Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 15

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 15
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

Capítulo 15 – NÃO EXIJA ALÉM DO POSSÍVEL!

Uma árvore não vive mais que seu tempo e não dá frutos mais que sua floração possa gerar! E assim é com as pessoas: não se deve exigir mais do que possam dar, que esteja além das suas capacidades natas ou adquiridas e das suas condições. Há limites para tudo, é preciso que nos lembremos disso nos relacionamentos do dia-a-dia e, com mais vigor, quando se trata de cobrar desempenhos ou tudo que seja pelo menos parecido com o cumprimento de obrigações.

Há, nisso, o imperativo de um cuidado extraordinário:

A distinção de exigir para estimular, comparada com exigir de forma sufocante. Uma, a primeira, é saudável e deve ser praticada por todos que buscam ser úteis na vida dos outros enquanto a segunda forma é… sufocante e pronto!

Silhueta de homem pisando no im da palavra impossível, com o pôr do sol ao fundo.

Se der, vá avançando passo a passo no esforço de ampliar na outra pessoa a sua noção de que ela pode um pouco mais, adicionando mais um tantinho só de esforço e que não haverá punição alguma quando chegar no seu limite. Se não der, compreenda. Não recrimine e mostre reconhecimento pelo esforço feito, mas não torture as pessoas com exigências descabidas, com desempenho de atletas de decatlo olímpico para frequentadores extemporâneos de academias de malhação na crista da onda!

Certo papai, zeloso da educação dos filhos e do seu preparo para a vida, competitiva e sem espaço para quem se conforma com o segundo lugar, vida só para os muito fortes, dividida entre vencedores… e o resto, entendendo que a estimulação para que os filhos sempre dessem o máximo de si, levou o mais velho, ali pelos 15 anos, para um espaço de experimentação esportiva e, numa daquelas engrenagens que mais parecem instrumentos dos subterrâneos dos castelos medievais, passou a exigir que ele desse de si mais e mais, ultrapassando as próprias marcas de desempenho e, depois e sucessivamente, as marcas dos demais.

Homem branco, vestindo roupas azuis, em um quarto branco, gritando com menino que esta ajoelhado na sua frente, tentando tapar os ouvidos.

O menino quase desesperado por causa da impiedosa exigência de “Mais!”, repetidas vezes berradas nos seus ouvidos, propôs uma inversão de papéis e passou a pedir dinheiro ao pai, começando com um real e aumentando sempre, até que o pai esbravejou, dizendo que aquilo tinha que ter limites, porque dinheiro não se reproduz como bactérias! Seu filho, um menino realmente esperto, aguardou que a tempestade emocional do pai se transformasse num laguinho de ondas mansas e lhe disse:

“Pois é, né, pai, assim como não posso exigir de você dinheiro acima das suas possibilidades, eu também não posso ser exigido além da minha capacidade física! A vida é assim e acho até que você já me disse isso!”


Continue acompanhando a série:

Anterior Capítulo 15 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube