Autoconhecimento

Coisas para simplificar a sua vida

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ter uma vida corrida significa cada vez mais estresse e menos qualidade de vida e saúde, não é verdade? Mas, se você quer viver de verdade e aproveitar melhor todos os seus dias (e não somente o fim de semana), você terá que readequar a sua rotina e se comprometer a melhorar a sua situação. Como? Simplificando.

Separamos três dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Podem parecer difíceis no começo, mas depois que você conseguir pôr em prática algumas delas você vai se sentir recompensado. Não deixe para viver a sua vida somente após a aposentadoria. Simplifique a sua rotina, ganhe tempo livre e viva o agora! Confira as dicas:

Defina prioridades

Pegue um papel e caneta e anote as quatro ou cinco maiores prioridades de sua vida. O que é mais importante para você? Ficar no trabalho até tarde para construir uma carreira sólida ou ficar mais tempo com a família? Jogar futebol com os amigos ou se dedicar a um hobby exótico? Defina as suas prioridades e coloque elas na ordem da mais importante para a menos importante. O dia só tem 24 horas e temos apenas um corpo. Portanto, o primeiro passo para simplificar a vida é admitir que não conseguimos dar conta de tudo ao mesmo tempo. Por isso é essencial definir prioridades e aprender a dizer não para as coisas que não estão nessa lista agora. De tempos em tempos você pode rever essa lista e alterar esses itens. Mas procure coerência nas suas escolhas.

Organização

Mother with her baby playing with pet on the floor at the kitcheA organização está totalmente ligada ao tempo livre que você tem no seu dia. Quanto mais bagunça, menos tempo disponível. A equação aqui é simples. Mais organização = mais tempo livre. Seja na casa ou no trabalho, jogue fora coisas que só desviam a sua atenção e não servem para nada. Menos é mais. Guarde as coisas que estão fora de lugar e deixe próximo a você somente aquilo que realmente for essencial para o seu cotidiano. Procure também organizar a sua agenda e não marque mais compromissos do que você aguenta em apenas um dia. O seu corpo também precisa de descanso, lembre-se disso!

Viva o presente

Essa dica serve para eliminar a ansiedade e preocupações desnecessárias. Mentalize que o passado já não pode ser mais alterado e o futuro também ainda não pode ser vivido. Então foque no presente, no agora! Viva a vida um dia de cada vez e com um passo de cada vez, sem pressa. Saboreie cada momento da sua vida como ele é: único! Desligue o celular e as notificações do seu e-mail e WhatsApp. Foque no que você pode viver agora e somente agora. Esse é um exercício mental que pode demorar para pegar o jeito, mas, quando você conseguir, você vai perceber os benefícios.

Espero que essas dicas lhe motive a mudar a sua vida para melhor. Não caia na armadilha de perder preciosos momentos da sua vida estressado ou ansioso. Viva o agora de forma simples e tudo mudará para melhor. Menos é mais! Sempre.


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]