Autoconhecimento

13 Estratégias para simplificar a vida

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Apesar de muito gostosa, ela já não é nada simples de se viver, quando nos desorganizamos ou nos perdemos na infinidade de tarefas que temos ela parece quase impossível de ser levada em frente.

Mas sem desesperos. A vida é realmente repleta de atividades que exigem nossa atenção, pensamento, organização e principalmente nosso tempo. Porém, nada disso é difícil de ser dedicado a ela quando se pode simplificar a nossa rotina com algumas pequenas mudanças.

Seguem algumas dicas que podem tornar tudo mais fácil e prazeroso nesta nossa corrida e exigente jornada:

1. Priorize tarefas

Não tente ser um super-herói que faz tudo de uma vez e tudo dá certo, isso faz parte do mundo das ilusões. É necessário priorizar suas atividades, ou seja, colocar em ordem de importância de realização além de estipular número cabível para as 24 horas de seu dia.

2. 24 dividido por…

Não se esqueça que as tais 24 horas não são totalmente disponíveis para a realização de tarefas. Seu tempo deve ser sabiamente dividido e também dedicado à atividades necessárias como se alimentar bem, ter pausas e descansos, tempo para conversar, se distrair, se informar, e cuidar de si. Não precisamos ser absolutamente funcionais.

3. Fora da caixinha

Estamos todos atrelados a padrões e entre eles, o físico. A aparência deve ter valor em sua vida, porém, não deve tornar-se mais um fardo a carregar. Não precisamos ser iguais a ninguém e muito menos nos submeter a loucuras para tal.

4. Saúde é tudo

Dentre estas poucas horas, muitas delas devem ser dedicadas a sua saúde. Ninguém sobrevive sem ela, portanto, dê a ela sua devida importância. O consumo de alimentos de qualidade, a prática de esportes e o bem-estar tanto físico como mental são itens de presença obrigatória nos tópicos aos quais devemos dedicar atenção.

5. Organização

Pode parecer muito mais fácil jogar tudo num canto e repetir “depois vejo isso”. Mas o problema vai ficando cada vez maior sem nem mesmo notarmos. Portanto, organização, por mais que tome alguns de nosso preciosos minutos, pode ser uma boa alternativa para economizar o que se perderia de tempo para arrumar sua zona.

6. Lixo no lixo

Nada de ficar acumulando bugigangas que não servem para mais nada a não ser ocupar espaço e dar mais trabalho. Coisas velhas, que não funcionam mais e não podem ser reaproveitadas devem ser jogadas fora.

7. Os 3 R’s

Reciclar, reutilizar e reformar. Quem procura acha, e aquele que procurar coisas para serem reformadas e reutilizadas dentro de sua casa, com certeza irá encontrar muitas delas. Ao invés de gastar dinheiro e tempo procurando por alguns produtos que parecemos precisar, podemos achar antigas coisas que com uma pequena repaginada podem ser transformadas em novas. Roupas antigas podem ser estilizadas, novas decorações podem surgir e materiais que antes pareciam inúteis podem virar prateleiras, enfeites, e muitas outras coisas.

shutterstock_299613197

8. Renove as energias

Sabe aquele amontoado de roupas que não usa mais? Pode parecer duro, mas mergulhe ali e faça uma limpeza! O acumulo de coisas sem movimento, que não usamos mais, torna o ambiente e sua vida pesadas. Doe-as, reforme-as. O fluxo de energia se iniciará e sua vida ficará mais leve.

9. Reavalie seus gastos

Muitas vezes assinamos pacotes de revista, jornais, televisão e celular que não usufruímos. É importante avaliar aquilo que está sendo pago na relação custo-benefício.

10. “Joga fora no lixo”

Aquela pilha de papéis, antigos boletos, notas fiscais e outros pode parecer tão assustador quanto aquele monte de roupas que falamos, porém, como elas, acumulam poeira e bloqueiam o fluxo de energia, elimine-os!

11. Consumo inteligente

Nada de sair comprando tudo por aí. Controlar-se é importante para garantir a tranquilidade de seu bolso e sua mente.

12. Caixa de entrada

Aqueles números aumentando cada vez mais na tela são de assustar. Lembre-se sempre de limpar e-mails e anúncios que não são de seu interesse e bloquear endereços indesejados, a fim de organizar e limpar sua caixa de entrada.

13. Número precioso

Avalie bem por onde deixará anotado seu número de celular. Sem perceber, deixamos nosso contato por todo canto, imobiliárias, lojas, programas de fidelidade, muitos deles que não temos real interesse e só nos causarão perda de tempo.


• Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]