Nutrição Saúde Integral

Receita de panqueca integral

receita de panqueca integral
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Para uma refeição mais leve e com muita praticidade, uma receita de panqueca pode ser a opção ideal. Esse prato pode levar recheios salgados (carne bovina, frango, peixe, abobrinha, cogumelos, berinjela, rúcula, tomate, queijo) ou doces (chocolate, frutas, doce de leite, goiabada), mas a receita da massa não muda.

receita de panqueca integral

A maioria das receitas de panqueca são feitas com farinha branca. Embora seja mais comum na alimentação brasileira, a farinha branca é menos saudável, porque passa por processos de refinamento que anulam os nutrientes do trigo. Por isso uma opção mais saudável é a receita de panqueca integral.

A farinha integral pode ser usada na receita de panqueca integral junto à farinha branca (em menor quantidade), para que a massa seja mais nutritiva e ao mesmo tempo mantenha a leveza. Com a farinha integral, são preservados o farelo e o gérmen do trigo, agregando fibras e ferro para o preparo.

Você também pode gostar de:

A seguir, você vai encontrar uma receita de panqueca integral sem recheio. Depois você vai encontrar sugestões doces e salgadas para recheá-las com muito sabor!

Receita de panqueca integral

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 200ml de leite
  • 10 colheres de sopa de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo branca

Modo de preparo

No liquidificador, bata até fazer espuma o ovo, o azeite e o leite. Depois acrescente as duas farinhas. Bata até formar uma massa homogênea. Unte uma frigideira e adicione uma porção da massa. Frite até que ela comece a dourar dos dois lados. Está pronta!

Como nessa massa não vai sal ou açúcar, você pode usar a receita de panqueca integral tanto para um doce quanto para um salgado. Para manter a leveza dessa refeição nutritiva, você vai encontrar recheios que podem melhorar o prato:

receita de panqueca integral

Recheios salgados

Palmito com tomate, ervilha e milho; Couve-flor com requeijão light e milho; brócolis com cenoura; alho-poró com presunto e ricota; berinjela com queijo cottage; espinafre com requeijão light; atum com tomate e queijo branco; abobrinha com cenoura e palmito.

Recheios doces

Frutas vermelhas (morango, framboesa, mirtilo, amora, cereja); maçã com canela; banana com canela; manga com uva; pera com chocolate; goiabada com queijo branco; doce de leite com queijo branco.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]