Nutrição Receitas

Chá para dor de estômago e fígado

Imagem de Anna Sulencka por Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sabe quando você não está se sentindo muito bem e alguém recomenda tomar um chá para dor de estômago e do fígado? Na casa dos seus avós, na escola ou até no trabalho, talvez você já tenha ouvido algo assim, mas deu crédito para essa recomendação? Acreditou que ela poderia mesmo ajudar?

Se você é uma pessoa que prefere ingerir ingredientes químicos em vez de buscar tratamentos naturais, não tem problema. No entanto, é preciso questionar: Qual a origem dessa predileção? Será que é por que você acredita que um chá para dor de estômago e do fígado não funcionaria tão bem? Prepare-se para se surpreender e mudar seus pensamentos!

Em muitas plantas disponíveis na natureza é possível encontrar princípios ativos que podem alterar o funcionamento do organismo de uma pessoa, para melhor ou para pior. Café e guaraná podem dar mais energia, ao mesmo tempo que camomila e maracujá trarão uma sensação de calmaria. Há ainda as plantas venenosas, que podem causar até alucinações.

Ao entender que as plantas que ingerimos exercem influência sobre nossos corpos, é mais fácil confiar em um chá para dor de estômago e do fígado para se sentir melhor, não é? Então pegue seu livro de receitas, comece a ferver a água e aprenda como preparar um chá de boldo, que vai combater seu desconforto com muita eficiência!

Imagem de um bule e xícaras com chá para dor de estômago e fígado servidos sobre uma mesa azul desenhada com flores douradas.
Imagem de Huy Dkc por Pixabay

Dor de estômago e do fígado

Antes de aprender a preparar o chá para dor de estômago e do fígado, você precisa aprender o que pode provocar essa dor. Queimação, sensação de ter comido demais ou desconforto abdominal são sinais que normalmente são caracterizados como dor de estômago e do fígado.

As causas para esse problema são muito variadas, podendo ir desde a ingestão de uma refeição muito gordurosa e muito encorpada até algum problema no sistema gastrointestinal. É por isso que é importante consultar um(a) profissional da saúde se a dor que você sente for frequente ou persistente!

Sabendo que a dor que você está sentindo foi causada por uma refeição pesada ou por ingestão exagerada de bebida alcoólica, o chá de boldo pode ajudar. A seguir, entenda o que ele faz no seu corpo para aliviar o desconforto abdominal!

Imagem de chá para dor de estômago e fígado sendo servido em uma xícara branca com pires e uma colher.
Imagem de Joanna Dąbrowska por Pixabay

Benefícios do boldo

Boldo é uma planta muito utilizada para fins medicinais. Ele apresenta um composto chamado boldina, responsável por tratar os problemas digestivos ocasionais. A seguir, conheça os principais benefícios que o chá de boldo, a partir da boldina, pode proporcionar ao seu corpo:

1) Propriedade antiespasmódica

O chá para dor de estômago e do fígado que leva boldo na composição terá uma propriedade antiespasmódica notável. Essa qualidade é o que reduz as contrações no sistema gastrointestinal, as cólicas, reduzindo aquele desconforto depois de uma refeição.

2) Propriedade antidispéptica

Quando nos alimentamos com pratos muito gordurosos, nossos corpos precisam trabalhar mais para realizar o processo de digestão, e nem sempre o esforço é revertido em bons resultados. Gases, por exemplo, são um resultado nada agradável da digestão. Com a propriedade antidispéptica do chá de boldo, o suco gástrico e a secreção salivar são estimulados, facilitando a digestão das partes mais pesadas da refeição.

3) Efeito colerético

Outra qualidade do chá para dor de estômago e do fígado é o efeito colerético que ele promove. A partir disso, o corpo começa a produzir mais bile no fígado, componente essencial para a digestão de gorduras. Sendo assim, a digestão será facilitada, reduzindo os gases e o desconforto de se sentir pesada(o).

Imagem de chá para dor de estômago e fígado em infusão e servido em uma xícara de vidro.
Imagem de StockSnap por Pixabay

Chá para dor de estômago e do fígado

Agora que você conhece os benefícios do boldo e sabe que pode consumi-lo para aliviar desconfortos e dores esporádicas, aprenda a preparar o melhor chá para dor de estômago e do fígado! Experimente!

Você também pode gostar

Ferva uma folha de boldo em uma xícara de água. Deixe a solução repousar por alguns minutos e beba logo depois das refeições, até quatro vezes em um dia. Lembre-se: tudo que é consumido em excesso faz mal; além disso, acrescentar açúcar pode prejudicar a digestão (se achar o gosto muito forte, coloque apenas uma colher rasa).

Aposte no chá de boldo como chá para dor de estômago e do fígado e confie no poder da natureza para se sentir melhor! Você vai comprovar a diferença! Se o incômodo persistir, procure um(a) profissional da saúde.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]