Energia em Equilíbrio

Coloque suas metas em prática

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

É atividade comum à quase todas as pessoas fazer mil promessas de ano novo, repensar e dizer fazer diferente. Costumamos aproveitar esta época de início de ano para nos planejar e identificar aquilo que desejamos mudar ou fazer diferente. Isso é realmente muito bom, um novo ano é tempo de renovação e alegria, tempo de recomeçar.

Mas sejamos verdadeiros, quantas promessas do ano anterior você realmente cumpriu?

É normal nos entusiasmarmos com a oportunidade de fazer diferente e tentar outras coisas, o problema é que, muitas vezes, isso se torna um mundo de ilusões, começamos a prometer mais e mais sem pensar no que realmente é possível e é meta cabível à sua vida.

Consequências

Com tantas metas de uma vez fica impossível se organizar e se motivar para cumprir com elas. Este é um dos piores erros na hora de realizar mudanças.

O pior é que o erro perdura durante todo o ano. Veja, se prometemos começar uma dieta depois do carnaval mas junto com essa promessa prometemos também ir à academia todos os dias, correr 10 quilômetros, mudar a aparência e ser mais feliz. Dá preguiça só de pensar por onde começar e então cada plano vai sendo adiado para a próxima segunda-feira, para a próxima e então a próxima…

Verdadeiros e positivos

Se formos mais verdadeiros, no sentido de assumir o que é não possível em relação às nossas metas, teremos muito mais resultados efetivos. Para isso, algumas dicas são importantes na hora de repensar seus hábitos e fazer aquela listinha de tarefas do começo do ano:

1. Seja realista

O primeiro de tudo é ser realista, não tente fica cumprindo promessas impossíveis. Isso só lhe fará perder tempo e se decepcionar. Trace caminhos bem planejados e saiba como dar cada passo do seu projeto para que os resultados sejam menores porém animadores e presentes. “De grão em grão a galinha enche o papo”.

2. Não esqueça seus planos

Se você tem o costume de fazer uma listinha, deixa-a sempre visível. Outra boa artimanha é colar pequenos papeis pelo ambiente da casa ou dentro de seu material de trabalho. Escreva palavras-chave que lhe façam lembrar os seus principais objetivos.

3. Não demore a começar

A pior coisa é ficar adiando as mudanças. Dê um jeito de começar! Por mais que obstáculos apareçam pelo caminho, drible-os e crie coragem para começar já! Perceba que pequenos passos já são o início. O esforço é sempre necessário, principalmente no começo de cada tarefa, mas não desanime.

4. Tenha fé

Tenha autoconfiança em primeiro lugar. Acredite que pode realizar tudo aquilo que deseja, principalmente agora que seus planos estão bem traçados e suas metas esclarecidas. Confie em seu potencial e dê tudo de si.

5. Quedas fazem parte

É sempre importante lembrar que as quedas fazem parte do processo. Pelo meio do caminho muitas coisas poderão dar errado e você deve contar com o otimismo e persistência para fazer adaptações e seguir em frente.

6. Aproveite as oportunidades

Identifique toda e qualquer chance que tiver pelo caminho. Você pode conhecer novas pessoas, novos lugares e trocar experiências, tudo isso pode e vai enriquecer muito a sua trajetória em rumo às mudanças e conquistas.

7. Coloque prazos

As metas não precisam ser um peso em sua vida, entretanto, estipular certos prazos faz com que uma cobrança imediata apareça, cabe a você mesmo moderá-la e convertê-la em algo de bem que lhe faça crescer sem tornar tudo um sacrifício, mas sim uma responsabilidade prazerosa.

8. Comemore

A cada passo dado permita-se comemorar. Reconheça seu próprio esforço e se recompense por fazer aquilo que prometeu.

9. Considere seus valores

Seja na vida pessoal ou profissional, você não precisa passar por cima de ninguém para conseguir o que precisa. Dê seus próprios passos e não se compare a ninguém. Cada um tem metas diferentes e você não precisa ser mais que ninguém. Continue em seu caminho, no seu ritmo.

10. Conte primeiro consigo mesmo

Seja independente para realizar o que deseja. Você pode sim contar com a ajuda de parentes e amigos, pode compartilhar seus planos e conquistas, entretanto é importante que torne-os pessoais e saiba como realizá-los por si só. Seja independente e ativo em cada tarefa, quanto mais apoio e ajuda, melhor.

11. Priorize tarefas

Como já dito, planeje-se bem e faça primeiro aquilo que é prioridade. Foque em uma meta de cada vez e vá, aos poucos, tornando-a realidade.

12. Assuma as mudanças

Não tenha medo do novo, quando a mudança começar a ser verdadeira você pode se assustar, mas nunca temer. Aí é a hora de entrar de cabeça na nova experiência e se orgulhar de tê-la conquistado.

Além de tudo isso, realize as mudanças com prazer. Não deixe que suas metas sejam um problema para você, mas sim algo motivador e que lhe trará uma vida melhor.


Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]