Espiritualidade

Dia de Ação de Graças: conheça o poder da oração de agradecimento para essa data

Recorte de uma família sentada à mesa com as mãos dada em momento de oração.
Rawpixel.com / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma das palavras mais importantes e utilizadas por quem não para de buscar uma vida cheia de paz é “gratidão”. Sim, esse sentimento altruísta de agradecimento tem o poder de aproximar pessoas de outras, além de abrir espaço de diálogo com as entidades superiores. Você se considera uma pessoa grata? A quem ou ao que você agradece? O Dia de Ação de Graças é um momento de muita paz e espiritualidade, com direito a uma oração de agradecimento a Deus. Você conhece essa data?

O Dia de Ação de Graças é um feriado típico dos Estados Unidos, do Canadá e de alguns países caribenhos. Trata-se de um momento de agradecimento a Deus por meio de festas e orações, no qual famílias e comunidades se unem em nome da fé e da bondade.

Apesar de ser um feriado tradicional apenas em países do hemisfério norte do continente americano, também é possível ver grupos e famílias que celebram a data aqui no Brasil. É mais um momento para fazer aquela reunião de família e espalhar momentos de agradecimento e de comemoração às benesses.

Seja qual for a sua religião, essa data pode ser um momento de pausa para agradecer aos céus por tudo de bom que vem acontecendo na sua vida. Se você quer saber mais sobre a história dessa data especial e aprender orações para esse momento, acompanhe este artigo produzido pela nossa equipe do Eu Sem Fronteiras.

Dia de Ação de Graças: um dia dedicado a orações de gratidão a Deus

O Dia de Ação de Graças é originalmente chamado de Thanksgiving Day, em inglês, e é um feriado muito tradicional nos Estados Unidos e no Canadá, principalmente. Nos países caribenhos colonizados pelos norte-americanos, a data também é celebrada, embora com menos vigor do que nos países citados anteriormente.

Tradicionalmente, o Dia de Ação de Graças é celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro, em alusão à gratidão dos colonos da região da Nova Inglaterra pela colheita outonal. Americanos festejam esse momento desde o ano de 1621. No ano de 1863, o então presidente Abraham Lincoln sancionou a data como Dia Nacional de Ação de Graças.

No Canadá, o Dia de Ação de Graças é celebrado na segunda segunda-feira de outubro, enquanto em outros países mais distantes da tradição norte-americana, como o Brasil, seguem a data dos Estados Unidos.

Na ocasião, as famílias realizam um jantar típico, com pratos clássicos do período, como o peru de ação de graças. O momento do alimento divide espaço com orações de gratidão a Deus. A noite é um momento de muita emoção e fé, no qual as pessoas também realizam orações de gratidão ao Universo.

Uma curiosidade é que a famosa data de descontos e promoções conhecida como Black Friday ocorre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. A tradição da data é tão grande que o mercado se adaptou com a realização desses momentos promocionais como preparação para as últimas festas do ano.

O que a Bíblia ensina sobre o Dia de Ação de Graças?

Como já explicado anteriormente, o Dia de Ação de Graças é uma celebração moderna, comemorada pelos americanos. Você por acaso se pergunta o que a Bíblia tem a dizer sobre essa data? Será que é proibido comemorar esse momento de gratidão?

Pois bem, por ser uma data moderna, não há alusão explícita e exata ao Dia de Ação de Graças na Bíblia, naturalmente. No entanto o ato de agradecer a Deus por meio de festas, sacrifícios de animais e orações especiais está em diversas passagens do livro sagrado.

A Bíblia diz que todos os filhos e filhas devem agradecer a Deus, mas não explicita um dia específico para esse momento. Essa data pode muito bem ocorrer no Dia de Ação de Graças.

O que devemos agradecer no Dia de Ação de Graças?

Foto de plantas de outono e a frase give thanks escrito.
Priscilla Du Preez / Unsplash

O Dia de Ação de Graças é um momento em que você pode agradecer aos céus por mais um ano com saúde e com a graça divina ao seu redor. Sem sombra de dúvidas, é uma noite em que boas intenções e boas energias devem se fazer presentes na mesa recheada de alimentos.

