Ervas e Chás Nutrição

Chá caseiro para dor de estômago

Pixabay - Imagem de Myshun
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

É muito comum as pessoas sentirem dor de estômago, eventualmente. Isso pode ocorrer devido à má digestão, ao excesso na ingestão de café, bebidas alcoólicas, comidas muito condimentadas, à ansiedade, ao estresse e como efeito colateral do uso de alguns medicamentos.

Algumas vezes a dor no estômago é concomitante com diarreias, vômitos, gases ou azia. Caso ela seja persistente e rotineira, é fundamental consultar um gastroenterologista, que é o especialista nas funções do aparelho digestivo, pois ele saberá avaliar a questão, solicitando exames específicos e recomendando os remédios apropriados, sem os riscos que acarreta a automedicação.

Numa situação em que nitidamente se percebe ser possível resolver o problema de forma natural, com um chá, e também eliminar a dor, ainda é importante tomar cuidado com o tipo de planta com a qual ele será preparado, pois algumas são muito benéficas, outras inócuas e outras podem ser até prejudiciais.

Outro cuidado refere-se ao tipo de preparo do chá, pois ele pode ser feito de folhas, cascas, talos, brotos, frutas, flores e raízes. É importante saber que ele é mais benéfico se for feito na hora do consumo, a menos que deva ficar em repouso e sempre com ingredientes de boa procedência.

Imagem de uma linda xícara de porcelana pintada com rosas sobre um pires. Ela está cheia de Chá caseiro para dor de estômago.
Imagem de Terri Cnudde – Por Pixabay

Tipos de preparação dos chás

Por infusão

Nessa forma de preparar o chá, o ingrediente principal será adicionado à água fervente e permanecerá durante alguns minutos nela para desprender as propriedades características e específicas da matéria-prima. Se for um chá de flores e folhas, em média são necessários dez minutos. No caso de raízes, cascas e talos, em torno de 20 minutos. Posteriormente, tudo deve ser coado.

Por decocção

Nessa preparação a matéria-prima do chá é levada ao fogo com a água fria e permanece até ferver, de cinco a 20 minutos, mas somente as partes mais firmes da planta (talos, cascas e raízes) necessitam de 15 a 20 minutos de fervura. Na sequência o fogo é desligado e o recipiente é tampado e permanece fechado durante alguns minutos.

Por maceração

Essa forma de preparar o chá envolve deixar a matéria-prima de molho em água fria durante um período de dez a 24 horas. As folhas, as flores e os brotos ficam menos tempo, de dez a 12 horas, enquanto que as partes mais rígidas devem ser cortadas em pedaços e permanecer no molho durante 24 horas. Outra possibilidade é apertar suavemente as partes num pilão para liberar os óleos e as substâncias terapêuticas.

Imagem de uma xícara de chá com uma folha grande de erva sobre um pires. A xícara está com Chá caseiro para dor de estômago.
Imagem de Congerdesign – Por Pixabay

As plantas utilizadas nos chás caseiros para dor de estômago

Entre as plantas mais comuns utilizadas na preparação de chá caseiro para dor de estômago estão:
Alface – é uma rica fonte de fibras que ajuda a prevenir a constipação e beneficia o funcionamento intestinal e o trato digestivo, sendo um antiácido natural. Possui muitas vitaminas, especialmente as vitaminas A e C. É fonte de minerais, como ferro e magnésio, essenciais à saúde humana.

Boldo – auxilia nos problemas do estômago. As espécies variam entre o boldo-brasileiro, o boldo-gambá, o falso-boldo e o boldo-do-chile. O falso-boldo, originário da África, atua no sistema digestivo, com efeitos na diminuição de gases, no tratamento da vesícula e nos males do fígado, assim como o boldo-do-chile ou boldo-verdadeiro.

Camomila – tem ação antibacteriana, anti-inflamatória, antiespasmódica e calmante nas dores estomacais. É ainda estimulante de cicatrização.

Capim-santo – rico em terpenos, flavonoides e compostos fenólicos, que proporcionam efeito antioxidante, melhoram a digestão e tratam as alterações no estômago. Tem ação antiespasmódica, que ajuda a aliviar a dor de estômago. Também é conhecido como capim-cidreira e capim-cheiroso, entre outros.

Erva-doce – eficiente para resolver os problemas digestivos e aliviar a dor estomacal, reduz os efeitos da fermentação dos alimentos no intestino, responsável pela produção de gases.

Hortelã – essa é uma planta que possui muitas qualidades terapêuticas. É calmante, combate os vermes intestinais, fortalece o estômago, favorece a digestão e pode combater a infecção parasitária de amebas e giárdias, por exemplo.

Com tão boas características e finalidades, um chá caseiro para dor de estômago com uma única planta ou de forma combinada pode trazer benefícios e alívio imediato. Veja a seguir algumas sugestões de chás muito fáceis de serem feitos e ingeridos.

