Alimentação consciente Ervas e Chás Nutrição

Benefícios do gengibre para a sua saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O gengibre é um daqueles itens que toda mãe e avó tem em casa. Na maior parte dos casos em que ele é lembrado, seu uso sempre está atrelado ao tratamento de resfriados e enjoos. Mas o que muita gente não sabe é que ele também é um poderoso remédio contra outros tipos de doenças, além, é claro, de ser um excelente ingrediente nutritivo.

Considerado um alimento termogênico, aqueles que aceleram o metabolismo proporcionando uma queima de gordura mais rápida, o gengibre é uma planta herbácea com benefícios eficazes à saúde. Composto por substâncias anti-inflamatórias, antioxidantes e antimicrobianas, essa pequena raiz tuberosa carrega em si uma quantidade enorme de vitaminas como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, vitaminas C e B6, entre outras. Facilmente encontrado em supermercados e feiras, confira a seguir o quão poderoso ele é e quanta qualidade de vida ele pode te oferecer.

Alívio de náuseas e enjoos

Algumas substâncias utilizadas na produção de alguns laxantes, antiácidos e antigases são encontradas na raiz do gengibre e isso porque ele é um forte ativo contra problemas no estômago. Sofrimentos com enjoos, gases, indigestão, náuseas, principalmente em pacientes que fazem quimioterapia, podem ser amenizados com seu uso, sendo comprovada a sua eficácia por médicos e especialistas.

Prevenção de enxaqueca

Quem sofre com enxaqueca sabe o quanto é dolorido conviver com a dor. Para uma prevenção efetiva contra os sintomas, experimente incluir o gengibre em sua rotina. Por ser rico em magnésio e potássio, ocorre um melhor funcionamento da circulação sanguínea e do bombeamento do sangue levado ao cérebro, diminuindo assim as dores de cabeça fortíssimas por bastante tempo.

Na luta contra o diabetes

O diabetes é uma das doenças que mais causam transtornos devido às consequências severas que ela pode deixar na pessoa caso não seja tratada corretamente. Cegueira, amputação de membros por infecções ou até mesmo a morte são ocasionados se não houver um cuidado adequado. Especialista em medicina natural, a médica Laurie Steelsmith disse que a planta pode afinar o sangue, baixar a pressão arterial, o colesterol e aumentar a circulação. Portanto, se você sofre com este problema, experimente fazer o uso do gengibre e ganhe um aliado neste combate.

Ação anti-inflamatória e anti-histamínica

Popularmente indicado a pacientes com gripes e resfriados, é muito comum encontrarmos em drogarias e farmácias xaropes que contenham gengibre em sua composição. Além destes, tosse, bronquite, asma ou infecções ligadas ao aparelho respiratório ganham mais alívio com a ação da planta. Pessoas com artrite ou que apresentem dores musculares decorrentes de outras causas podem também fazer seu uso em decorrência da ação anti-inflamatória contida em seus elementos.

Aliado na dieta

Por ser um alimento que facilita a queima de caloria de maneira mais rápida, o gengibre é um facilitador na hora da digestão e pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Com o metabolismo mais ágil, o processo se torna mais fácil e a perda de peso também. Além do mais, por ser diurético, o gengibre elimina toxinas e hidrata o organismo.

Existe ainda uma porção de melhorias atreladas ao consumo do gengibre, porém, após algumas informações sobre ele e suas qualidades, vale a pena tomar nota de como é possível incluí-lo em seu dia a dia. Confira:

O chá de gengibre

O jeito mais tradicional e conhecido pelas pessoas é a ingestão do chá de gengibre, que pode ser utilizado para diversos fins, como: resfriados, gripes, tosses, emagrecimento, dores, cólicas menstruais, eliminação de toxinas etc. Basta deixar, por cerca de 30 minutos, talos ou cascas da planta de molho em uma quantidade de água que os cubra. Depois do tempo estimado, acrescente mais um pouco de água e leve a mistura ao fogo por mais 30 minutos. Feito isso, está pronto para ser servido, de preferência sem açúcar.

Suco de gengibre

O suco é ideal para eliminar toxinas, pois estimula mais suas propriedades anti-inflamatórias. É só bater no liquidificador e acrescentar outros ingredientes para dar mais sabor e não deixar o gosto tão forte. A dica é usar hortelã, limão ou abacaxi.

O gengibre puro

Dores na garganta, irritações, inflamações na região da laringe ou qualquer outro incômodo nesta área podem ser amenizados ao mastigar pedaços de gengibre puro. Ele proporcionará alívio aos sintomas dos problemas, mas não será o responsável por curá-los — muitas vezes essas dores podem ser provenientes de outra parte do corpo.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o gengibre e seu poder, é válido lembrar que automedicação não é a solução para situações mais graves. Se existem sinais indicando alterações na sua saúde, não deixe de visitar um médico para um acompanhamento assertivo.


Escrito por Juliana Alves da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]