Budismo Espiritualidade

As melhores frases do budismo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético filosófico, originado na região da Índia. Os ensinamentos têm como base que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte, buscando a sua evolução. Tudo o que fazemos nessa vida, será carregado para a próxima vida e assim sucessivamente. O budismo acredita que tudo aquilo que plantamos, iremos colher de alguma maneira. Eles acreditam que os animais também reencarnam e desta forma muitos seguidores dessa religião seguem uma vida com a dieta vegetariana.

Abra o seu coração para as melhores frases budistas:

“A dor é inevitável, o sofrimento é opcional”

Sempre estaremos sujeitos a sentir dor, afinal, nunca sabemos para onde estamos indo, mas sabemos onde queremos chegar. Mas quando você insiste em uma situação que não dá mais, a opção de continuar sofrendo é sua. Somos leigos até a primeira vez, depois disso sabemos onde pisar e sabemos muito bem o melhor caminho.

“Cuide de seu exterior tanto quanto cuida de seu interior, pois tudo é um só”

Somos completos e por isso precisamos cuidar da nossa mente e do nosso corpo. O budismo acredita no verdadeiro equilíbrio, que tudo o que está fora, depende do que está dentro e vice-versa. Trabalhe o seu espírito, esteja bem consigo mesmo e com a sua saúde física que também é fundamental.

“Alegre-se porque todo lugar é aqui e todo momento é agora”

Viver no passado e pensar demais no futuro, são atitudes que nos fazem esquecer do momento presente. Sim, o presente existe e ele é agora, neste exato momento ele está acontecendo. Portanto, precisamos aprender a desfrutar os momentos que estamos vivendo como se eles fossem o último de nossas vidas. Deixe que o futuro aconteça e coloque o passado apenas na lembrança.

“Vale mais a pena usar chinelos do que cobrir o mundo com tapetes”

Precisamos estabelecer um equilíbrio entre os nossos potenciais pessoais, com os nossos bens materiais. A humildade nos torna grandes.

shutterstock_327374600

“Não machuque os outros com o que te causa dor”

Você gostaria que fizessem com você algo que você não gostaria que fizessem a você? Partindo deste pressuposto, pense sempre duas vezes antes de fazer alguma coisa, pois o retorno pode causar muito sofrimento. Assim como diz aquele ditado popular, “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”, precisamos olhar ao próximo antes de nós mesmo.

“Não é mais rico aquele que mais tem, senão aquele que menos necessita”

O budismo defende a ideia de que o ser humano deve aprender a viver com pouco e aceitar aquilo que a vida nos dá no momento. Isso nos proporciona a ter uma vida mais equilibrada, longe de estresse e pensamentos negativos. Devemos agradecer o que temos para comer, para beber, o nosso teto para morar e tudo aquilo que conquistamos. Quanto mais desejamos coisas o tempo todo, mais nos tornamos pessoas vazias e sozinhas, pois não nos contentamos com nada.  

“Para entender tudo, é preciso esquecer tudo”

Vivemos em um eterno aprendizado, desde quando nascemos estamos imersos a um mundo cheio de novidades e as novidades não param nunca. Crescemos e nos deparamos com inúmeras leis, restrições e normas de como devemos nos comportar perante a sociedade e até o que devemos pensar. São tantas regras, que achamos nos perdendo de nós mesmos. Para vermos o mundo sob uma perspectiva mais saudável, devemos nos desligar de todas esses aprendizados que não fazem parte do coração.

No céu não há distinção entre leste e oeste, são as pessoas quem criam essas distinções em sua mente e então acreditam ser a verdade.


  • Escrito por Letícia Espíndola da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]