Saúde Integral

Tapping: a técnica que pode ajudar a curar suas dores

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Cada vez mais as pessoas buscam terapias alternativas, além da medicina tradicional, para que possam ficar livre de dores, mal estar ou apenas em busca de uma qualidade de vida maior. Os remédios alopáticos são cada vez mais evitados por conta de suas contraindicações, e o estilo de vida ‘faça você mesmo’ tem mais atenção e procura a cada dia. Baseado basicamente nestes princípios surgiu o tapping, uma técnica que pode ajudar qualquer pessoa a ter uma diminuição de dores crônicas ou até mesmo ficar livre delas.

“A ciência ainda não certificou o tapping como uma medicina alternativa”

A técnica do tapping, também conhecida como EFT (do inglês, Emotional Freedom Technique), foi inventada na década de 90 por Gary Craig. Partiu de referências de princípios da medicina alternativa chinesa e se baseia no estímulo dos meridianos de energia. É basicamente uma acupuntura sem agulhas que pode ser aplicada em si mesmo em quase qualquer lugar. Como cada um dos pontos indicados reflete em uma área específica do corpo, é preciso estudar a técnica para que se atinja o objetivo pretendido.

Com uma rápida busca na internet, é possível encontrar tutoriais que ensinam a prática e até demonstram como fazer através de vídeos no YouTube – existem inclusive canais específicos para este ensinamento” 

Ainda existem muitos questionamentos sobre a atual eficácia do tratamento. Muitos estudiosos indicam ser apenas um efeito placebo. No entanto, diversos praticantes desta técnica contam melhoras absurdas e rápidas em seus quadros de enfermidade.

A técnica é principalmente usada em casos de problemas psíquicos ou mentais, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico. No entanto, mesmo dores físicas podem receber alívio com o estímulo dos pontos certos, já que o toque diminui o estresse, a irritação e a sensibilidade exacerbada provocada por dores crônicas.

Algumas famosas, como a cantora Lilly Allen e a atriz Whoopi Goldberg são adeptas da técnica do EFT e declararam terem perdido peso e o medo de avião, respectivamente, por conta do tapping.

Mesmo sem aprovação da ciência, a técnica é simples – constitui basicamente em
massagear pontos específicos de seu rosto e corpo – e não parece ter efeitos colaterais ou reações adversas. Então, em conjunto com seu médico e dependendo de seu estado clínico, pode ser uma boa maneira de conseguir resultados mais rápidos, os quais dependem apenas da sua vontade. Pesquise, converse com o especialista que te acompanha e, se for o caso, experimente!


Escrito por Roberta lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]