Convivendo

Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas – Capítulo 21

Capa da série Cem maneiras de ser a diferença na vida das pessoas - Capítulo 21
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni

CAPITULO 21 – VALORIZE AS PEQUENAS GENTILEZAS E FAVORES QUE TENHA RECEBIDO!

Há um enorme e incompreensível equívoco na tendência dominante nas pessoas de mostrar-se gratas e demonstrar esse estado com veemência apenas quando as gentilezas e favores recebidos são de alto valor! É claro que aquilo que se destaca pela importância, proporções, valor e demais indicadores do gênero, é sempre capaz de nos envolver e nos levar a estágios superiores de alegria. Contudo, é indesculpável deixar de valorizar à altura os pequenos gestos de gentileza, assim como os favores menos majestosos que são frequentes em nossas vidas. No mínimo, é uma questão das mais básicas das regras de convivência e de boas maneiras, importantíssimas no aprimoramento das relações interpessoais e para seguirmos adiante na evolução da barbárie à magia relacional.

Silhueta de duas mãos se encontrando, com o pôr do sol ao fundo

Faça muita diferença na vida das pessoas de quem tenha recebido gentilezas e pequenos favores! Reconheça a importância do gesto, manifestando que o aprecia, que o valoriza muito e que agradece, com o devido respeito e consideração, e fará as pessoas muito felizes, gratificadas, e elas serão sempre vozes do enorme coro que apregoa suas virtudes, valores e importância.

Nós seres humanos funcionamos assim, pelo menos em condições normais: apreciamos MUITO que tudo o que façamos de bom pelos outros, mesmo que um cisquinho no imenso turbilhão que nos envolve, seja apreciado e reconhecido.

Uma vez parei diante de um mendigo a quem dera duas moedas de R$0,25, depositando-as numa pequena bacia de alumínio muito amassada, que ele postava diante de si, ali nos baixos do Minhocão, viaduto do centro de São Paulo, ligação entre as zonas Norte e Central. Passando pela região, deparei-me com o mendigo sentado no chão e recostado na pilastra de sustentação daquele trecho do viaduto e, enquanto aguardava o sinal de pedestre para seguir na travessia da Amaral Gurgel, a rua que fica embaixo do viaduto, curvei-me e coloquei as moedinhas na citada bacia e, para minha surpresa, o mendigo agradeceu em voz alta, efusivamente, de forma que denotava realmente sua satisfação diante da miúda oferta da minha parte.

Mãos de mendigo, segurando moedas

Sem compreender muito bem o comportamento daquele senhor, tive que perguntar os porquês de tanta alegria e ele me disse, balançando a bacia diante dos meus olhos: “Olha só! Não é legal esse barulho das moedinhas? Se não tivesse nada na bacia, mesmo coisinha pouca, nem esse barulhinho eu teria e, sacumé, né dotô, din-din faz tin-tin e traz mais din-din!” Que belo aprendizado para seguir comigo pela vida inteira!


Continue acompanhando a série

Anterior Capítulo 21 Próximo

Ir para o primeiro capítulo

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube