão de que, no total dos milhares de amigos, apenas 15 pessoas poderiam ser contadas como aqueles que você pode contar.

Como cultivar as verdadeiras amizades

Antes de mais nada: Saia um pouco (ou muito) do mundo virtual e parta para as interações físicas. Mude as atitudes, pois muitas vezes olhar nos olhos e conversar pessoalmente é muito melhor do que ficar atrás de uma tela.

Mudando essa e outras atitudes suas amizades serão fortalecidas e cultivadas.

Esteja em contato

Não somente através de mensagens de texto, mas também uma ligação já é um bom começo para saber como a pessoa está, ouvir sua voz ao vivo e interagir mais verdadeiramente são receitas para uma verdadeira amizade.

Tenha tempo para seus amigos

Diante da correria do dia a dia nos esquecemos de saber como nossos amigos estão, marcar um happy hour ou até mesmo uma simples visita para um bom papo podem se tornar cada vez mais raros. Não se entregue a rotina, tenha tempo para seus amigos e esteja à disposição.

Valorize as pequenas coisas

Compartilhar algo que você gosta com seus amigos, uma simples mensagem para saber como ele está fazem total diferença na vida dos nossos amigos e na nossa também.

Mantenha sua palavra

Se você diz que vai visitar seu amigo, vá. Se você combinou algo com eles, cumpra sua promessa. Nada melhor do que um amigo que em que todos possam confiar e que mantém o que fala.

Ouça

Muitas vezes não é uma tarefa fácil, mas é importante aprender a ouvir. Ou até mesmo ouvir os problemas que nosso amigo esteja passando. Trabalhe a empatia e esteja sempre de coração aberto aos seus amigos.

“Somente um verdadeiro amigo pode tornar nossas vidas duas ou três vezes mais rica. Uma pessoa com tal amigo nunca irá se sentir perdida” – Daisaku Ikeda


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]