O sentimento de gratidão precisa ser o protagonista. Tente não reservar momentos para pedidos, pois esse é um momento de agradecimentos. Deus escuta todos os seus filhos e, assim como há momentos destinados aos pedidos, há também a noite dos agradecimentos.

Além disso, exercitar o ato de gratidão faz com que qualquer pessoa cresça individualmente, pois se sentir grato com sinceridade engradece qualquer alma. E Deus gosta de ver seus filhos cheios desse sentimento.

Por que é importante fazer uma oração no Dia de Ação de Graças?

Como a data é um momento para demonstrar a Deus que você é uma pessoa grata por tudo que vem conquistando e até pelo simples fato de respirar neste mundo tão complexo, belo e enorme, as orações são instrumentos perfeitos para estabelecer esse contato direto com o divino.

Não se poupe de realizar orações já costumeiras na sua vida, ou peça ajuda aos mais velhos, que são pessoas com muita sabedoria a respeito da fé e da relação com Deus. Orações para Deus e para o seu anjo da guarda podem ser as melhores durante essa noite.

Não se furte de realizar várias delas. Também emane energias para todos os lados, realizando orações de gratidão para o universo. Durante esse feriado, é importante estar em contato com todas as energias positivas que vibram simultaneamente. Aproveite também para rezar e agradecer em conjunto com os seus.

Orações para o Dia de Ação de Graças

Existem diferentes maneiras de realizar essas orações. É importante que você as realize do melhor jeito possível, a fim de sempre prestar respeito aos seres superiores e garantir que as bênçãos sejam ouvidas por Deus e por seus anjos superiores.

Durante o Dia de Ação de Graças, é indicado que as preces também sejam realizadas em conjunto. Um dos espaços indicados para esse momento é a própria mesa de jantar, rodeados pelo belo banquete de agradecimento. Junte-se à sua família e agradeçam a Deus por mais um ano de muita saúde e sucesso. Agradeçam também pela própria noite de fartura.

É importante que você esteja bem durante todo o dia, que o sentimento de gratidão seja sincero, não protocolar ou obrigatório. Por fim, agradeça aquilo pelo qual você é verdadeiramente grato, pois a força desse momento altruísta e humilde com certeza chegará aos ouvidos divinos.

Se você precisa de ajuda com orações específicas para esse momento, confira e pratique algumas orações selecionadas pela equipe do Eu Sem Fronteiras.

Mãos em oração.
Austin Ban / Unsplash

Oração de gratidão eterna

“Ó, meu querido Deus,
Criador de tudo que vive e se movimenta,
Venho a ti com toda a minha fé e sinceridade
Para agradecer por toda a eternidade
Te saúdo e te digo que a vontade é de passar o resto do dia dando graças

Que minha vida permaneça assim: ao seu lado, meu Deus
E ao lado de todos que amo e que o Senhor colocou no meu caminho
Toda manhã é dia de agradecer e espalhar gratidão
Ó, meu Deus, como é bom viver no seu mundo

Respirar o ar que você criou, Senhor
É a melhor dádiva que existe
Sinto gratidão eterna e louvo a Tua Presença,

Amém”

Oração de gratidão pela vida

“Deus meu, senhor de nós todos
Venho aqui em mais um dia para te agradecer
Mais um dia de vida e de saúde
Com muita alegria e gratidão
Porque a vida me inspira a isso

A vida me faz ter mais vontade de viver
Porque a tua voz ecoa em todos
A tua palavra é forja e motor
E nós, filhos e filhas do teu sopro,
Agradecemos como nunca
Nunca nos cansamos de agradecer

Que sua graça continue ecoando
Daqui eu creio e agradeço,

Amém”

Oração de agradecimento

“Ó, senhor, criador do céu e da terra,
Pai de todos os seres vivos,
Benfeitor e misericordioso,
Venho aqui neste dia tão especial e tradicional
Para agradecer por mais um ano de vida
Como fizeram nossos pais fundadores

