Saúde da Mulher Saúde Integral

Hábitos que interferem nas marcas de expressão

marcas de expressão
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Pode ser que hoje você não se preocupe com as rugas e marcas de expressão, mas é inevitável e uma hora elas aparecem. A parte boa é que nós temos o poder de minimizar ou aumentar os sinais de envelhecimento da pele.

Com o passar dos anos, é natural sentir mudanças no corpo e na mente, com a pele não é diferente. O envelhecimento da pele acontece por conta da diminuição da produção de duas proteínas responsáveis pela firmeza e elasticidade, o colágeno e a elastina.

Os radicais livres são os grandes responsáveis por essa degradação, eles são substâncias tóxicas que atacam essa região. Além do fator genético, outras questões estão associadas ao envelhecimento da pele, entre elas, o tabagismo, alimentação e outros fatores externos. Chegando à conclusão de que a combinação de alguns fatores pode proporcionar mais ou menos rugas.

Se você se importa com a sua aparência e quer adiar o envelhecimento, é preciso mudar os hábitos desde já. A maioria das mulheres começa a se preocupar com essa questão após os 40 anos, mas aí é que está o erro. A hora de começar a mudança é agora!

marcas de expressão

Entre os fatores externos, podemos destacar:

Alimentação: ela interfere em quase todas as questões, inclusive na saúde da pele. Isso acontece porque alguns alimentos contribuem para a destruição das boas proteínas, atacando diretamente a elastina e o colágeno. Alguns alimentos contribuem para isso, entre eles:

  • Refrigerantes;
  • Doces ricos em açúcar refinado;
  • Frituras;
  • Embutidos;
  • Carboidratos simples (arroz branco, macarrão, etc.);
  • Alimentos refinados (pão branco, bolos, biscoitos, etc.);
  • Alimentos ricos em gordura saturada (banha de porco, bacon, carne com muita gordura, etc.).

De acordo com uma pesquisa realizada pela Natura em parceria com o Incor (Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), até 80% do nível de oleosidade da pele pode ser consequência da rotina alimentar.

Como aliado ao combate dos radicais livres aposte nos vegetais, frutas, legumes, hortaliças e cereais.

Exposição ao sol: um dos principais agentes causadores do envelhecimento é a exposição ao sol em excesso. Tomar sol sem proteção pode causar rugas, manchas e outras doenças de pele. Por isso, é necessário utilizar filtro solar mesmo em dias que o sol não aparece brilhando.

Tabaco: se antes o tabaco era considerado como fator secundário para o envelhecimento da pele, hoje já é conhecido como um dos principais causadores de rugas. A nicotina produz uma enzima que destrói as fibras que formam o colágeno, além de bloquear as ligações cruzadas da elastina.

Maquiagem: manter a pele limpa é extremamente importante para garantir uma aparência jovem por mais tempo. Isso não significa que você não deve mais passar maquiagem, mas é importante tirá-la corretamente, caso contrário, obstrui os poros, causando danos à região, além de desencadear irritações, sensibilizando a pele.

Expressões faciais: controle absoluto sobre as expressões ninguém tem, mas é preciso se atentar, elas forçam os músculos e formam fissuras, que com o passar do tempo se tornam mais evidentes.


Escrito por Natalia Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]