Plantas Medicinais Saúde Integral

Guaraná: saiba mais sobre essa planta medicinal

Fruto do guaraná visto de perto
w85 / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você sabia que o guaraná é muito mais do que um sabor de refrigerante?

Todos os brasileiros — e até mesmo pessoas de outros países — conhecem essa planta típica do Brasil. Conhecida por ser pequena, vermelha e parecer pequenos olhos, essa planta tropical tem origem na Amazônia, podendo, também, ser encontrada na Venezuela, na Colômbia e no Peru.

Ela pertence à família Sapindaceae. Apesar de seus usos mais comuns incluírem seus frutos e suas sementes, é possível utilizar suas folhas e flores com diferentes intuitos e de diferentes formas, desde xaropes até barras, cápsulas, pós, chás, bebidas energéticas e, é claro, os refrigerantes.

O fato de o guaraná poder ser utilizado de tantas maneiras é algo que o torna extremamente poderoso! Aliás, essa é uma planta medicinal. Apesar de, hoje, ela ter ficado mais conhecida por conta de certos alimentos e bebidas saborizadas, originalmente ela era cultivada pelo povo Sateré-Mawé — que continua liderando sua plantação sustentável — com esse objetivo.

Isso não poderia ser diferente, afinal, suas propriedades auxiliam no tratamento de diferentes condições médicas.

É por isso que, neste artigo, vamos nos aprofundar em suas características de cura, tanto físicas quanto mentais. Vamos lá?

O guaraná para a espiritualidade

O guaraná é uma planta medicinal altamente conhecida por ser capaz de estimular e renovar as energias das pessoas. Por isso, acaba auxiliando os indivíduos a partirem em busca daquilo que realmente desejam em suas vidas, sendo um excelente aliado da espiritualidade.

Não à toa, passou a ser um ingrediente muito importante em banhos e simpatias, por exemplo, que atendem a diferentes desejos e sonhos — afinal, sua energia não conhece barreiras!

O banho de guaraná, por exemplo, é feito por pessoas que querem mandar o desânimo embora de suas vidas.

Para isso, as pessoas juntam 3 colheres de sopa da planta em pó, 3 pauzinhos de gengibre, 3 pauzinhos de canela e 3 litros de água. Para o preparo, elas fervem o líquido e incluem todos os ingredientes, deixando-os em infusão, para que a mistura carregue todas as substâncias transformadoras dos elementos usados.

Depois de ficar morno, a pessoa deve tomar um banho, jogando o líquido do pescoço para baixo, deixando-o passar por todo o seu corpo e ir em direção ao ralo, levando embora tudo o que lhe faz mal, enquanto restaura a sua energia.

Benefícios do guaraná para a saúde

Não é só por conta de seu caráter energético que o guaraná se tornou uma planta medicinal tão popular no Brasil. Isso se deve, também, à sua capacidade de lidar com diferentes condições físicas e mentais. Veja só alguns dos benefícios da erva para a saúde das pessoas:

  1. Evita câncer e problemas no coração e na visão: O guaraná possui propriedades capazes de neutralizar moléculas cancerígenas e que carregam outros tipos de doenças. Por isso, ajuda a prevenir doenças cardíacas, câncer, problemas de visão, entre outras condições.
  2. Aprimora a concentração e a disposição: Por conta de seus efeitos antioxidantes e por ser uma das melhores fontes de cafeína, o guaraná ajuda a aprimorar a concentração e a disposição das pessoas. Além de deixá-las mais alertas, ele ainda relaxa o cérebro e elimina a sensação de cansaço.
  3. Trata problemas digestivos: Essa é uma planta medicinal rica em taninos, que são conhecidos por sua adstringência. Isso quer dizer que ela é excelente para tratar problemas digestivos, como constipação e diarreia.
  4. Mantém a saúde da pele e do cabelo: Graças ao seu poder antioxidante e antimicrobiano, o guaraná é altamente utilizado na fabricação de cremes, loções, sabonetes e outros produtos estéticos, ajudando a manter a saúde da pele e do cabelo.
  5. Vantagens em geral: Além dos benefícios acima, o guaraná ainda melhora o humor, a libido, o desempenho mental e a capacidade cognitiva, além de auxiliar na perda de peso.

