Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 20

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 20
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPíTULO 20 – CEDA… SE NÃO LHE DOER DEMAIS!

Pensando bem: porque, afinal, temos que ganhar SEMPRE? O planeta em que vivemos e tão efemeramente não foi projetado para servir a uma pessoa, embora sirva para amparar alguns bilhões, não é verdade? Então, qual a razão para contemplar um direito universal de que nossas opiniões, vontades e caprichos devam ser acatados e aceitos por todas as pessoas, pouco ou nada nos importando o que queiram para si? Não há razão alguma, além de ego inchado, obtusidade relacional e questões mal resolvidas, além do intolerável prazer em espezinhar as pessoas, fazê-las sofrer com nossas pressões e caras feias, sempre que descumprido o que queremos ou negado o que opinamos.

Casal discutindo, um apontando o dedo do outro.

Ceder não significa arrancar um pedaço dos nossos tecidos ou diminuir a nossa importância diante das pessoas.
Ceder pode ser inclusive uma forma inteligente de ganho, na medida em que possibilite uma correta e inteligente administração de situações de controvérsias e diferenças quanto às perspectivas e interesses singulares e plurais, de uma ou muitas pessoas.

O que custa alimentar um tiquinho o ego da outra pessoa, deixando-a mesmo que provisoriamente com a sensação de que sua vontade foi entendida e respeitada, o que certamente lhe fará um enorme bem? Se não lhe doer demais ou não causar consequências, além do que possa vir a ser consertado ou modificado…ceda, deixe a outra pessoa estufar o peito e se sentir forte como uma águia, soberana como um galo, deslumbrante feito um pavão e feliz como pássaro de primeira ninhada lá no alto da mais bela árvore!

Vão-se os anéis, mas ficam os dedos… eis um ditado muitas vezes repetido e sábio!

Um grande amigo modificou a sua vida afetiva para muito melhor depois que repensou sobre o perfil do seu relacionamento com a esposa de segundas núpcias. Muitas discussões em horas impróprias sobre temas de importância apenas relativa, já os tinham levado para muitas e muitas situações de tensão, algumas delas muito próximas de liquidar o relacionamento.

Casal brigado, sentados em um banco em um jardim, ambos emburrados e com cara de triste.

No repensar, percebeu que a maior parte dos embates entre o casal podia ser evitada, se houvesse alguma mudança de atitude da parte de um deles pelo menos e foi o que fez: decidiu que, pelo menos UMA VEZ POR DIA, ele cederia numa discussão e deixaria sua esposa com a sensação de que conseguira prevalecer a sua vontade ou opinião sobre a dele o que, sem uma única falha, resultava em redução da temperatura emocional entre ambos e a consequente retomada do diálogo em níveis civilizados.

Ele ficou mais convencido de que ceder, a atitude que havia escolhido como forma de evitar dores e sofrimentos por causa de banalidades, tinha sido a grande escolha da sua vida naquela fase, quando percebeu que, depois de cada concessão que fazia, sua esposa mostrava-se mais maleável nas situações que dependiam das vontades de ambos…e cedia com mais naturalidade!


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 20 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube