Saúde Integral

Bons sonhos: Aprenda truques para ter um sono zen

Homem na cama dormindo
123RF | Rawpixel
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sempre que temos uma noite de sono comprometida, passamos o dia inteiro cansados e estressados com tudo. Além de afetar no modo como nos relacionamos uns com os outros, afeta também a nossa saúde. O ideal é dormir pelo menos 7 horas por dia, que é o tempo essencial para o organismo descansar. Sabe aqueles sonos profundos que desejamos nunca mais acordar de tão bom que é? São noites assim que precisamos para nos sentir renovados e prontos para as surpresas do nosso dia a dia. Por isso, separamos alguns truques de como ter uma noite de sono mais zen, confira:

Prepare o quarto antes de dormir

Cama arrumada com abajur em móvel de cabeceira
Greg Rivers / Unsplash

Nada melhor que um travesseiro confortável, uma roupa de cama limpa e bem arrumada, um abajour ligado perto da cama, ou as luzes completamente apagadas, temperatura ambiente ideal, cortinas total ou parcialmente fechadas e o mais importante de tudo, os aparelhos eletrônicos bem longe de sua cama. Hora de dormir é hora de se desligar de tudo.

Relaxe o seu corpo antes de dormir

Um banho morno com pétalas de rosas, sais de banho espalhados pela água e uma música bem tranquila. Esse é o cenário perfeito para relaxar e logo em seguida se jogar na cama e se deliciar em uma noite cheia de sonhos bons. Tente tirar esse tempo para você. É muito importante ter momentos calmos e sem estresse.

Cheiros e aromas

Óleos aromatizantes abertos vistos de perto
Kelly Sikkema / Unsplash

Dormir em um quarto cheio de pó, com cheiros desagradáveis de mofo, bolor, sapatos suados e roupas usadas, com certeza não é um cenário ideal para uma boa noite de sono. Faça questão de se livrar dessas sujeiras que estão em seu quarto e se precisar use velas de incenso e aromaterapia. Abra as janelas, deixe o ar circular, mantenha o quarto sempre limpo com produtos de limpeza e coloque as roupas e sapatos para lavar. Mantenha também a sua cama em bom estado e pulverize os lençois e almofadas com aromas relaxantes como a lavanda e a flor de laranjeira.  

O milagroso chá de camomila

Talvez você ache besteira, mas tomar um chá quente de camomila antes de dormir, é uma das melhores coisas do mundo. O chá de camomila tem o efeito de nos deixar calmos, zen e nos mantém com um aroma agradável da camomila dentro de nós. Experimente e não vai se arrepender.

Dar um banho aos pés

Pés vistos de cima com água batendo
Marley Clovelly / Pexels

Manter os pés aquecidos antes de dormir, faz com que ele produza uma sensação calmante no corpo. Antes de se deitar, dê um simples banho quente nos pés e se deixe levar pelo sono.

Ouvir uma boa música

Ouvir uma música suave e calma faz com que o nosso corpo relaxe, os nosso sentidos acalmem e a nossa mente viaje até nos transportarmos para um sono tranquilo e zen. Prepare uma boa playlist e relaxe até atingir o seu estado zen.

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Respire fundo e relaxe

Mulher em posição de lótus meditando de olhos fechados
Karolina Grabowska / Pexels

Uma das melhores técnicas de relaxamento é a respiração e a inspiração. Deite-se na cama e feche os olhos, inspire pela boca e expire pelo nariz. Repita o procedimento até se sentir completamente relaxado e com sono.  

Conte em ordem decrescente

Você é uma daquelas pessoas que não conseguem sossegar a mente na hora de dormir? Então essa técnica de contar os números em ordem decrescente vai te ajudar. Depois de se deitar na cama confortavelmente, escolha qualquer número e comece a contar em ordem decrescente, até deixar corpo e a mente fluírem e cair no sono profundo.


  • Escrito por Letícia Espíndola da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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