Saúde Integral

Como plantar morango em casa?

Para preparar uma sobremesa, um suco e até uma salada, o morango é uma fruta bastante indicada. A cor vermelha e o sabor ácido são a combinação perfeita para um dia muito quente ou para uma noite muito fria.

Além do sabor e da beleza da fruta, o morango apresenta benefícios para a saúde de quem o consome. Entre eles, podemos listar: combate do envelhecimento precoce, melhoria da saúde cardiovascular, atenuação de infecções e estímulo da capacidade mental.

E o que existe de melhor sobre o morango é que ele pode ser plantado bem perto de você. Mais precisamente, em uma horta em casa. Com as dicas que preparamos, descubra como essa fruta pode fazer parte do seu jardim e das suas refeições.

O que eu preciso saber para plantar morangos?

Não dá para plantar morango sem conhecer um pouco sobre essa fruta. Por isso, compreenda quais são as condições ideais para o desenvolvimento da planta:

  • Luminosidade: enquanto alguns tipos de morango se dão bem no sol, outros sofrem com os raios solares. Portanto evite expor a fruta ao sol intenso, mas garanta que ela receba luz solar direta ao longo do dia.
  • Solo: o solo perfeito para o plantio de morango é o arenoso com boa drenagem. Porém um solo alcalino e com bastante matéria orgânica também é indicado para a fruta. Para impedir a proliferação de pragas, recomenda-se acrescentar uma camada de areia sobre a terra.
  • Adubação: durante o período de desenvolvimento do morango, é fundamental repor os nutrientes que estão sendo consumidos pela planta, para que ela continue crescendo.
  • Rega: o morangueiro precisa ser regado todos os dias. No entanto, a água não deve cair sobre os morangos, que não se dão bem com tanta umidade.
  • Poda: as folhas marrons, doentes e muito velhas devem ser removidas, para facilitar o desenvolvimento do morango.
  • Colheita: 2 a 3 meses depois do plantio de morango, a fruta já pode ser colhida. O ideal é que ela fique avermelhada no pé por cerca de dois dias antes de ser removida.

O que precisa ter para plantar morangos?

Depois de aprender os detalhes sobre o desenvolvimento do morango, conheça os materiais que você precisa ter para o plantio da fruta:

  • Mudas de morango
  • Terra
  • Água
  • Vaso
  • Garrafa PET
  • Cano de PVC
  • Areia
  • Argila expandida
  • Manta de drenagem
Morangos.
sloniki / 123RF

Qual é a melhor época para plantar morango?

O melhor período para plantar morango, com mais chances de que a fruta se dê bem na terra, é entre maio e junho. Nesse período, as temperaturas estão mais amenas, e o sol não está tão forte, o que é ideal para a fruta, que prefere os climas mais frios para o período de floração.

Onde plantar o morango?

Se você não tem um jardim espaçoso ou mora em um apartamento, é possível plantar o morango em um vaso, em uma garrafa PET ou até em um cano de PVC. Veja como fazer isso, a seguir.

Como plantar morango em vaso

Em um vaso de pelo menos 30 cm de diâmetro, acrescente uma camada de argila expandida no fundo. Depois, coloque uma manta de drenagem sobre as pedras. A seguir, preencha o restante do vaso com terra, de preferência rica em matéria orgânica. Por fim, é só acrescentar a muda de morango.

Como plantar morango em garrafa PET

Para plantar morango em garrafa PET, você deve cortar um retângulo em uma das laterais da garrafa. Após esse processo, faça furos em todo o plástico, para facilitar a drenagem da água e a aeração das raízes. Então acrescente terra rica em matéria orgânica em todo o espaço da garrafa. Finalmente adicione as mudas de morango.

Como plantar morango em cano de PVC

Em um cano de PVC de 120 mm, posicionado na horizontal, faça furos de 4 cm de diâmetro, um do lado do outro. Então acrescente a terra e, finalmente, as mudas de morango, em cada um dos buracos que você fez. Lembre-se de manter a planta molhada, sem encharcá-la.

Você também pode gostar

Passo a passo para plantar morango

Depois de escolher o seu método preferido para plantar morango, é só seguir o passo a passo que apresentamos para começar a sua plantação:

  • Plante o morango a partir das mudas, no método que você escolheu, em um ambiente adequado.
  • Garanta que a fruta não está recebendo raios solares muito fortes e que o solo está bem drenado.
  • Regue o morango diariamente, molhando apenas a terra.
  • Colha a fruta dois dias depois de ela ficar vermelha.

Com nosso conteúdo, você pôde conhecer cada detalhe sobre o plantio do morango, e a sua horta em casa nunca mais será a mesma. Siga as recomendações que apresentamos, para garantir essa fruta sempre no seu cardápio, em diferentes preparações.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br