Plant-Based Plantas Medicinais Saúde Integral

Confrei: conheça seus poderes anti-inflamatório, cicatrizante e renovador celular

O confrei é uma planta arbustiva com origem na Ásia e Europa. Seu nome científico é Symphytum officinale, mas, no Brasil, a planta é conhecida popularmente como orelha-de-asno ou capim-roxo-da-rússia.

Com folhas simples, alternas e ásperas, essa planta tem muitos benefícios para a saúde e, assim como outras plantas, também pode ser usada para a espiritualidade. Quer saber mais sobre a planta confrei? Acompanhe o artigo.

O confrei para a espiritualidade

Assim como qualquer ser vivo, as plantas também emanam energias e vibração no espaço em que ocupam, e não é à toa que diferentes espécies são usadas há muito tempo para fins espirituais. A crença e os estudos que analisam este lado poderoso das plantas são chamados de fitoenergia.

Cada uma delas pode ser utilizada para diferentes objetivos, porém algumas possuem maior inclinação com energias positivas do universo e se destacam por trazer paz, renovação e boas vibrações ao ambiente. Entre as principais plantas estão bambu, lírio da paz, alecrim e, claro, o confrei.

Essa última planta é muito usada para atrair a criatividade, acalmar os sentimentos negativos, estimular a sensibilidade do corpo e trabalhar a paciência e o autocontrole. É uma ótima planta para quem busca se desestressar.

Esses benefícios do confrei ganham ainda mais potência com um banho energético, recomendado para regar a alma com toda a positividade e a energia da planta. Confira o passo a passo de como preparar o banho de confrei:

Ingredientes:

  • 2 litros de água
  • 7 cravos-da-índia
  • 7 folhas de confrei
  • 1 punhado de folhas de manjericão

Passo a passo do banho de Confrei:

  • Ferva a água e, com ela quente, acrescente os ingredientes;
  • Tampe a água e deixe em repouso até ficar morna;
  • Faça o seu banho de higiene usual, e depois desligue o chuveiro para seguir para a etapa da erva;
  • Pegue a água morna com confrei e despeje-a pelo seu corpo, do pescoço para baixo, mentalizando os desejos positivos enquanto a água cai;
  • Terminando o banho, não se enxágue. Seque seu corpo e vista uma roupa clara.

Benefícios do confrei para a saúde

Os benefícios do confrei estão diretamente relacionados à pele. Já que é contraindicado que ela seja ingerida, a erva é normalmente preparada para aplicação tópica, ou seja, em uso externo, sobre regiões da pele que precisam do seu efeito.

Confira todos os benefícios do Confrei:

  1. Ação analgésica e anti-inflamatória: os compostos saponinas e taninos, juntamente ao ácido rosmarínico, agem como alívio para dor e inflamação.
  2. Regeneração de cicatrizes: a alantoína presente no confrei é capaz de acelerar a mitose celular (regeneração dos tecidos).
  3. Alivia tensões após lesões e acidentes: por possuir suas ações analgésicas e anti-inflamatórias, o confrei age diretamente no músculo, diminuindo dores e inchaços.
  4. Tratamento para osteoartirite e entorse: a osteoartirite (artrose), doença que causa o desgaste da cartilagem articular, e a entorse (torção no tornozelo) são algumas das condições que podem contar com a ajuda do confrei.
  5. Esfoliação natural: além de hidratar a pele, o confrei também age na esfoliação, promovendo renovação e maciez.
  6. Efeito antioxidante e anti-idade: as propriedades do confrei também agem como antioxidantes, que também protegem e previnem o aparecimento de rugas.

Dá para imaginar, agora, por que o confrei é utilizado em casos de acnes, feridas, manchas e lesões na pele. Mas como preparar a erva para essas ações? Acompanhe o próximo tópico e entenda.

Como consumir o confrei?

Falamos, em tópicos anteriores, sobre o banho de confrei e sobre como ele pode servir para a espiritualidade. Além dessa forma de consumo, também há outras nas quais você pode extrair os melhores benefícios da erva. Confira as possibilidades:

  • Compressa;
  • Cataplasma;
  • Emplastro;
  • Chás de uso externo;
  • Pomadas e cosméticos;
  • Extrato ou óleo essencial.

