Autoconhecimento

Como ressignificar 5 ações negativas

Monica Dorin Schumer
O comportamento mais saudável é simplesmente para que você seja autêntico. No entanto, muitas vezes, evitamos nossos próprios comportamentos autênticos pensando que não são os mais saudáveis. Sua própria mente e corpo sabem do que você precisa. E, se você precisar de um lembrete de por que é importante seguir a sua própria cabeça, olhar para estes comportamentos comuns, que muitas vezes são considerados negativos, pode realmente mudar sua ideia.

1. Raiva

A raiva é algo que muitos de nós evita expressar, ainda que muitas vezes possa ser muito libertador. Estar com raiva e expressá-la de uma forma saudável pode criar uma mudança poderosa e positiva em nossas vidas. A raiva é simplesmente um tipo de energia emocional que se eleva em nós quando nos sentimos injustiçados e um limite pessoal foi atravessado. Essa energia é definida na missão de desmantelar a situação inadequada que causou o nosso sofrimento.

Mas você pode aprender a abraçar essa energia e colocá-la em uso de modo positivo. Quando você se irrita, examine como pode expressar essa raiva de uma maneira positiva. Isso vai criar uma mudança para melhor nas suas relações. É quando negamos nossa raiva e evitamos que ela se transforme em formas mais saudáveis de estar que isso se torna ira ou depressão. Saber que a raiva saudável está lá por uma razão, para te proteger, é libertador.

2. Chorar

Chorar, como a raiva, é uma resposta emocional humana saudável em determinadas situações. Embora poucos de nós gostaríamos de chorar o tempo todo, é importante honrar aqueles momentos na vida que podem nos levar às lágrimas. Essas lágrimas podem ser lágrimas de perda, mas também de alegria. Quando choramos, ajuda nossa psique a libertar uma energia que, se fôssemos segurar, se tornaria tóxica.

Chorar também suaviza nossas personalidades, bem como a nossa aparência para o mundo exterior, deixando outro saber o que sentimos. Mas cuidado! Lamentar repetidamente pelo mundo que nos rodeia não é bom também. Então, chorar não só nos permite liberar nossa dor e tristeza, mas também envia um sinal para outros de que somos abertos e vulneráveis como seres humanos. Tornando-nos mais atraentes como amigos e parceiros que aquele que nunca derramou uma lágrima por qualquer motivo.

3. Estar sozinho

Estar sozinho não tem de ser visto de forma negativa e muitas vezes pode significar que estamos apenas cortando algumas das atividades sociais não necessárias para mergulhar em um nível mais profundo de nosso ser. É verdade que existem algumas situações em que uma pessoa isolada pode ser um motivo de preocupação. Por outro lado, sabe-se que muitos dos maiores artistas do mundo, escritores e pensadores, encontraram um valor supremo na solidão, uma inspiração mais profunda e o sentido de suas criatividades. Às vezes só precisamos desligar os estímulos externos e estar conosco mesmos.

Se você sente a necessidade de estar sozinho, confie e honre. Às vezes, uma caminhada sozinho no parque, ou até mesmo sair de férias só, pode levar a um nível de autorreflexão que renova completamente nosso senso de propósito. Em algumas situações, a coisa mais saudável que você pode fazer por si mesmo é estar sozinho.

4. Quebrar as regras

Quebrar as regras, por vezes, pode melhorar a sua vida, bem como a vida dos outros. As regras são feitas por pessoas e nenhum de nós é perfeito. Assim, é preciso ter confiança em sua própria capacidade de encontrar o coração por trás da regra e, em seguida, decidir por si mesmo se essa regra promove o bem maior. A maioria das inovações na arte, ciência e sociedade aconteceu porque alguém parou de respeitar as regras e teve a coragem de desafiá-las, pois eram injustas. Aqui alguns dos grandes infratores do mundo: Rosa Parks, Gandhi, John Lennon e Martin Luther King Jr… Então, não tenha medo de ser como eles.

5. Não se enquadrar

Não se enquadrar pode ser doloroso e constrangedor, principalmente durante a adolescência, mas também pode significar que você é uma pessoa inovadora e que tem algo a oferecer além da norma. Quando encaixamos, geralmente é porque os nossos pensamentos, sentimentos e até mesmo a nossa imaginação estão em sintonia com a nossa comunidade. Pisar fora do quadrado é mais do que os outros poderiam esperar de nós, e isso pode nos levar a um lugar desconfortável, mas também pode levar a explorar fora da zona de crenças e pensamentos comumente aceitos, e esse é o terreno fértil para novas ideias e nova maneiras de pensar que geram inovação.

O futuro nunca se encaixa muito bem no passado, então abrace quem você é no agora, mesmo que não se encaixe nos outros. Saiba que suas inovações podem forjar um novo caminho que os outros podem, eventualmente, seguir.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Monica Dorin Schumer

Monica Dorin Schumer

Minha primeira formação foi em Ciências Sociais. Me encantei com a Antropologia, ela me ajudou muito a observar o sujeito sem o pré-conceito de como ele deveria ser, neutralizando meu olhar.

Depois de ser co-terapeuta em grupos como Socióloga decidi tirar o CRP, e fiz faculdade de Psicologia. Seguindo com a especialização em Terapia Sistêmica Familiar.

Incorporei os florais como ferramenta de apoio para o emocional dos meus clientes, depois de usar por alguns anos e comprovar os efeitos em mim mesma, amigos e familiares. Decidi então fazer o curso de Especialista em Homeopatia. São inúmeros estudos que comprovam o sucesso na cura de processos mentais e emocionais, além do plus de curar o corpo físico.

Entusiasta das terapias holísticas, acabei por realizar a minha formação também em Reiki. Hoje sou mestre em Reiki Integrado que abrange os sistemas: Usui, Osho, Karuna, Teramai e All Love (antigo Seichim/Sekhem/ Reiki Egípcio).

Minha formação em Alinhamento Energético aconteceu após ter experimentado como cliente e vivido os resultados transformadores da técnica.

Contatos:

Site: monicadorinschumer.com
Facebook: facebook.com/monica.dorin.schumer.menucha
Instagram: @monica.dorin.schumer/
Youtube: Canal Monica Dorin Schumer
Celular: (021) 98749-4949

Atendimentos presenciais no Rio de Janeiro ou por Skype.