Como consumir o guaraná?

Como vimos lá no comecinho deste artigo, o guaraná pode ser consumido de diferentes formas. Agora, vamos entender mais sobre cada uma delas.

  1. Em pó: O pó de guaraná, que pode ser encontrado em diferentes estabelecimentos, pode ser misturado na água, em sucos naturais, em batidas e em iogurtes.
  2. Xarope: O xarope de guaraná é, basicamente, uma bebida mais concentrada dessa planta medicinal. Rico em antioxidantes, ajuda a combater uma série de doenças, como já vimos anteriormente. Porém, não deve ser tomado em excesso!
  3. Chá: O chá de guaraná é muito utilizado para combater o cansaço. Ele pode ser tomado de 2 a 3 xícaras por dia, respeitando as instruções de cada marca e sachê (em caso de produtos prontos) ou receita (em caso de um uso mais natural).
  4. Cápsulas: O guaraná também pode ser encontrado em cápsulas, sendo ingerido com um pouco de água. Porém, esse tipo de consumo deve ser avaliado por profissionais, para evitar problemas de saúde.
  5. Barras: O guaraná também pode ser incorporado a barrinhas energéticas que, no dia a dia, fornecem aquele impulso de energia e são deliciosas.
Frutos de guaraná na natureza
ANDRE FRUTUOSO / Shutterstock

Atenção: o refrigerante e as bebidas energéticas, apesar de conterem o guaraná e suas propriedades estimulantes, contam com outros ingredientes que podem afetar negativamente a saúde das pessoas; por isso, não são muito indicados. É interessante sempre dar preferência para seu uso e seu consumo mais naturais.

Receitas com guaraná

Quer aprender a usar o guaraná e todas as suas propriedades de forma prática e eficiente? Trouxemos cinco receitas que podem ajudar você nessa missão. Confira!

Xarope de guaraná

Quer aproveitar uma fonte muito rica das melhores propriedades do guaraná? Prepare um xarope simples e prático que requer apenas três ingredientes. Veja só!

Ingredientes:

  • 1 sachê de base para xarope de guaraná
  • 2,5 litros de água
  • 3 quilos de açúcar refinado

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver em uma panela grande. Quando o líquido estiver bem quente, adicione o açúcar e mexa bem, até que ele se dissolva. Deixe a mistura ferver por 10 minutos, e então desligue. Depois, acrescente o líquido da base para xarope de guaraná, e mexa até ficar uma mistura homogênea.

Separe duas xícaras e coloque-as no liquidificador. Enquanto bate, inclua a parte sólida do xarope e continue batendo, até que a mistura fique bem viscosa. Por fim, adicione a mistura do liquidificador na panela, mexa até tudo se misturar bem e pronto! Seu xarope de guaraná está pronto para consumo, e pode ficar armazenado cerca de um mês na geladeira.

Smoothie de guaraná e banana

Refresque-se com uma bebida deliciosa e muito nutritiva! O smoothie de guaraná e banana ajuda você nessa missão. Veja:

Ingredientes:

  • 800 ml de leite gelado
  • 170 g de iogurte natural
  • 2 bananas prata médias, cortada em rodelas e congeladas
  • 1 sachê de chá de guaraná

Modo de preparo:

Despeje o leite, o iogurte, a banana e o pó do chá de guaraná no liquidificador e bata, até ficar cremoso. Sirva nos copos (rende cerca de 3 copos) e aproveite! Se desejar, pode incluir granola, aveia ou até mesmo coco ralado no smoothie pronto.

