Quem segue esta tradição, acredita no autodesenvolvimento, na liberdade e a busca para viver em harmonia com a natureza. A doutrina desta tradição se resume em “Três jóias”, que são as três virtudes valorizadas no Taoismo: bondade, simplicidade e delicadeza.
História e símbolo
A origem do taoismo está relacionada com os ensinamentos do mestre Lao Tse, que viveu entre 604 e 517 a.C. Foi ele também que escreveu Tao te Ching (O caminho e princípios morais) que se tornou um livro sagrado do taoismo.
Nos ensinamentos é passado que Deus é o criador, sendo considerado a única fonte do universo. O taoismo esta dividido em dois ramos: o filosófico e o religioso. Taoísmo filosófico é ateísta e se diz ser panteísta, já o Taoísmo religioso é politeísta, idólatra e exotérico, pois consulta os mortos.
O símbolo do taoismo é o Yin-Yang, que representa o positivo e o negativo, sendo o princípio da dualidade, onde o positivo não vive sem o negativo. Yin representa a escuridão, feminino, frio e noturno. Já o Yang representa a luz, masculino, quente e claro. De acordo com a tradição, a sete leis sobre as energias Yin e Yang são:
- Todo o universo é constituído de diferentes manifestações da unidade infinita;
- Tudo se encontra em constantes transformações;
- Todas as contrariedades são complementares;
- Não há duas coisas absolutamente iguais;
- Tudo possui frente e verso;
- A frente e o verso são proporcionalmente do mesmo tamanho;
- Tudo tem um começo e um fim.
As práticas do taoismo
Com o passar do tempo às práticas do taoismo se somaram a outras tradições como a do budismo, com a devoção aos deuses na introdução. O taoismo quer mostrar para as pessoas que elas podem levar uma vida simples em contato com a natureza, se abdicando de obrigações e convívios sociais. Abaixo algumas práticas do taoismo:
● Trabalho harmonioso nos três níveis Su, Fa e Tao: Nas práticas de desenvolvimento espiritual, Tao é o caminho (imortalidade ou iluminação) que na prática é representada pela meditação. Fa são os rituais, mantras e Shu significa levar uma vida mais equilibrada cuidando do seu corpo;
● Feng Shui: esta técnica chinesa tenta harmonizar as energias do Céu e da Terra de modo a manter o equilíbrio energético das pessoas que habitam o local. Esta pratica é muito conhecida no Brasil. Existem até cursos de Feng Shui onde a pessoa aprende a ‘limpar’ energeticamente ambientes de sua casa e do trabalho.
● Artes Marciais Internas: é voltada para uma rápida solução de qualquer conflito e sofrimento. Aqui o praticante tem consciência corporal e quietude mental e também desenvolver força muscular.