Cromoterapia Terapias

CROMOTERAPIA

Ilustração gráfica de faixas coloridas, nas cores e sequência amarelo, laranja, rosa, vermelho, roxo, azul e verde, todas em cima de um fundo roxo.
Thaís Guerra
Escrito por Thaís Guerra

O poder das cores no nosso inconsciente

A busca por compreender o poder das cores no inconsciente é antiga. Passando por Platão e Aristóteles, e estudada mais profundamente pelo físico James Clerk Maxwell. A cromoterapia pode ser definida como um tratamento baseado na influência das cores. Sendo uma prática da pseudocientífica, e reconhecida pela Organização Mundial de Saúde desde 1976. A técnica visa harmonizar e equilibrar a mente, corpo, emoções e nossa energia. Vejamos algumas definições das cores:

Vermelho: é uma cor estimulante e intensa. Está ligada a paixão, conquista, poder, excitação e sexualidade. É bastante indicada para tratamento de depressão e afastar o desânimo, todavia é necessário cautela com os excessos, pois pode estimular a agressividade e deixar a pessoa bastante agitada.

vermelho e amarelo

Amarelo: é estimulante, alegre e muito viva. Sendo indicada para estimular a criatividade, inteligência e os estudos. É representada pela luz, e é ótimo para manter o foco e trazer a vitalidade.

Laranja: é uma cor que representa restauração e regeneração. É indicada para a recuperação emocional, pois estimula nossa coragem e o otimismo.

verde e laranja

Verde: é a cor da cura. Remete à natureza, renovação, esperança, compaixão e carinho. É ótimo para energizar ambientes e o corpo, e sugere equilíbrio e harmonia emocional.

Você também pode gostar de:

Azul: tem a capacidade de acalmar a mente e tranquilizar o corpo. É tranquilizante, e eleva a serenidade, harmonia e a paz. E é bastante indicado em casos de insônia e estresse.

Rosa: é a cor do amor. Estimula o afeto, a união e equilíbrio dos relacionamentos. Essa cor é associada ao universo feminino, a ternura, pureza, delicadeza e beleza.

rosa e lilás

Lilás: essa cor é ligada ao mundo espiritual, místico e transmutação. Conhecida também por limpar as energias dos ambientes, e a equilibrar nosso emocional e nos ligar ao sagrado que habita em nós.

As cores possuem características terapêuticas. Uma dica simples, é usar uma roupa, acessório ou objeto na cor amarela ou laranja nos dias nublados da vida. Faça o teste, e veja como as cores podem lhe auxiliar.

Sobre o autor

Thaís Guerra

Thaís Guerra

Apaixonada pelo despertar da consciência e pela evolução humana.

Trabalho com a medicina visual, que é uma técnica exclusiva de pintura, e com a junção do poder dos arquétipos e das cores para auxiliar na cura e no caminho do despertar da consciência.

Acompanhe meu trabalho pelas redes sociais.

Contato:
Email: [email protected]
Facebook:
Thaís Guerra

Instagram: @atelie_thaisguerra