Amo cada dia que vivo aqui neste planeta
Porque vejo a beleza que emana da sua existência
Que o Senhor continue me iluminando e me enchendo de graça
Sinto muita gratidão e agradecimento por tudo

Amém”

Conheça alguns Salmos de Gratidão para o Dia de Ação de Graças

Para quem deseja se ancorar nas palavras divinas do livro sagrado, nada melhor do que rezar com o auxílio de salmos. Esses textos já são naturalmente repletos de gratidão e de bondade, falam sobre as coisas bonitas que foram criadas por Deus com muita poesia e bondade. Confira uma lista de 10 salmos de gratidão a Deus indicados para esse momento especial.

Vinde, cantemos alegremente ao Senhor, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação. Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor.” (Salmo 95:1-2)

O canto em homenagem a Deus é algo essencial para os seus filhos e filhas. Muitos esquecem de agradecer e só fazem pedidos ao divino. Deus gosta de quem sabe agradecer, de quem reconhece a misericórdia Dele.

Eu louvarei ao Senhor segundo a sua justiça, e cantarei louvores ao nome do Senhor, o Altíssimo.” (Salmo 7:17)

Louvar a Deus é o que você pode fazer de melhor durante o feriado do Dia de Ação de Graças, então se regozije com a palavra Dele.

Abre-me as portas da justiça, para que eu entre por elas e dê graças ao Senhor.” (Salmo 118:19)

Deus é capaz de tudo, é o grande conhecedor da maior justiça com a qual todo ser humano pode entrar em contato, então agradeça por isso.

Oferece a Deus, por sacrifício, ações de graças, e paga ao Altíssimo os teus votos; e invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.” (Salmo 50:14-15)

Que o sentimento de gratidão seja o mais sincero possível e que Deus devolva com muitas graças que serão logo alcançadas.

Sobre mim estão os votos que te fiz, ó Deus; eu te oferecerei ações de graças; pois tu livraste a minha alma da morte. Não livraste também os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz da vida?” (Salmo 56:12-13)

A força de Deus é tão grande que, muitas vezes por linhas tortas, é capaz de livrar qualquer um da morte. Agradeça a vida, essa que é a maior dádiva que existe.

Deem graças ao Senhor pela sua benignidade e pelas suas maravilhas para com os filhos dos homens! Pois ele satisfaz a alma sedenta e enche de bens a alma faminta.” (Salmo 107:8-9)

Graças eternas ao altíssimo, criador do céu e da terra, mas também da benevolência, da bondade e justamente da gratidão.

A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados. O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele se refugiam será condenado.” (Salmo 34:21-24)

A misericórdia divina é tão grande que nenhum dos seus filhos e das suas filhas ficará à mercê da condenação. Agradeça a isso!

Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca. No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem.” (Salmo 34:1-2)

Que na boca de cada filho e filha, nesse momento de ação de graças, o gesto de agradecimento a Deus esteja presente com vigor.

Você também pode gostar

Graças te dou de todo o meu coração; diante dos deuses a ti canto louvores. Inclino-me para o teu santo templo, e louvo o teu nome pela tua benignidade, e pela tua fidelidade; pois engrandeceste acima de tudo o teu nome e a tua palavra.” (Salmo 138:1-2)

É graças à misericórdia e ao poder de Deus que todos nós estamos vivos. Toda celebração é um momento certo para agradecer a Ele.

Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade, sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério, ao som solene da harpa.” (Salmo 92:1-3)

Bom mesmo é agradecer a Deus ao lado de quem você ama. Juntos, unam as mãos e sintam gratidão por tudo que Deus colocou na vida de vocês.

E aí, o Dia de Ação de Graças é uma grande data, não é? Que você possa comemorar com muita fé e alegria ao lado de todos aqueles que você ama. Com certeza, Deus ficará contente com essa demonstração de fé, alegria e muita sinceridade. Exercite a gratidão sempre.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br