Autoconhecimento

Busquemos harmonia

mulher meditando no terraço
Geber86 / Getty Images Signature / Canva
Escrito por Nilton C. Moreira

Queremos sempre ter saúde que proporcione prazer de viver e cumprir normalmente nossas atividades, conquistando objetivos planejados e chegarmos ao limite possível da felicidade. Mas é um desejo complexo, pois a todo momento situações adversas se apresentam.

Mas qual a maneira mais indicada para driblarmos intempéries porvindouras? O pensamento positivo e o bom astral é fundamental, pois promovemos energia aos nossos órgãos para atuarem com vontade máxima e evitamos moléstias.

Somos uma máquina e se o combustível é de ruim qualidade, não funcionará em plenitude! O combustível é o pensamento, e quando partimos para o desânimo o cansaço toma conta. Quando nos irritamos a pulsação sobe juntamente com a pressão arterial, aparecendo sudorese, dores de cabeça, o que faz mal ao coração.

Mas atualmente está difícil nos mantermos harmônicos por muito tempo. Aparecem as ansiedades em razão da violência nas ruas; luta por ocupar o poder a todo custo, às vezes derrubando outrem; pandemia impondo distanciamentos e isolamentos de pessoas. Mas é preciso aquietar nossa mente para ter o corpo material em harmonia.

mulher de olhos fechados meditando na praia
simarik / Getty Images Signature / Canva

Pensemos mais antes de responder a certas contrariedades, pois a vida se encarrega de cobrar com sofrimento daquele que está agindo fora da lei de Deus, e a prova disso é que os sofrimentos chegam até nós diferentemente uns dos outros! Para o aprimoramento moral cada um traz para este mundo histórico gravado no corpo fluídico, já que viemos à Terra para polimento e para aparar arestas com nossos semelhantes. Somos espíritos em evolução e por isso é fundamental a paz interior para possibilitar aclaramento de ideias e tomarmos atitudes equilibradas.

Outro fator que contribui muito para a paz interior é a meditação. Dediquemos momentos de recolhimento mental sintonizando com a espiritualidade maior. Jesus, nosso intermediário com Deus, nos escutará e providenciará sempre o socorro para nossas ansiedades. O som de uma fonte d’agua ou som ambiental de pássaros ou rebentação de ondas do mar auxiliam na emancipação da alma.

Você também pode gostar

Nosso mentor espiritual, anjo de guarda estará conosco e nosso corpo receberá as benesses da energização, podendo-se dizer que somos assim agraciados pelo passe espiritual no momento de meditação. Boas leituras nos motivam também à evolução mental para conseguirmos enfrentar as vicissitudes. Espíritas se utilizam do Evangelho no Lar abrindo ao acaso o “Evangelho Segundo o Espiritismo” de Allan Kardec, lendo um pequeno trecho. É uma maneira de harmonizar-se.

Busquemos elevar o espírito incessantemente, o que nos fará fortificar a mente, carreando energias benéficas ao corpo material.

Sobre o autor

Nilton C. Moreira

Policial Civil, natural de Pelotas, nascido em 20 de maio de 1952, com formação em Eletrônica, residente em Redentora (RS), religião Espírita, casado.
Email: cristaldafonte@gmail.com
Facebook: /Nilton-C-Moreira