Imagem de uma xícara de vidro sobre o pires e ao lado um lindo ramo de pequenas flores nas cores rosa e branco. A xícara está com Chá caseiro para dor de estômago.
Imagem de S. Hermann & F. Richter – Por Pixabay

Receita de chá caseiro para dor de estômago

Chá caseiro de folhas de alface

A preparação do chá caseiro para dor de estômago com folhas de alface é por decocção de 80 gramas de folhas higienizadas de alface, colocadas em um litro de água fria filtrada e levadas à fervura durante cinco minutos. Após desligar a chama, é necessário deixar descansar por dez minutos em recipiente tampado. O chá fica com coloração clara e deve ser ingerido depois de coado, quatro vezes ao dia, em jejum e entre as refeições.

Chá caseiro de boldo

A preparação do chá caseiro para dor de estômago com folhas de boldo pode ser por infusão ou por maceração, dependendo do tipo da planta.

No caso do boldo-do-chile, é por infusão, adicionando água filtrada fervente sobre uma colher (sopa) das folhas secas picadas, em uma xícara e deixando descansar tampada por aproximadamente quatro minutos. Ingerir sem açúcar, após coar.

Quanto ao chá caseiro para dor de estômago feito com boldo-gambá, é necessário macerar uma colher (sopa) das folhas frescas, suavemente num pilão, e adicionar uma xícara (aproximadamente 200 ml) de água fria filtrada. Depois de coar, basta ingerir o chá frio e sem açúcar.

Qualquer um dos dois chás tem coloração clara e gosto pouco aprazível, mas é muito eficaz e deve ser ingerido somente no evento de dor.

Chá caseiro de flores de camomila

A preparação do chá caseiro para dor de estômago com flores de camomila é por infusão. Em um recipiente que possa ir à chama, leve 200 ml de água filtrada e deixe ferver. Desligue a chama e adicione uma colher (sobremesa) de flores secas de camomila, deixando na água por cerca de cinco minutos, com o recipiente tampado. Coe para consumir. O chá fica com coloração clara e deve ser ingerido até três vezes ao dia, no máximo.

Imagem de uma xícara moderna de vidro sobre um pedaço de juta e ao lado uma linda flore amarela. A xícara está com Chá caseiro para dor de estômago.
Imagem de Marina Pershina – Por Pixabay

Chá caseiro de capim-santo

A preparação do chá caseiro para dor de estômago com as folhas de capim-santo é por infusão. Numa xícara (aproximadamente 200 ml) coloque uma colher (chá) das folhas higienizadas e picadas da planta e complete com água filtrada e fervente, deixando descansar até esfriar. Coe muito bem e beba na sequência. É um chá com uma coloração clara, que pode ser ingerido de três a quatro vezes ao dia. Em caso de dores abdominais agudas nas mulheres grávidas, esse chá deve ser evitado.

Chá caseiro de erva-doce

A preparação do chá caseiro para dor de estômago com flores de erva-doce é por infusão. Em uma xícara (aproximadamente 200 ml) de água filtrada e fervida, adicione uma colher (chá) de erva-doce seca e tampe, deixando descansar de três a cinco minutos. Coe e beba a seguir. O chá fica com uma coloração clara e traz outros benefícios à saúde, mas deve ser evitado por mulheres com câncer de mama, pois pode influenciar negativamente o tratamento, uma vez que ele altera a quantidade de hormônios femininos, como o estrogênio. Para quem faz suplementação de ferro a ingestão, também é desaconselhado, pois esse chá impede a absorção desse nutriente.

Chá de folhas de hortelã

A preparação do chá caseiro para dor de estômago com folhas de hortelã é por decocção. Num recipiente que pode ser levado à chama, coloque 180 ml de água fria filtrada, seis folhas de qualquer tipo de hortelã e deixe ferver por até sete minutos. Desligue a chama e tampe o recipiente, deixando em repouso até amornar. Coe e tome sem adoçar. Esse chá fica com uma coloração clara e pode ser ingerido ao longo do dia, sempre feito um pouco antes da ingestão para manter o sabor e o aroma.

Lembrete: a água para preparar o chá deve ser sempre filtrada ou mineral.

Imagem de uma xícara de Chá caseiro para dor de estômago sobre um livroo aberto.
Imagem de Free-Photos – Por Pixabay

Curiosidades sobre o chá

O chá já foi utilizado pela China como moeda, na antiguidade;

Uma xícara de chá branco tem a mesma quantidade de antioxidantes que dez copos de suco de maçã;

Há mais de 3 mil variedades de chá;

O chá é uma bebida sagrada no Tibete;

Os tipos mais famosos de chá são o branco, o verde, o preto e o oolong;

É comum entre os orientais ingerir o chá durante as refeições;

O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo.

Você também pode gostar

O chá é uma bebida que traz muitos benefícios para a saúde, desde que adequadamente preparado e ingerido. É energético, digestivo, diurético e relaxante. Dependendo das ervas empregadas, auxilia as pessoas a superarem muitos males, como é o caso do chá caseiro para dor de estômago, mas acima de tudo é convidativo a pausar as atividades cotidianas por alguns minutos e usufruir de um dos sabores que a natureza nos proporciona.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]