Beleza Natural

Cinco receitas de brilho labial caseiro

Mulher branca passando brilho labial nos lábios.
Vladimir Gjorgiev / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Lábios brilhantes e chamativos são o desejo de muitas pessoas. Para obter esse efeito, é comum utilizar um brilho labial, também conhecido como gloss. Assim, homens e mulheres podem adquirir esse produto em farmácias, em perfumarias ou até pela internet, para trazer um aspecto mais vivo para a boca.

No entanto nem sempre temos dinheiro suficiente para investir nesse bem, ou preferimos conhecer todos os passos do processo de produção daquilo que aplicaremos em nossos corpos. Mas é muito difícil entender tudo isso e ainda economizar quando compramos algo que já está pronto, não é?

Pensando na necessidade de consumir apenas os melhores produtos para o seu corpo, e em uma alternativa financeiramente viável para o brilho labial, separamos cinco receitas que vão te ajudar a fazer esse item de maquiagem na sua casa. A seguir, conheça cada uma delas e veja qual combina mais com o seu estilo, seguindo o passo a passo com atenção!

Receitas de brilho labial caseiro

1) Brilho labial colorido

Se você gosta de acrescentar um pouco mais de cor em seus lábios, além do brilho, é possível desenvolver um gloss colorido. A princípio, vamos ver como preparar um brilho labial que tenha a cor da sua boca!

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de óleo de jojoba
  • 1 colher de sopa de óleo de argan
  • 4 colheres de chá de manteiga de karité
  • 4 colheres de chá de cera de abelha
  • 1/4 colher de chá de óleos essenciais
  • 2 colheres de chá de pó de raiz de alkanet

Modo de preparo:

Os óleos de jojoba e de argan, a manteiga e a cera de abelha devem ser derretidos em banho-maria, com o fogo baixo. Tire a panela do fogão e adicione o pó de raiz de alkanet e os óleos essenciais. Depois, misture vigorosamente, até que a mistura se torne uniforme. Pronto! Agora é só acrescentar a mistura em um recipiente e esperar que ela esfrie e endureça.

Esse brilho labial faz bem para o seu corpo devido aos ingredientes que ele contém. O óleo de jojoba, por exemplo, resgata a umidade dos seus lábios, retardando o envelhecimento, assim como o óleo de argan. Somado a isso, a manteiga de karité e a cera de abelha protegem contra o ressecamento.

Mulher negra passando brilho labial em mulher branca.
Candice Picard / Unsplash

2) Brilho labial com Tang

O Tang, suco em pó, é uma ótima maneira de acrescentar cores diferentes para o seu brilho labial. Além de ficar com os lábios da sua cor preferida, você ficará com um sabor muito agradável na sua boca!

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de óleo de coco
  • 3 colheres de sopa de manteiga de karité
  • 1 colher de sopa de cera de abelha raspada
  • 1 esguicho de Tang (líquido ou em pó)

Modo de Preparo

Em uma tigela que possa ser levada ao microondas, misture o óleo de coco, a manteiga e a cera de abelha. Misture tudo e deixe esquentar no aparelho por um minuto. Depois, acrescente o Tang da sua cor preferida à preparação, então coloque a mistura em um recipiente e refrigere por até duas horas.

O principal benefício do óleo de coco, que está presente em grande quantidade nesse brilho labial, é a hidratação. Aplicado nos seus lábios, você vai perceber que esse ingrediente é capaz de acabar com aquelas rachaduras que surgem na boca, dando uma aparência mais saudável para ela.

Mãos femininas misturando líquido rosa numa espátula.
Anke Sundermeier / Unsplash

3) Brilho labial com sombra de olho

A sua sombra de olho pode ser utilizada na hora de preparar um brilho labial. Se ela tiver um toque metalizado ou neon, por exemplo, você fará sucesso com um gloss totalmente exclusivo!

Ingredientes:

  • Vaselina
  • Sombra em pó ou blush

Modo de preparo

Em primeiro lugar, escolha o recipiente que será utilizado para o brilho labial. Preencha todo o espaço dele com vaselina. Após esse processo, é só escolher a sombra ou o blush desejado e acrescentar à preparação.

Ainda que essa receita seja esteticamente diferente e agradável, o único benefício que ela apresenta para os seus lábios é a hidratação proporcionada pela vaselina. Se quiser uma receita mais nutritiva, você pode substituir esse ingrediente por manteiga de karité.

4) Brilho labial com chocolate e menta

Se você gosta de um brilho labial saboroso e refrescante, que tal unir o chocolate e a menta em uma receita? A seguir, veja como fazer isso para obter um resultado delicioso e atraente!

Mão feminina passando brilho labial nos lábios de mulher branca.
freestocks / Unsplash

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de manteiga de cacau
  • 1 1/2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de chá de cera de abelha ralada
  • 1/2 colher de chá de óleo de vitamina E
  • 10 gotas de chocolate
  • 3 a 4 gotas de óleo de hortelã-pimenta

Modo de Preparo

Com um preparo simples, você só vai precisar misturar todos os ingredientes em uma tigela que possa ir ao microondas. Aqueça o líquido por um minuto e depois transfira para um recipiente que sirva como base para o brilho labial.

A vitamina E, que é um dos ingredientes desse brilho labial, é responsável por proteger os lábios das mudanças do clima. Ou seja, ela previne o ressecamento e a desidratação provocados tanto pelo frio quanto pelo calor. Por outro lado, a manteiga de cacau funciona apenas como uma seladora para os seus lábios. Ela pode manter a hidratação que eles já têm, mas acrescenta umidade.

5) Brilho labial como coco e rosas

Quem não gosta de um brilho labial glamouroso e diferenciado? Se você acrescentar rosas a ele, vai chegar a um resultado que não conseguimos encontrar nem nas lojas. Saiba como fazer isso adequadamente!

Ingredientes

  • 1/8 de xícara de óleo de coco
  • 1/4 xícara de cera de abelha
  • 1/8 de xícara de manteiga de karité
  • 1 colher de chá de extrato de coco ou baunilha
  • 1/4 de xícara de pétalas de rosa (frescas ou secas)
  • 1 colher de chá de óleo de amêndoa doce

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque todos os ingredientes, com exceção das pétalas de rosa. Prepare um banho-maria e deixe o líquido no fogo baixo, misturando até que tudo se torne homogêneo, então coloque as pétalas em um recipiente e adicione a mistura. Aguarde secar por duas horas e pronto!

O óleo de amêndoa doce é um ingrediente importante para manter os seus lábios hidratados e protegidos contra o ressecamento. Além disso, eles trazem um sabor diferente para a sua boca, muito agradável. Unido aos outros produtos que fazem parte da receita, você terá os lábios dos sonhos!

Você também pode gostar

A partir de todas as informações apresentadas, conclui-se que o brilho labial é um importante aliado na hidratação da boca de uma pessoa. Ele é capaz de trazer beleza e saúde para os nossos corpos, principalmente se forem produzidos em casa, com segurança e responsabilidade. Experimente cada uma das receitas que separamos e aumente sua quantidade de maquiagens!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]