Convivendo

Cidade moderna: Berlim vai ter ciclovia com hortas e pavimento inteligente

Os muros da guerra em Berlim ficaram no passado. Hoje a capital da Alemanha é muito mais que uma cidade moderna, é uma cidade preocupada com o futuro das pessoas que ali habitam.

Quem vai à cidade alemã se impressiona com a qualidade das vias públicas, a arborização além dos muitos projetos inovadores. Um deles é o “Radbahn”, uma ciclovia coberta. Mas não se trata de uma simples ciclovia coberta, é muito mais que isso.

Oferecendo mais opções de segurança o Radbahn vai renovar uma ciclovia existente deixando-a mais moderna e vai contar com espaços para descanso, café, e até aluguel de bicicletas.

O projeto que já está em andamento ainda não está pronto e nem tem previsão de conclusão, até porque são muitas as questões que devem ser cuidadas nesta obra. Mas assim que concluída, vai possibilitar aos habitantes do local, muito mais que uma ciclovia, mas espaços interligando a cidade com o homem de forma mais planejada, isso porque a ciclovia será coberta e assim quem anda de bicicleta não vai precisar se molhar, caso chova.

Projetos que transformam a cidade

Projetos como estes de Berlim são pensados, planejados, pesquisados para um futuro que deixe o homem e a cidade em contato próspero. Este projeto vai conter desde hortas urbanas até pavimentos que geram energia.

maxresdefault (1)Para montar este projeto, ele foi pensado pela complementaridade de oito profissionais de diversas áreas como arquitetura, urbanismo, relações internacionais.

O ponto de partida da ciclovia inteligente é o viaduto U1 que já existe, mas que deixa muitos ciclistas inseguros para pedalar na região. O projeto nasce com o objetivo de incentivar as pessoas a se locomover de bicicleta por aquela região e ainda trazer mais segurança para os que ali circularem, tornando-se assim uma referência para outras cidades.

O interessante deste projeto é que ele também irá estimular economia criativa por meio de serviços oferecidos ao longo do percurso, como pontos de café, assistência técnica.

Não é de se admirar o planejamento que tem o foco também com a sustentabilidade e que preza pela qualidade de vida dos moradores. Conforto, segurança e pertencimento estes são três pilares deste projeto inovador que promete transformar a cidade de Berlim em uma cidade mais moderna ainda.

Que tal se projetos como este fossem parar aqui no Brasil? Mas que acima de tudo não fossem imediatos e sim planejados para o futuro de nosso país? Vale a reflexão.

  • Escrito por Angélica Weise da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]