Receitas com confrei

Agora que você já sabe como consumir a erva, trouxemos 5 receitas com confrei para que você possa preparar da sua casa mesmo. Acompanhe:

Cataplasma

  1. Coloque uma colher de sopa com folhas frescas de confrei com um meio copo de água em um pilão ou tigela;
  2. Amasse as folhas;
  3. Use um pano para coar o líquido;
  4. Aplique no local desejado, de preferência por alguns dias.

Emplastro

  1. Em um pilão ou tigela, esmague as folhas de confrei;
  2. Adicione água morna e misture;
  3. Aplique no ferimento duas vezes ao dia.
Planta confrei na natureza
nanseaj / Pixabay

Compressa de confrei para acne

  1. Adicione 50g de folhas de confrei em 500mL de água fria;
  2. Deixe a mistura fervendo por 10 minutos;
  3. Molhe um pano no chá e aplique sobre as áreas acneicas.

Pomada de confrei

  1. Derreta 60g de cera de abelha com 500mL de azeite em banho-maria;
  2. Adicione 120g ou 300g de folhas de confrei;
  3. Misture em fogo baixo durante uma hora;
  4. Filtre a mistura em uma peneira, pressionando com uma colher;
  5. Despeje a pomada em um frasco e aguarde esfriar para consumir.

Creme de confrei

  1. Despeje 500 ml de nata aquosa em um recipiente com capacidade para 2 litros;
  2. Pique as folhas de confrei em pedaços bem pequenos e misture com a nata;
  3. Deixe a mistura no fogo por 20 minutos;
  4. Filtre o conteúdo em uma peneira e adicione óleos essenciais de cânfora e arnica;
  5. Mexa bem a mistura e despeje em um frasco.

Existem contraindicações?

Apesar dos inúmeros benefícios, o confrei oferece riscos à saúde caso seja ingerido. A erva é altamente tóxica, cancerígena e pode afetar o fígado com lesões irreversíveis no tecido hepático.

Além disso, o uso do confrei é contraindicado para gestantes em fase de lactação, pacientes com doenças renais e câncer.

Mitos e verdades sobre o confrei

Quando se trata de plantas medicinais, há muitos mitos criados acerca de suas ações e benefícios, o que pode confundir as pessoas que estão em busca de incluí-las em sua rotina. Com o confrei, não é diferente. Confira as verdades sobre tudo o que se diz por aí sobre a planta:

Confrei é tóxico

Verdade – O confrei possui alcalóides tóxicos em sua composição. Caso seja ingerido, o confrei pode desencadear sérios problemas de saúde, que podem ir de sintomas característicos de intoxicação, como náuseas, diarreia e febre, ou ocasionar enfermidades a longo prazo, como doença veno-oclusiva hepática, degeneração do hepatócito, cirrose e câncer. É por isso que a ingestão do confrei não é indicada, seja ele cru ou cozido.

Confrei emagrece

Mito – Não há evidências científicas de que a planta colabora para a perda de peso. Sabendo que é apenas indicada para uso externo, suas ações estão relacionadas à saúde dermatológica e ortopédica.

Confrei é bom pra pele

Verdade – A pele é uma das principais receptoras dos benefícios do confrei. Sua composição conta com nutrientes que promove esfoliação natural, hidratação, maciez e cicatrização.

Confrei é bom pra gastrite

Verdade – O confrei é um poderoso analgésico e é utilizado para aliviar dores. Para além disso, a planta é um remédio valioso para úlceras pépticas, gastrite e colite ulcerosa. Mas lembre-se de que, mesmo para esse fim, o uso do confrei é externo. Em caso de dores, recomenda-se preparar uma compressa com o chá de confrei.

Confrei é bom pra gripe

Mito – Infelizmente, o confrei não é uma das inúmeras plantas medicinais associadas à cura de resfriados.

Confrei é bom para a acne

Verdade – Alguns dos principais benefícios do confrei estão associados à pele, no geral. Em relação às espinhas, seus princípios antioxidantes, anti-inflamatórios e, principalmente, os ativos regeneradores e cicatrizantes são fundamentais no tratamento e na prevenção contra a acne.

Você também pode gostar:

Erva para sua espiritualidade e autocuidado

Nada melhor do que contar com ervas que combinam o cuidado com a saúde com a consolidação da espiritualidade, não é mesmo? Agora que você já conhece mais sobre o confrei, suas propriedades e seus benefícios, não deixe de colocar essas receitas em prática e incluí-las no seu dia a dia para manter sua pele e seus músculos mais saudáveis!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br