É atividade comum à quase todas as pessoas fazer mil promessas de ano novo, repensar e dizer fazer diferente. Costumamos aproveitar esta época de início de ano para nos planejar e identificar aquilo que desejamos mudar ou fazer diferente. Isso é realmente muito bom, um novo ano é tempo de renovação e alegria, tempo de recomeçar.
Mas sejamos verdadeiros, quantas promessas do ano anterior você realmente cumpriu?
É normal nos entusiasmarmos com a oportunidade de fazer diferente e tentar outras coisas, o problema é que, muitas vezes, isso se torna um mundo de ilusões, começamos a prometer mais e mais sem pensar no que realmente é possível e é meta cabível à sua vida.
Consequências
Com tantas metas de uma vez fica impossível se organizar e se motivar para cumprir com elas. Este é um dos piores erros na hora de realizar mudanças.
O pior é que o erro perdura durante todo o ano. Veja, se prometemos começar uma dieta depois do carnaval mas junto com essa promessa prometemos também ir à academia todos os dias, correr 10 quilômetros, mudar a aparência e ser mais feliz. Dá preguiça só de pensar por onde começar e então cada plano vai sendo adiado para a próxima segunda-feira, para a próxima e então a próxima…
Verdadeiros e positivos
Se formos mais verdadeiros, no sentido de assumir o que é não possível em relação às nossas metas, teremos muito mais resultados efetivos. Para isso, algumas dicas são importantes na hora de repensar seus hábitos e fazer aquela listinha de tarefas do começo do ano:
1. Seja realista
O primeiro de tudo é ser realista, não tente fica cumprindo promessas impossíveis. Isso só lhe fará perder tempo e se decepcionar. Trace caminhos bem planejados e saiba como dar cada passo do seu projeto para que os resultados sejam menores porém animadores e presentes. “De grão em grão a galinha enche o papo”.
2. Não esqueça seus planos
Se você tem o costume de fazer uma listinha, deixa-a sempre visível. Outra boa artimanha é colar pequenos papeis pelo ambiente da casa ou dentro de seu material de trabalho. Escreva palavras-chave que lhe façam lembrar os seus principais objetivos.
3. Não demore a começar
A pior coisa é ficar adiando as mudanças. Dê um jeito de começar! Por mais que obstáculos apareçam pelo caminho, drible-os e crie coragem para começar já! Perceba que pequenos passos já são o início. O esforço é sempre necessário, principalmente no começo de cada tarefa, mas não desanime.
4. Tenha fé
5. Quedas fazem parte
É sempre importante lembrar que as quedas fazem parte do processo. Pelo meio do caminho muitas coisas poderão dar errado e você deve contar com o otimismo e persistência para fazer adaptações e seguir em frente.
6. Aproveite as oportunidades
Identifique toda e qualquer chance que tiver pelo caminho. Você pode conhecer novas pessoas, novos lugares e trocar experiências, tudo isso pode e vai enriquecer muito a sua trajetória em rumo às mudanças e conquistas.
7. Coloque prazos
As metas não precisam ser um peso em sua vida, entretanto, estipular certos prazos faz com que uma cobrança imediata apareça, cabe a você mesmo moderá-la e convertê-la em algo de bem que lhe faça crescer sem tornar tudo um sacrifício, mas sim uma responsabilidade prazerosa.
8. Comemore
A cada passo dado permita-se comemorar. Reconheça seu próprio esforço e se recompense por fazer aquilo que prometeu.
9. Considere seus valores
Seja na vida pessoal ou profissional, você não precisa passar por cima de ninguém para conseguir o que precisa. Dê seus próprios passos e não se compare a ninguém. Cada um tem metas diferentes e você não precisa ser mais que ninguém. Continue em seu caminho, no seu ritmo.
10. Conte primeiro consigo mesmo
Seja independente para realizar o que deseja. Você pode sim contar com a ajuda de parentes e amigos, pode compartilhar seus planos e conquistas, entretanto é importante que torne-os pessoais e saiba como realizá-los por si só. Seja independente e ativo em cada tarefa, quanto mais apoio e ajuda, melhor.
11. Priorize tarefas
Como já dito, planeje-se bem e faça primeiro aquilo que é prioridade. Foque em uma meta de cada vez e vá, aos poucos, tornando-a realidade.
12. Assuma as mudanças
Não tenha medo do novo, quando a mudança começar a ser verdadeira você pode se assustar, mas nunca temer. Aí é a hora de entrar de cabeça na nova experiência e se orgulhar de tê-la conquistado.
Além de tudo isso, realize as mudanças com prazer. Não deixe que suas metas sejam um problema para você, mas sim algo motivador e que lhe trará uma vida melhor.
Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.