Cromoterapia

Significado da cor vermelha: entenda tudo sobre a cor

Mesmo que você nunca tenha estudado a psicologia das cores, você já deve ter percebido que entrar em contato com cores específicas pode mudar o jeito que você se sente. Quando você está um shopping center, por exemplo, sabe que as lojas com cores vibrantes, como vermelho, laranja e amarelo são mais voltadas para a alimentação, ou são grandes redes de fast food.

Por outro lado, as lojas ricas em tons de verde estão ligadas à ecologia, vendendo produtos naturais, plantas e outros artigos desse tipo. Os locais azuis são os estabelecimentos voltados para a saúde ou para o autocuidado, como centros de depilação à laser ou farmácias, que também apresentam uma iluminação bem clara, com luzes brancas.

Em outro setor, as lojas com tons de rosa e roxo costumam ser direcionadas aos artigos de beleza ou à moda feminina, na maioria dos casos. Para todas as cores que você pensar, será possível fazer uma associação desse tipo. Só por esses exemplos, você já consegue perceber quais são as principais energias que as cores podem transmitir, não é?

A psicologia das cores é a ciência que estuda tudo isso. A partir dessa teoria, é possível identificar quais são as sensações que as cores nos passam, e como elas são interpretadas pelas nossas mentes. Isso significa que os diferentes tons não nos estimulam apenas visualmente, mas também mentalmente.

Ao estudar o significado de cada cor, seja na psicologia ou na espiritualidade, você já vai começar a entender mais sobre como elas influenciam as suas emoções. Nos próximos parágrafos, você vai se aprofundar na cor vermelha. Será que ela é só um símbolo do amor e da paixão? Ou existe algo a mais sobre o tom? Descubra os detalhes, a seguir.

Significado do vermelho na psicologia

Na psicologia, o vermelho é uma cor de significado amplo. Ela pode apresentar mais de uma interpretação, dependendo do contexto no qual é apresentada. Pensando nisso, o vermelho tem um primeiro significado mais relacionado ao instinto.

Na natureza, a cor vermelha nem sempre é sinônimo de algo positivo. Sangrar, por exemplo, é um sinal de alerta, assim como ver a lava saindo de um vulcão. Por esse aspecto, o vermelho pode indicar perigo e a importância de tomar cuidado com algo. Um exemplo dessa ideia é que as placas de trânsito vermelhas são as que exigem mais atenção.

O segundo significado da cor vermelha aparece quando essa cor não se manifesta de um jeito tão vibrante. Nesse caso, ela traz uma sensação de acolhimento, de cuidado e de compaixão. Quando associado ao amor, o vermelho também pode ter uma conotação sexual, mais voltada para o desejo, e não tanto para o carinho.

O último significado do vermelho na psicologia é a ativação da paixão. No entanto, não é a paixão só no sentido de um relacionamento com outra pessoa. É a paixão que move alguém a fazer algo, que traz energia, determinação, coragem, força de vontade e um desejo de se movimentar.

Ainda assim, toda a intensidade que o vermelho traz pode se apresentar de um jeito negativo. Afinal, quando sentimos emoções muito fortes, não conseguimos controlar tão bem como elas vão se manifestar. O desejo e a paixão podem surgir, mas tudo também pode se converter em ira e raiva. Infelizmente, o vermelho não é uma cor equilibrada.

É por esse motivo que a cor vermelha deve ser utilizada com atenção e cuidado. Os tons que a cor apresenta podem enviar mensagens diferentes para o cérebro, e o excesso de vermelho pode resultar em um descontrole emocional intenso.

Significado dos tons de vermelho

Como vimos anteriormente, os diferentes tons de vermelho influenciam a nossa percepção sobre essa cor, dependendo do jeito que são utilizados. Diferencie cada um deles:

Vermelho vivo: indica um sinal de perigo ou de alerta, sendo mais utilizado para avisar que algo não está ocorrendo como deveria acontecer.

Vermelho pálido: ligado ao acolhimento e ao cultivo de boas sensações, pode oferecer apoio emocional e estimular o carinho entre as pessoas.

Vermelho escuro: relacionado com a sensualidade e com a paixão, favorece o momento da conquista e traz mais energia para realizar planos e ambições.

O vermelho na espiritualidade

Também é possível interpretar a cor vermelha a partir da espiritualidade. Isso não significa que a psicologia por trás do vermelho não tenha influência nesse aspecto. Contudo, é como se os significados anteriores fossem somados a essa outra maneira de compreender a cor vermelha.

Então, considerando a espiritualidade, o vermelho é sinônimo de cura e de fogo. Há muito tempo, os rituais que tinham um fim curativo, ou que precisavam da energia do fogo para serem realizados, utilizavam a cor vermelha em ampla escala, o que levou a essa associação entre uma coisa e outra.

Durante a Idade Média, por exemplo, os alquimistas enxergavam o vermelho como um símbolo de prosperidade. Quando as experiências que eles realizavam estavam indo bem, eram os tons de vermelho que indicavam algo positivo, como um símbolo de progresso.

Também os médicos daquele período costumavam utilizar mantas e cortinas na cor vermelha para cobrir as pessoas que tinham sido atingidas pelo sarampo. Na concepção deles, a cor tinha tanto poder curativo que seria capaz de acelerar a melhora do organismo dos indivíduos infectados.

