Alimentação consciente

Consumir salada de alfaces antes das refeições é uma ótima tática para manter o peso

Mulher segurando um garfo com salada
35534676 - young smiling girl eating salad at luch break from work
Daniela Schwery
Escrito por Daniela Schwery

Consumir salada de alfaces antes das refeições é uma ótima tática para manter o peso.

Conheça os benefícios de comer alface antes das refeições

Salada de alface

Alface é rica em fibras, o que além de aumentar a sensação de saciedade ajuda no bom funcionamento do intestino. O intestino funcionando bem permite o melhor trânsito dos alimentos, sendo assim absorvido o que realmente se necessita para o organismo, sem perdas e expelindo os excessos.

Fibras colaboram na eliminação do excesso de glicose (açúcar) e gordura, favorecendo então a diminuição do colesterol e triglicérides totais no sangue.

Salada em um recipiente de vidro em uma mesa de madeira

Além das fibras, a alface possui como destaque a niacina (vitamina do complexo B), é também rica em ácido fólico e clorofila, possui vitaminas A e C, cálcio, zinco, cobre, enxofre, silício, ferro e fósforo. Todos esses nutrientes contribuem para a saúde da pele, do intestino, ajudam a combater alzheimer, diabetes, colesterol, osteoporose e têm efeito antioxidante.

Você também pode gostar

Mas atente-se à dica! Alface não emagrece, porém é um alimento de baixíssima caloria, que por ser rico em fibras e outros nutrientes aumenta a saciedade, controlando assim o apetite. Por essa razão, consumir salada de alface antes das refeições pode auxiliar no controle do peso, já que uma vez mais satisfeito recorre-se menos a outros alimentos que podem ser mais calóricos, como por exemplo o arroz com feijão, o clássico da mesa dos brasileiros.

Recipiente com salada e tomate

Um lado interessante é que para obter os benefícios da alface, deve-se consumir apenas quatro folhas por dia, e, se adicionar azeite, vinagre e/ou limão mais outras verduras, é possível ampliar o leque de benefícios ou até mesmo se tornar uma refeição completa. Inscreva-se para receber mais dicas sobre isso em nossas newsletters.

Mas comer alface dá sono mesmo? Verdade ou mito?

Sim, é verdade! A alface tem lactucina, substância presente no talo que tem efeito calmante. Então, se for consumir alface antes do trabalho, caso você sinta esse efeito, basta remover o talo.

Vários tipos de salada em potes de vidro

Saiba um pouco mais sobre as alfaces que podem fazer parte da sua saladinha:

Americana

É usada para fazer a tradicional Caesar Salad. É o tipo com menor índice de vitaminas, mas tem valores significativos de vitamina C.

Lisa

Levemente amarga, comum em lanches e hambúrgueres. Tem bastante cálcio e potássio.

Crespa

Destaque em fósforo e cálcio na composição. É ótima para dar um aspecto bonito à salada.

Frisada, também conhecida como alface frisée

Além dos mesmos minerais da alface crespa, contém quantidades mais expressivas de ferro, vitamina A e C. É comum na gastronomia francesa, geralmente acompanhada com molho de mostarda dijon.

Mimosa

Amargor mais acentuado, pontas roxas, também pode ser encontrada completamente verde.

Romana

Tem vitamina K e magnésio.

Roxa

Pontas bem roxas, tem alto poder antioxidante, vitamina K e é muito utilizada para decorar a salada.

Sobre o autor

Daniela Schwery

Daniela Schwery

Daniela Schwery é produtora do livro “Rejuvenesça com Beleza e Espiritualidade”, de Jurandy Leite. Escreveu artigos para Rogério Sanches Buso, do Espaço Antahkarana, e para dra. Renata Franco. É pioneira em mix de tratamentos dermatofuncionais, conteudista da Horta em Casa, bacharel em direito, analista político, analista de gerenciamento de redes sociais, articulista do Meu Brasil Verde e Amarelo, Divergente, Canal do Torto, conteudista do Juca Chaves, e da dra. Jéssica Polese, tendo trabalhado para a campanha política de Aridelmo Teixeira (Fucape) e do dr. Gustavo Peixoto (premiado médico em cirurgia bariátrica) – recordista em arrecadação crowdfunding.

Contatos:

Email: [email protected]
Facebook: Dani Schwery
Instagram: @danischwery
Twitter: @danischwery
LinkedIn: Daniela Schwery