Espiritualidade Taoismo

Taoismo: busca pela harmonia

taoismo
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Universo em harmonia. Conheça o taoismo.

É uma tradição filosófica originária da China, que também é chamado Daoismo e Tauismo. É a integração entre ciência, filosofia e espiritualidade. O termo chinês tao significa “caminho”, “via” ou “princípio”, e surgiu no século II (durante a dinastia Han) e é atribuído ao filósofo chinês Lao Tse, que viveu no século VI a.C.

Quem segue esta tradição, acredita no autodesenvolvimento, na liberdade e a busca para viver em harmonia com a natureza. A doutrina desta tradição se resume em “Três jóias”, que são as três virtudes valorizadas no Taoismo: bondade, simplicidade e delicadeza.

História e símbolo

A origem do taoismo está relacionada com os ensinamentos do mestre Lao Tse, que viveu entre 604 e 517 a.C. Foi ele também que escreveu Tao te Ching (O caminho e princípios morais) que se tornou um livro sagrado do taoismo.

Nos ensinamentos é passado que Deus é o criador, sendo considerado a única fonte do universo. O taoismo esta dividido em dois ramos: o filosófico e o religioso. Taoísmo filosófico é ateísta e se diz ser panteísta, já o Taoísmo religioso é politeísta, idólatra e exotérico, pois consulta os mortos.

yin yang

Yin-Yang

O símbolo do taoismo é o Yin-Yang, que representa o positivo e o negativo, sendo o princípio da dualidade, onde o positivo não vive sem o negativo. Yin representa a escuridão, feminino, frio e noturno. Já o Yang representa a luz, masculino, quente e claro. De acordo com a tradição, a sete leis sobre as energias Yin e Yang são:

  1.  Todo o universo é constituído de diferentes manifestações da unidade infinita;
  2.  Tudo se encontra em constantes transformações;
  3. Todas as contrariedades são complementares;
  4. Não há duas coisas absolutamente iguais;
  5. Tudo possui frente e verso;
  6. A frente e o verso são proporcionalmente do mesmo tamanho;
  7. Tudo tem um começo e um fim.
As práticas do taoismo

Com o passar do tempo às práticas do taoismo se somaram a outras tradições como a do budismo, com a devoção aos deuses na introdução. O taoismo quer mostrar para as pessoas que elas podem levar uma vida simples em contato com a natureza, se abdicando de obrigações e convívios sociais. Abaixo algumas práticas do taoismo:

● Trabalho harmonioso nos três níveis  Su, Fa e Tao: Nas práticas de desenvolvimento espiritual, Tao é o caminho (imortalidade ou iluminação) que na prática é representada pela meditação. Fa são os rituais, mantras e Shu significa levar uma vida mais equilibrada cuidando do seu corpo;

● Feng Shui: esta técnica chinesa tenta harmonizar as energias do Céu e da Terra de modo a manter o equilíbrio energético das pessoas que habitam o local. Esta pratica é muito conhecida no Brasil. Existem até cursos de Feng Shui onde a pessoa aprende a ‘limpar’ energeticamente ambientes de sua casa e do trabalho.

Artes Marciais Internas: é voltada para uma rápida solução de qualquer conflito e sofrimento. Aqui o praticante tem consciência corporal e quietude mental e também desenvolver força muscular.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br