Em um outro contexto, os imperadores e os governantes de grandes nações viam no uso da cor vermelha a possibilidade de demonstrar riqueza. O motivo disso é que, durante algum tempo, o vermelho foi o pigmento mais caro para se utilizar em uma roupa ou em uma pintura. Se alguém tinha a cor vermelha em algo, com certeza tinha um bom poder aquisitivo.

A última interpretação do vermelho na espiritualidade é que essa cor pode trazer proteção. Há uma crença de que utilizar uma fita vermelha no punho esquerdo é um ritual de proteção simples, que qualquer um pode fazer, independentemente da própria crença. Nesse mesmo contexto, o vermelho pode ser usado para proteger duas pessoas que se amam, criando um laço poderoso entre elas.

Mulher de batom e esmalte vermelho, usando uma camisa vermelha em um fundo vermelho na parede
Ekaterina Jurkova / Shutterstock

Como e quando usar vermelho

Considerando o simbolismo da cor vermelha, tanto para a psicologia quanto para a espiritualidade, existem algumas maneiras de aproveitar esse tom que vão garantir que ele lhe traga boas vibrações.

A primeira delas é aplicada na hora de praticar exercícios físicos. Como o vermelho é uma cor que traz muita energia, você pode ter uma garrafa d’água vermelha, apostar em roupas de ginástica dessa cor ou até usar um tênis que tenha esse tom. Ingerir frutas vermelhas antes da prática esportiva também é um bom jeito de dar um up nos seus níveis de energia.

Outro jeito de aproveitar o vermelho na sua vida é no momento da conquista. Você pode usar uma roupa íntima vermelha, um batom nesse tom ou simplesmente pintar as unhas nessa cor. O importante é que o vermelho apareça de algum jeito, para lhe trazer mais intensidade e confiança.

No ambiente de trabalho, o vermelho é mais indicado para avisos e alertas. Se você quiser falar sobre algo urgente, por exemplo, adicionar a cor vermelha à mensagem fará com que mais pessoas prestem atenção nela. No entanto, se você quer destacar uma informação que precisa ficar guardada na mente das pessoas, é melhor evitar o vermelho.

Finalmente, você pode aproveitar a cor vermelha na sua alimentação. Louças nessa cor podem fazer com que a comida pareça mais apetitosa, e as comidas vermelhas deixam o prato com um toque a mais, aumentando a sua vontade de saborear a preparação.

Apesar de todas as boas características do vermelho, essa cor nunca deve ser utilizada em um contexto de relaxamento. Por ser um tom muito estimulante, ela pode prejudicar a sua meditação e o seu sono.

Cromoterapia na decoração

Há ainda uma outra aplicação para a cor vermelha. Nesse caso, em parceria com a cromoterapia. Esse tipo de terapia é conhecido por aproveitar as vibrações que uma cor emite para promover bem-estar físico e mental. A partir dela, é possível acender a luz no tom que vai ajudar você, ou incluir detalhes na decoração que combinam com o que você precisa.

Pensando nisso, a cromoterapia na decoração pode lhe mostrar como incorporar o vermelho à sua casa para colher as boas energias desse tom. Em primeiro lugar, evite usar tons de vermelho que sejam muito vibrantes, porque essa variação da cor é muito enérgica e intensa, podendo trazer agressividade, em alguns casos.

Se você for usar o vermelho na sua decoração, opte por tons mais pálidos ou mais escuros, que se aproximem do vinho ou do marsala. Nesse caso, você pode incluí-lo no quarto do casal, na roupa de cama, para manter a chama do amor sempre viva. Também é possível levar o vermelho para a sala de jantar ou para a cozinha, abrindo o apetite na hora das refeições e garantindo que elas sejam realizadas com mais atenção.

Caso você queira criar um ambiente romântico, pode acrescentar flores vermelhas ou acender uma vela nesse tom. Entretanto, cuidado para não exagerar. Como vimos, o excesso de vermelho pode resultar em uma discussão.

No banheiro não é indicado utilizar o vermelho. Isso porque esse ambiente deve ser higiênico e relaxante. Nesse contexto, o vermelho pode remeter ao sangue, indicando que algo está errado.

Significado da cor vermelha no Ano-Novo

O significado da cor vermelha também é muito procurado em uma ocasião específica do ano: o Ano-Novo. Isso ocorre porque, no Brasil, existe a tradição de vestir uma roupa ou um acessório que tenha a cor que vibra as energias que queremos atrair para os próximos meses.

Então, se você está pensando em usar vermelho na virada, é importante analisar quais são as vibrações que essa cor vai trazer para o ano seguinte. Diferentemente do que muitos imaginam, o vermelho não é só uma cor que traz amor ou paixão, quando usada no Ano-Novo.

Na verdade, o vermelho está principalmente ligado à força de vontade, à coragem, ao requinte e à liderança, ou seja, caso você queira concretizar planos no próximo ano, ou se está precisando tomar decisões difíceis, que exigem muita determinação, o vermelho será seu melhor amigo.

Na sua vida amorosa, o vermelho pode também apimentar a relação, trazendo mais intensidade e mais desejo para os sentimentos que você nutre por alguém. Se você não estiver em uma relação estável, é possível que sinta mais vontade de conhecer outras pessoas. Por outro lado, se você está em um relacionamento, tudo tende a se tornar mais intenso entre vocês.

Você também pode gostar:

Com base no conteúdo apresentado, você entendeu quais são os efeitos da cor vermelha na sua mente e no seu bem-estar. A partir disso, você pode aproveitá-la da melhor forma possível. Mas lembre-se de continuar os seus estudos sobre cores. Investigue os simbolismos de outros tons que estão ao seu redor!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br