Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 16

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 16
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni


Capítulo 16 – ASSIMILE AS PEQUENAS INGRATIDÕES!

São ingratidões, mas são pequenas, então por que tanta aflição com elas? As grandes ingratidões de fato avassalam a alma dos atingidos, mas é importante que as pessoas sejam ajudadas quando, diante das ingratidões miúdas, seus interlocutores, você especificamente, caro(a) leitor(a), manifestem grandes atitudes: assimilar, não se deixar contaminar, nem que os líquidos internos azedem e que as células pipoquem em raivas justas mas desnecessárias.

Mulher negra gritando com raiva, com fumaças saindo de sua cabeça

Releve. Siga adiante. Proteja-se das pequenas ingratidões não lhes propiciando energia demais, sempre valiosa em outras aplicações.
 Para que apagar um foguinho com uma taça de fino champanhe? Se, sobre ele, alguém atirar líquido inflamável, certo é que de foguinho ele passará para o estado de um incêndio incontrolável, o que vale sustentar, guardadas as devidas proporções e com um pouquinho de piedade pelos exageros. O que importa é que não se gaste preciosidades com as ninharias da vida, muito menos se alimentem chamas que melhor ficariam se extintas.

As pequenas ingratidões quando ignoradas por quem delas tenha sido alvo, mais cedo ou mais tarde farão alguma diferença na vida de quem as manifestou e essa pessoa terá uma chance muito razoável de aprender e mudar algumas das suas atitudes e comportamento.

Ah… sim… quase esqueci! Não é que tem gente que não é grata à própria mãe? Então, não deve ser muito difícil entender certas cabecinhas e as suas usinas de ingratidões, não é verdade?

mãe e filho sentados em um sofá da sala. O menino está mexendo em um notebook e ignorando sua mãe, que está brigando com ele.

Um jovem universitário notabilizava-se pela capacidade quase infinita de ajudar, de ser prestativo e por ceder seu conhecimento com generosidade. Nos trabalhos em grupo, ele era o grupo, porque assumia a responsabilidade da pesquisa e elaboração do conteúdo, enquanto seus colegas de turma apenas assinavam o trabalho e recebiam as altas notas. E assim foi, durante uns três anos, até que chegou a vez dele de ser ajudado, porque ficou imobilizado em casa, como consequência de uma fratura numa das pernas.

Diversas vezes ele pediu aos colegas que lhe levassem os livros designados pelos professores, para que pudesse elaborar os trabalhos e… diversas vezes se deparou com a fria indiferença dos colegas, tendo ele mesmo, com enormes sacrifícios, que suportar a missão de pesquisar na biblioteca central da cidade. O último ano da universidade transcorreu e, na cerimônia de colação de grau, no auditório onde a cerimônia seria realizada, eis que, abaixo do “banner” com a identificação da universidade e da turma que fechava naquele dia o seu bacharelado, todos viram uma faixa pregada por não se sabia quem, com a frase: “Que bem lhes fiz para merecer tanta ingratidão? Sócrates”.


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 16 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube