Nutrição Saúde Integral

Chás saborosos para o outono

Xícaras com diferentes tipos de chás e plantas sobre uma mesa de madeira.
99724004 - herbat tea in cups on white wooden background
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O outono é aquela estação do ano em que não está mais tão quente nem tão frio, as temperaturas são mais amenas e a natureza nos proporciona uma das mais belas paisagens, com suas folhas que vão do alaranjado ao castanho, criando um clima aconchegante e propício a experimentar novos sabores.

Que tal aproveitar essa época e provar novos sabores de chás? Tem para todos os gostos, cores e aromas. É uma experiência única, sensorial, sempre traz uma lembrança boa e pode ser uma ótima pausa para relaxar e colocar as ideias em ordem, especialmente na hora do trabalho.

E como o outono é uma estação de transição para o clima mais frio e seco, os chás (especialmente aqueles com propriedades anti-inflamatórias e expectorante), trouxemos para você uma variedade de chás que vão deixar seu coração morninho e acalentado, e a sua saúde protegida.

Gengibre

Pessoa segurando uma xícara de chá de gengibre com limão.

Além de ser um termogênico excelente (sendo um grande auxiliar no emagrecimento), o gengibre é ótimo contra problemas gastrointestinais (azia, má digestão, enjoo, gases), resfriado, tosses e problemas circulatórios. Para o preparo, você vai precisar ferver o gengibre na água e coar depois. A quantidade dessa raiz fica a seu gosto, mas não exagere. Experimente acrescentar um pouco de mel, cravo, canela e algumas rodelas de limão. Fica maravilhoso.

Maçã com canela

Maçãs, peras e canela dispostos sobre uma mesa de madeira.

A maçã é uma excelente fonte de antioxidantes. A canela é termogênica e ajuda na digestão. Faça o chá com as cascas da maçã e a canela em pau (a quantidade fica a seu gosto). Coloque em um recipiente com água e ferva tudo junto. Adoce com mel e sirva quentinho. Se puder escolher, opte pela versão orgânica, já que na casca há grandes concentrações de agrotóxicos.

Você também pode gostar

Eucalipto

Xícara com chá de eucalipto ao lado da planta em uma cama.

O eucalipto é uma planta bastante conhecida por suas propriedades expectorantes e anti-inflamatórias. Além disso, tem um aroma bem agradável. Para preparar o chá, coloque algumas folhas em um recipiente com água, ferva e espere esfriar um pouco. Você pode adicionar limão e adoçar com mel, melado ou beber puro.

Chai

Xícara de chá chai com os dizeres "eu amo chai" escritos com canela.

Esse é o tradicional chá indiano, que é feio com leite. Uma mistura de sabores e aromas inigualável. Fora que os ingredientes também possuem propriedades benéficas para o organismo – é um chá antioxidante, estimulante e ativa o metabolismo. Existem milhares de variações da mistura dessas especiarias, então reservamos uma versão com ingredientes fáceis de encontrar aqui no Brasil. O uso de leite vegetal na receita atende os que têm intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite. Aqui vamos precisar informar as medidas, pois além de serem muitos ingredientes, trata-se de uma receita tradicional indiana.

Ingredientes:

  • 1 xícara de água
  • 1 xícara de leite
  • 1 pedaço de canela em casca
  • 3 cravos-da-índia
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 4 sementes de cardamomo
  • 3 bolinhas trituradas de pimenta-do-reino
  • Chá preto a gosto (duas colheres de chá é a medida normal)
  • Açúcar a gosto, adoçante ou mel

Coloque as especiarias com a água na panela e deixe ferver por 10 minutos (não acrescente o leite). Desligue o fogo e adicione o chá preto. Espere ficar morno. Coloque em uma jarra, adicione o açúcar (ou o mel) e o leite e misture.

Guaco

Xícara de chá quente ao lado de um pequeno bule de cerâmica.

O guaco é uma planta medicinal muito usada para tratar afecções da garganta, tosse e rouquidão. Sua ação broncodilatadora, antitussígena, expectorante e antiedematogênica (edematogênese é a capacidade de causar edemas, ou seja, inflamações) sobre as vias respiratórias foi comprovada cientificamente.

Você pode fazer o preparo do guaco com mel e eucalipto (para isso, misture algumas folhas das duas ervas e coloque para ferver, adoçando com mel), ou pode inovar e experimentar com leite (de preferência vegetal).

Nesse caso, misture algumas folhas de guaco fresco, leite e açúcar mascavo. Leve ao fogo brando, deixe ferver até o açúcar se diluir e o aroma do guaco ficar mais marcante.

Uma boa dica é deixar o açúcar caramelizar, pois assim ele fica ainda mais efetivo contra a tosse. Mas tem que ficar mexendo sempre, depois que o leite estiver bem quente.

Chá de flores

Xícara com chá de flores cercada apor flores de lavanda desidratadas.

Para quem quer algo diferente nesse outono, uma dica é experimentar um chá de infusão de flores. Você vai precisar de pétalas de rosa branca, flores de camomila e flores de lavanda. Na infusão, não é para ferver os ingredientes, mas sim colocá-los dentro de um recipiente com a água já fervida. Espere pelo menos 5 minutos, coe e sirva. Com certeza você vai ter uma sensação única com esse chá floral.

Mas atenção:

É importante lembrar que, só porque são ingredientes naturais, não significa que não possam ser nocivos para a sua saúde. Sendo assim, procure saber antes se você tem alguma condição que impossibilite a ingestão de qualquer um desses ingredientes, como alergias, intolerância, pressão alta, problemas cardiovasculares. Gestantes e lactantes também precisam tomar os devidos cuidados. No mais, é saborear essas misturas sensoriais e aproveitar a melhor estação do ano!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]