Barrinha de guaraná

Deseja ter à sua disposição um lanche saudável, delicioso e cheio de nutrientes? As barrinhas de guaraná são excelentes opções! Aprenda a prepará-las:

Ingredientes:

  • Meia xícara de chá de macadâmias picadas
  • Meia xícara de chá de castanha-de-caju
  • Meia xícara de chá de castanha-do-pará
  • 1 xícara de chá de damasco ou tâmaras sem caroço
  • 1 xícara de chá de pasta de amendoim
  • 1 colher de sopa de amendoim cru
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de guaraná em pó
  • 1 colher de sopa de nibs de cacau
  • 2 colheres de sopa de chia
  • Pistache e amêndoas picadas para decorar (a gosto)

Modo de preparo:

Em um triturador de alimentos, bata as macadâmias, as castanhas, o amendoim, a chia, o damasco, o pó de guaraná e o cacau. Depois, transfira a mistura para um pote e acrescente a pasta de amendoim. Espalhe a mistura homogênea em uma forma e deixe na geladeira até ficar bem firme. Corte em formato de barrinhas e polvilhe o pistache e as amêndoas por cima. Pronto! Suas barrinhas, com validade de três dias, estão prontas!

Chá-mate com guaraná

O mate e o guaraná são ingredientes muito poderosos e, juntos, garantem um sabor delicioso e um chá renovador. Prepare o seu:

Ingredientes:

  • 800 ml de água
  • 5 sachês de chá-mate
  • 1 sachê de guaraná
  • 1 limão espremido
  • 1 xícara de chá de gelo

Modo de preparo:

Em uma panela, despeje a água e coloque para ferver. Depois, inclua os sachês de chá-mate e deixe descansar por 3 minutos. Remova os sachês e espere esfriar. Após isso, coloque o chá preparado no liquidificador, com o sachê de guaraná, o suco de limão e o gelo. Bata por cerca de 2 minutos e pronto! Agora, é só servir e aproveitar.

Chá energético de guaraná

Um bom chá pode restaurar as nossas energias, e quando ele é de guaraná, fica ainda mais poderoso. Veja só uma receita fácil para você preparar quando estiver se sentindo para baixo:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de guaraná em pó
  • 400 ml de água

Modo de preparo:

Em uma panela, ferva a água. Espere até que ela fique morna e acrescente o pó de guaraná. Misture bem, até se formar uma mistura homogênea e pronto! Pode beber seu chá!

Frutos de guaraná na natureza
juerginho / Shutterstock

Tabela nutricional

Você sabia que o guaraná é uma planta rica em cafeína? Sua concentração fica entre 2% e 5%, sendo maior que a do próprio café, do mate e do cacau! No entanto, existem outras substâncias que compõem sua tabela nutricional. Veja só alguns exemplos, em relação a 100 g do seu pó:

Energia375 kcal
Proteínas16,5g
Lipídeos2,8g
Carboidratos71g

Existem contraindicações?

Apesar de ser uma planta medicinal natural e ser segura para a maioria das pessoas, graças às suas propriedades poderosas, o guaraná tem algumas contraindicações.

Mulheres grávidas e em período de amamentação, por exemplo, não devem consumir guaraná, porque seus efeitos estimulantes podem passar para o feto/bebê.

Além disso, também não é indicado para crianças e pessoas que sofrem com as seguintes doenças: problemas renais, pressão alta, hiperfunção da hipófise, distúrbios de coagulação, hipertireoidismo, epilepsia, disritmia cerebral e transtornos psicológicos (como ansiedade).

Você também pode gostar:

Ufa! São muitas informações sobre o guaraná, né? Você imaginava que essa planta medicinal era tão complexa e completa? Aproveite seus novos conhecimentos para usufruir de todos os seus benefícios, e compartilhe este artigo com amigos e familiares, para eles também ficarem por dentro!

Outras plantas medicinais

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br