Comportamento Maternidade Consciente

Como manter os hábitos saudáveis com os filhos em casa

Mulher com mãos na cabeça e olhos fechados com crianças brincando ao fundo
123RF | Choreograph
Karis Brito
Escrito por Karis Brito

As crianças têm energia de sobra — o que não é segredo para ninguém — e demandam muito dos pais. E às vezes é muito difícil dar conta! Principalmente quando as atividades e as brincadeiras ficam restritas à casa e longe da escola e dos amiguinhos.

Mas acredito que existe um caminho para tentar aliviar um pouco a situação. Uma das maneiras que funcionam bastante para manter uma relação saudável com seu(s) filho(s) é trabalhar a autonomia e a criatividade do(s) pequeno(s).

Autonomia e criatividade podem começar a ser estimuladas a partir da decoração e da organização do quarto infantil.

Mãe com filhas pequenas brincando no sofá
Foto de Marisa Howenstine no Unsplash

Aqui vão algumas dicas:

  • Escolha uma cama que dê liberdade para subir e para descer sem precisar da sua ajuda.
  • Aqueles modelos de cama montessoriana são ótimas opções, além de trabalharem a parte lúdica, pois há modelos em formato de casa, de carro etc.
  • Organize os brinquedos de forma que a criança possa pegá-los a hora que quiser.
  • Evite excesso de brinquedos! Muitas alternativas geram dúvida na hora da escolha e, consequentemente, ansiedade.
  • Prefira brinquedos que estimulem o seu filho a criar, a usar a imaginação, a raciocinar… Por exemplo, um lego, um quebra-cabeça, carrinhos — mas sem a pista de corrida pronta, pois dessa forma a criança precisa fazer seu próprio caminho e tem a oportunidade de inventar…
  • Procure trabalhar com diferentes texturas, na roupa de cama, na parede, com o tapete, com os brinquedos etc. Tudo isso ajuda a criança a desenvolver o seu lado sensorial.
  • Coloque um aroma gostoso no quarto do seu filho.
  • Um bom cheiro trás um bem-estar imediato e pode ajudar a criança a ficar mais tranquila.
  • Leve cores para a decoração do quarto… o colorido estimula e traz alegria.
  • Nas paredes, evite cores muitos fortes, pois se a criança já tem muita energia o ambiente pode deixá-la ainda mais ansiosa.
  • Procure não “entulhar” o quarto — é importante deixar espaço para que o seu filho possa brincar!
  • Se o quarto for muito pequeno, defina um espaço na casa como local exclusivo para as crianças brincarem. Dessa forma, você até evita que toda a casa vire uma bagunça.
Irmãos brincando na cama de guerra de travesseiro com penas espalhadas pelo quarto
Foto Allen Taylor no Unsplash
  • A criança costuma ter muita energia e a forma de colocá-la para fora é pulando, correndo, dançando… Se ficar muito tempo sentada, no celular ou no tablet distraída com joguinhos, a energia não se dissipa e ela acaba ficando chata e nervosa. Por isso, estimule que o seu filho faça — pelo menos uma vez por dia — alguma atividade física bem gostosa… Pode ser pular corda, subir e descer escadas, jogar bola, dançar…
  • Introduza a meditação na rotina da criança! Antes de dormir, deite-se com ela na cama para fazerem juntos uma pausa relaxante. No início, ela provavelmente vai reclamar, dizendo que é muito parado. Mas com o passar dos dias, vai começar a lhe pedir, pois a meditação ajuda a acalmar e a dormir melhor. Em longo prazo, será uma criança que conseguirá lidar melhor com as suas emoções.
Você também pode gostar
  • Você consegue encontrar meditações para crianças no YouTube de forma gratuita.
  • Além disso, é um ótimo momento de conexão entre você e seu filho.

Aproveite!

E aí, gostou das dicas?

Sou Karis Brito, Consultora Holística de Organização e Interiores e meu objetivo é proporcionar bem-estar para as pessoas que querem fazer de sua casa um refúgio ou que não se sentem bem na própria casa ou que sentem que a vida não caminha. Ofereço soluções de harmonização, decoração, organização e aromatização da casa.

Quer tirar mais dúvidas? Entre em contato comigo. Será uma alegria ajudá-lo!

Sobre o autor

Karis Brito

Karis Brito

Sou Consultora Holística de Interiores e proprietária da KAZA KARIS, uma empresa que nasceu com o propósito de ajudar as pessoas a cuidar do corpo, da mente e do espírito pelo equilíbrio e pela harmonia dos locais onde vivem.

Acredito que “a nossa casa é como a nossa alma, reflete a nossa essência e o nosso estado de espírito!”, por isso ao cuidar dos locais onde vivemos estamos zelando pelo nosso bem estar, por nossos relacionamentos – sejam eles afetivos ou profissionais – pela nossa saúde e pela nossa prosperidade. Por nossa qualidade de vida.

Para conseguir equilíbrio e harmonia nos espaços – e consequentemente nos seus habitantes – uso algumas ferramentas. São elas: Numerologia dos Interiores (conceito criado por mim para entender a energia dos espaços), o Feng Shui (técnica chinesa milenar de harmonia dos ambientes), a Aromaterapia e a Cromoterapia.

Aplico essa ferramentas: em projetos de interiores, em consultorias de decoração, em análise energética do imóvel, na organização dos espaços (Personal Organizer) e na consultoria de imagem pessoal.

_________________________________________________________________________

Designer de Interiores – formada em Design de Interiores pela Escola Panamericana de Arte (SP).

Consultora de imagem Pessoal – formada em Consultoria de Imagem pela Escola Panamericana de Arte. Formação dada por Lilian Riskalla, uma das pioneiras e mais conceitudas consultoras de imagem pessoal e corporativa do Brasil.

Consultora de Feng Shui – formação dada por Silvana Occhialini, uma das mais conceitudas consultoras de feng shui do Brasil.

Estudiosa de Numerologia e criadora do conceito Numerologia dos Interiores.

Personal Organizer – formada pela IAP Carrer College (instituição americana).

Ex-executiva da área de marketing.

Email: [email protected]
Site: kazakaris.com.br
kazakaris.wordpress.com
Facebook: kazakaris
Instagram: @kazakaris2709