Alimentação consciente Convivendo Jardinagem Nutrição Nutrição Orgânica Sustentabilidade

Ter horta em casa agora é mais fácil!

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Se você pensa em ter uma horta em casa e acha que essa é uma possibilidade apenas para quem tem pátio ou um local sobrando, está enganado. Cada vez mais é possível ver casas, apartamentos e locais pequenos com horta.

Dicas gerais

Porém, antes você precisa definir o local. Primeiro precisa levar em consideração que as plantas precisam de iluminação. Tanto faz se é na área, sacada, sala, lavanderia… Uma boa opção para quem tem pouco espaço é investir em jardineiras. Hoje existem opções compactas e que podem ser colocadas diretamente no chão ou ainda suspensas na parede.

A dica é, se você for plantar várias plantas no mesmo espaço, opte por aquelas que têm características semelhantes, por exemplo, a quantidade de água. E essa dúvida você pode perguntar no local em que for comprar as suas hortaliças e verduras. Preste atenção também na distância das plantas.

Pense também em colocar uma terra boa para as suas plantas nascerem ou se desenvolverem. Então, escolha um bom substrato para que a sua horta possa se desenvolver bem. Na hora de comprar, você pode apostar em sementes ou brotos. Para quem quer ver um resultado mais rápido, aposte em brotos.

E, se você quer que a horta se desenvolva bem, aposte também em fertilizantes orgânicos. Em agropecuárias, você pode encontrar algumas opções. Essa pode ser considerada a “comida” de sua horta. Também observe se a sua horta não está contaminada com insetos. Existem opções de herbecidas naturais. Aprenda a fazer. Esta receita é do site “A senhora do monte”:

● 5 litros de vinagre;

● 2 litros de água;

● 100 a 200 ml de detergente (biológico);

● 1 colher de sobremesa de sal grosso.

É só misturar os ingredientes e depois pulverizar as plantas.

Temperos para sua comida

É possível você plantar aqueles temperos que compra na feira. Por exemplo, manjericão, salsa, hortelã, tomilho. Escolha um local com luminosidade e não se esqueça de regá-las. Mas saiba a quantidade ideal para molhar cada uma. Não muito! E também não se esquecer de molhar, porque senão elas morrem.

Módulos: eles podem te ajudar

E, se você quer mais facilidade para ter a sua horta em casa, a empresa Noocity criou uma estrutura para horta portátil e de fácil manutenção, e o melhor: pode ser cultivada em qualquer lugar. Isso mesmo! São módulos que já vêm com sistema de irrigação. Não é mesmo muito legal?

Tentativas de horta são válidas

Se você já tentou ter a sua horta em casa e não teve sucesso, não desanime. Nem sempre na primeira vez pode dar certo. O cultivo com flores e plantas requer paciência e dedicação e podemos aplicar isso em nossa vida, nos relacionamentos.

Não basta apenas plantar e esquecer, é preciso cuidar. Quanto mais cuidados, melhores as chances das suas plantas ficarem bonitas. E é assim com os relacionamentos em nosso dia a dia.

Vamos cuidar e amar daqueles a quem queremos bem para assim criarmos relações amorosas. Plantar é muito mais do que apenas colher. É uma relação de amor-próprio e cuidado.


Escrito por Angélica Fabiane Weise da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]