Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 17

Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni


Capitulo 17 – RESPEITE O “TIMING” DA OUTRA PESSOA!

Meu amigo Batatinha, cujo alegre mas frágil coração fez a indesculpável molecagem de levá-lo dessa dimensão, sempre dizia: “Cada um com seu cada um e cada dois no tempo de cada um!” Nunca entendi direito o que ele queria dizer, uma vez que a frase me parecia mais uma do seu imenso repertório de chistes e “tiradas” bem-humoradas. Entendi muito tempo depois, porém no exato instante em que esse aprendizado se fazia necessário. E aí, comecei a complicar menos as minhas relações com as pessoas e, enfim, livrá-las da minha pressa e da minha ansiedade.

Mulher branca, usando óculos, com um papel colado na sua testa, onde está desenhado uma ampulheta.

Cada pessoa tem sua noção de tempo/espaço e não dá a mínima para tempos padrões, hora certa para isso e para aquilo, e que a Vida não espera que anda devagar, sem pressa.
Cada pessoa deve ser deixada na sua velocidade de cruzeiro, já que cada pessoa gosta de apreciar a paisagem através das janelas que escolhe abrir e manter abertas. Cada pessoa tem sua noção de velocidade, para umas, superior à da luz, contrariando as leis da Física e, para outras, irritando as mesmas leis, tamanha é a falta de velocidade. E devem ser assim deixadas por quem as queira bem, que as ame em todas as suas infinitas formas!

Examine com muita atenção o ritmo e a velocidade impressas no andamento das vidas dos seus mais próximos, e entenderá que há encanto e magia na forma pela qual cada um regula a sua caixa de marchas e segue pelos caminhos e descaminhos da vida, tanto quanto o fazem aqueles que são muito diferentes: deixadas em paz, todas as pessoas serão felizes!

Seja uma enorme e doce diferença na vida dos seus considerados, principalmente daqueles com quem divida a mesa, teto, leito e feijão, deixando-as em paz.

Um casal de amigos tinha algumas diferenças entre lençóis: um deles, muito apressado, parecia adolescente temendo a chegada da mãe antes da hora habitual, quando das primeiras incursões pelo mundo das fervuras hormonais, e o outro lento que nem o tempo que se passa do lado de fora da porta do banheiro, quando se está numa emergência: só dava encrenca. Então resolveram trocar, seguindo os conselhos de um terapeuta, e aí que foi um horror!

casal de homem e mulher, deitados em uma cama branca, um de costas pro outro, ambos com cara de frustado.

O lento não conseguia manter a velocidade desejada pelo outro e o apressadinho queimava os freios muito antes da primeira tomada de curva! E de descompasso em descompasso, frenagens na hora de pisar fundo, e pisadas de acelerador quando era mesmo necessária uma redução de marcha e puxar o freio de mão até que as leis da inércia desistissem, e fossem buscar outros planetas para atormentar, a coisa quase que acabou em separação. Até que um amigo daqueles que chega sempre na hora certa, ali pelas alturas dos 44 minutos do segundo tempo, lhes chama a atenção: o melhor, o mais sensato e banhado pelas purezas e sabores das emoções, regendo soberanas todas as leis do universo, é cada no seu tempo, buscando outra dimensão temporal, na qual ora é a vez de um, ora é a vez do outro e uma hora é a vez dos dois, questão de tempo e cavalgadas nas dobras do espaço criado.


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 17 Próximo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube