Autoconhecimento Comportamento

Chakras, meditação e Coronavírus

Mulher sentada, com as pernas cruzadas, meditando no chão de uma sala.
123RF/ammentorp
Ricardo Ricchini
Escrito por Ricardo Ricchini

Qual o chakra mais afetado nessa pandemia? Por que está acontecendo uma contaminação global? Será que podemos usar os chakras para curar problemas pulmonares? Este artigo tenta elucidar algumas questões e oferece uma meditação guiada que pode ser um alento nesse momento de transição para o “novo mundo”.

Quando eu penso nos chakras – e reflito sobre eles o tempo todo – penso em centros de bioenergia integrados. Particularmente não costumo trabalhá-los isoladamente para, por exemplo, melhorar algum aspecto na minha saúde, minha expressão ou minha conexão espiritual…

Entendo que eles funcionam (melhor) em conjunto. Um serve o outro. Um beneficia o outro. E é a integração dessas áreas energéticas que nos permite evoluir.

Quando me perguntam qual chakra podemos trabalhar para fortalecer a imunidade, a minha resposta é: TODOS! Mas essa resposta seria rasa e, provavelmente pouco aderente para fazer alguém se dedicar à filosofia dos chakras para buscar uma alternativa de proteção nesse momento desafiador que passamos, com o novo coronavírus sendo a ameaça mundial visível do momento. Então vou elaborar um pouco melhor o argumento para responder novamente “TODOS!” de uma forma que faça sentido e que seja um caminho de harmonização e integração eficaz.

Mulher sentada no chão da sala de estar, meditando, ao lado de seu cachorro.
123RF/IKO

Segundo a metafísica da saúde, gripe é o resultado de uma desordem interna causada por acontecimentos que fogem ao nosso controle. Falta de habilidade emocional, apegos e incertezas geram desconfianças e incertezas. E toda essa somatização nos faz ficar doentes.

Agora, imagine aí uma época (pré pandemia) quando estivemos mais incomodados com um mundo onde tudo é volátil, incerto, complexo e ambíguo? Se você pensou em século XXI, acertou!

Então juntamos um incômodo planetário, uma época em que se encontra mais a polarização do que união e um desrespeito global ao meio ambiente e aos animais. Bingo! Ganhamos uma pandemia.

A gripe do novo coronavírus é perigosa porque progride rapidamente para pneumonia. Seguindo a lógica da metafísica da saúde, pneumonia tem origem na saturação do nosso sistema biológico – causada por todo tipo de excessos – que é seguida por uma frustração. E essa frustração ocorre pelo entendimento que o empenho (que causou o esgotamento) não trouxe resultado satisfatório.

Apesar do entendimento intelectual (que o esforço não traz o resultado esperado), o ciclo se repete infinitamente, porque não se sabe o que fazer para sair dessa “armadilha”.

Resumindo: a população do planeta vive uma vida insustentável, pulando de crise em crise, seja econômica, de saúde, política ou interna.

A conclusão que chego é:criamos uma bomba relógio e ela explodiu em 2020, na forma de uma doença para a qual ainda não existe vacina.

Dar ênfase para um chakra, ou ter a intenção de buscar a cura em áreas isoladas da vida, perpetua o ciclo de problemas relatados acima. Se eu quero cuidar da minha saúde e não saio mais de casa, arrisco meu emprego. Se tento descobrir uma origem e um culpado para a pandemia do novo coronavírus, energizo meu ego, criando inimizades e rancor.

Antes da quarentena era a mesma coisa: se trabalho demais, não cuido da minha saúde. Se vicio em ir à academia, posso não ter tempo para estudar. Se cuido apenas da parte espiritual, posso não ter dinheiro para pagar o aluguel…

Nós energizamos um mundo que busca felicidade compartimentalizada até a completa exaustão e agora todos temos que ficar em casa para reaprender a fazer boas escolhas.

O vídeo abaixo explica de forma bastante explícita como era o mundo antes da quarentena

É para esse mundo que queremos voltar ao fim do isolamento social?

Eu poderia explicar de várias formas e a minha conclusão seria a mesma: a solução dos nossos problemas envolve buscar a harmonia nas áreas da vida. Existem várias formas de se fazer isso. Usar a “metodologia” dos chakras é uma maneira muito eficiente.

Você tem que concordar comigo? De forma alguma! Na verdade eu o desafio a desenvolver a sua conclusão própria sobre o assunto, o que é um convite para a ação prática. Inspirado em Buda, posso dizer que:

“Por mais que você leia e se inspire, nenhum bem ocorrerá se você não agir”

Você também pode gostar

Para equilibrar os chakras você pode praticar hatha yoga, pode meditar e pode harmonizar as áreas da vida baseado na metodologia que uso, que interpreta os chakras para o modo de vida ocidental, orientação à ação, nas principais áreas da vida – saúde, finanças, atividades, relacionamentos, expressão, entendimento e observação. Você pode entrar em contato comigo aqui, para ter mais detalhes sobre essa metodologia, saber como ela mudou a minha vida e de centenas de pessoas que treinei.

Abaixo ofereço uma meditação guiada para harmonizar os chakras.

Para entrar em estado meditativo, sente em um lugar tranquilo onde possa ficar em silêncio por alguns minutos. Respire calma e sutilmente até se sentir preparado para ler o texto abaixo.

Atenção: essa meditação vai trazer à tona sentimentos negativos, mas com o objetivo de identificá-los e dissolvê-los. Concentre-se na parte final de cada parágrafo (perceba quem você é na verdade) para sintonizar com sentimentos e emoções positivas, podendo assim seguir para a meditação no próximo chakra.

Meditação nos chakras

Mulher sentada no chão da sala de estar, meditando sob uma pirâmide metálica.
Unsplash/M k

MULADHARA – chakra base ou raiz

Concentre-se na região na base da coluna. Não mentalize. Sinta… Relaxe essa área e sinta ela harmonizar com o resto do corpo.

Eu sinto algum incômodo nessa região?

Alguma pessoa ou situação tem me deixado tenso? Esses sentimentos valem a pena? Entenda que sentimentos negativos só servem para sugar sua energia vital.

Perceba quem você é na verdade: sou corajoso, estável, saudável, seguro…

SWADHISTANA – chakra sacro

Concentre-se na região abaixo do umbigo. Cerca de 3 centímetros. Não imagine essa área, sinta ela. Está em seu corpo. Você consegue.

Controlo meus desejos? Compreendo as pessoas? Sinto inveja das pessoas?

Perceba que ser dominado pelos desejos impede a real felicidade e só traz prazer momentâneo.

Perceba quem você é na verdade: sou criativo, receptivo, generoso, tolerante…

Mulher sentada, de pernas cruzadas, meditando.
Pexels/Cliff Booth

MANIPURA – chakra do plexo solar

Suba um pouco seu foco de atenção para a região acima do umbigo. Cerca de três centímetros. Busque pelas experiências sensoriais e não mentais.

Eu sinto medo? Eu sei diferenciar um medo de altura, um medo de ser roubado, do medo de morrer? Será então que eu tenho medo de viver?

Tenho me mostrado leal a meus compromissos, horários e promessas?

Perceba quem você é na verdade: tenho autocontrole, autodomínio e posso transformar qualquer energia negativa em positiva

ANAHATA – chakra do coração

Concentre-se no centro do seu peito. Não mentalize. Sinta… Relaxe o tórax. Sinta ele harmonizar com o resto do corpo.

Como estão meus relacionamentos pessoais? Como está o relacionamento comigo mesmo? Tenho me ouvido? Tenho me respeitado e me perdoado?

Perceba quem você é na verdade: sou amor, sou harmonia, sou paz, sinto compaixão.

VISHUDDA – chakra laríngeo

Concentre-se na garganta, na sua respiração passando pela garganta.

Estou contando a verdade pra mim mesmo? Qual a frequência que minto pra mim? Consigo decidir pelo silêncio em vez de defender meus pontos de vista?

Perceba quem você é na verdade: busco a Verdade, Integração, Lealdade e Paz. Estou comprometido em só falar a verdade com benevolência

Mulher sentada em um quarto, de pernas cruzadas, meditando.
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

AJÑA – chakra do terceiro olho

Concentre-se na testa, entre as sobrancelhas.

Estou seguindo minha intuição? Aplicando todo o conhecimento que recebo na prática? Ou é apenas uma forma de fortalecer o meu ego, me tornando insensível e prepotente?

Perceba quem você é na verdade: sou um ser intuitivo e busco a sabedoria como forma de servir ao próximo

SAHASRARA – chakra coronário

Concentre-se no alto da cabeça. Sinta se ocorre uma união com algo maior. Não estimule um desejo de se conectar, apenas se entregue.

Como está minha conexão com o mundo espiritual, com o universo, com meu ser interior de luz? Com a natureza e suas leis? Tenho agradecido? Ou só busco ajuda quando me concentro em problemas?

Perceba quem você é na verdade: minha percepção vai além do tempo e do espaço. Eu abro a consciência para o infinito. Eu e o universo somos um.

Gerencie sua energia, deseje sempre o melhor para todos, seja feliz. Fique em paz.

Você pode acompanhar minhas aulas de meditação online no Instagram Meditação Transforma.

Sobre o autor

Ricardo Ricchini

Ricardo Ricchini

Professor de meditação, autor, palestrante e especialista em negociações

Email: [email protected]
Site: ricchini.com.br
Instagram: meditacao.transforma
Facebook: Grupo Meditando para eliminar a ansiedade
Youtube: AQUI TEM NEGÓCIO!
Linkedin: linkedin.com/in/ricchini/
Livro: Livro Meditação Mindfulness