Espiritualidade

Dia dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Conheça o simbolismo desta data!

Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael representados em pintura.
Renata Sedmakova / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um das principais datas para quem crê em anjos e é próximo da espiritualidade é o Dia dos Arcanjos. Celebrado no dia 29 de setembro, o dia remete aos principais arcanjos, como Miguel, Gabriel e Rafael.

Segundo a tradição cristã, os arcanjos são os guardiões de Deus. Também são definidos como santos de destaque para a Igreja Católica, sendo citados brevemente em várias passagens da Bíblia, como nos livros Apocalipse, Judas e Daniel.

É possível encontrar ecos e versões dos arcanjos em outras religiões. Por meio do processo de sincretismo com o cristianismo, por exemplo, eles são vistos como Oguns na umbanda. Costuma-se também fazer uma aproximação deles com alguns deuses hindus cultuados na Índia.

A seguir, saiba mais sobre as características de cada arcanjo e aprenda as melhores maneiras de conectar-se com eles. Reflita sobre os principais aprendizados que as suas histórias podem conter e como buscar a paz por meio do auxílio desses seres de luz.

Arcanjo Miguel

Miguel é o único arcanjo que tem seu nome revelado nos textos da Bíblia, o qual significa “semelhante a Deus”. Sendo assim, não é por acaso que ele ocupa um espaço ao lado do Criador: é tido como um ser muito fiel e guardião de Deus. Sem entrar em muitos detalhes, algumas passagens explicam o papel exercido por Miguel durante eventos importantes. Em Apocalipse 12:7, é dito que ele lidera o exército divino na luta contra o Diabo. Já em Daniel 10:12-13, descreve-se Miguel como uma entidade que dá apoio aos outros anjos.

Por tais características, esse arcanjo é considerado um santo protetor e poderoso. Capaz de auxiliar no equilíbrio e na limpeza de auras carregadas, ele tem total capacidade de orientar seus seguidores no melhor propósito em vida. Uma experiência famosa é a oração de 21 dias do arcanjo Miguel.

Durante 21 dias seguidos, incluindo sábados e domingos, você deve fazer a famosa oração destinada ao arcanjo. O ato religioso pode ser feito em qualquer lugar, mas é aconselhado que seja a própria residência, em momento calmo e introspectivo. A oração tem o poder de resolver problemas, abrir caminhos e trazer uma sensação de paz para pessoas que estão em momentos turbulentos.

Estátua de Arcanjo Miguel.
Ruslan Lytvyn / Shutterstock

Arcanjo Gabriel

O arcanjo Gabriel é o grande mensageiro de Deus e o significado de seu nome é “Deus é meu protetor”. Gabriel foi o responsável por levar a mensagem da gravidez de Isabel à Zacarias e também a Maria sobre o nascimento do menino Jesus.

Para que Maria não fosse julgada por São José e outros, ele enviou a mensagem por meio de sonhos a ele. O arcanjo Gabriel possui uma essência feminina e maternal. Ele se faz presente em todos os períodos da gravidez, do início ao fim, e também é considerado o responsável por enviar novas almas à terra.

O arcanjo Gabriel possui o poder de cura para o ciclo menstrual, colo do útero e cancro da mama. Ele ainda ajuda na limpeza do nosso organismo e também é capaz de transformar tudo para nos ajudar a conquistar nossos objetivos.

Arcanjo Rafael

Anjo da providência, Rafael tem o significado de “Cura de Deus”. Ele foi um dos únicos a viver com os homens através de sua forma humana. O arcanjo Rafael tem como missão auxiliar na cura de feridas físicas e emocionais. Ele não é apenas curandeiro, ele também é o maior auxiliador de todos os outros que promovem a cura.

O arcanjo Rafael também é o anjo que acompanha os viajantes e os mantém sob seu cuidado até que cheguem em casa. A grande missão de Rafael é ensinar como podemos nos proteger dos males espirituais e físicos.

Estátua de um arcanjo.
Immaculate / Shutterstock

A energia do Dia dos Arcanjos

Podemos ver que os arcanjos são realmente muito poderosos, além de grandes aliados de Deus e do reino dos céus. Esses seres celestiais podem fazer coisas grandiosas em nossa vida, principalmente no Dia dos Arcanjos!

Receba toda a energia das boas-novas do arcanjo Gabriel, da cura do arcanjo Rafael e da proteção superior do arcanjo Miguel. Lembre-se sempre de que o reino dos céus está sempre te ouvindo e eles estão sempre intercedendo por todos nós! Acenda sua vela, faça uma oração de coração e deixe-os agir sobre sua vida.

Conecte-se com os arcanjos nesse dia

No Dia dos Arcanjos, esteja pronto para uma conexão limpa e sadia com os protetores. Acorde cedo, mexa-se, guarde um momento para a introspecção e realize orações para esses seres de luz para ter contato com eles. Além disso, esteja aberto para receber as energias, pois o Dia dos Arcanjos marca uma troca entre todos nós e os santos guardiões. Medite em silêncio, em um canto da sua residência ou de um lugar que você sinta que lhe traz paz ou realize orações próximo a um copo cheio de água.

Oração aos três Arcanjos – círculo de luz e proteção

Arcanjo Miguel – Príncipe Guardião e Guerreiro,
defendei-me e protegei-me com vossa espada,
não permiti que nenhum mal me atinja.

Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes,
contra quaisquer atos de violência.
Livrai-me de pessoas negativas.

Espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção
em meu lar, meus filhos e familiares.

Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens.

Trazei paz e harmonia.

Arcanjo Rafael – Guardião da saúde e da cura,
peço que vossos raios curativos desçam sobre mim,
dando-me saúde e cura.

Guardai meu corpo físico e mental,
livrando-me de todas as doenças.

Expandi vossa beleza curativa em meu lar,
meus filhos e familiares, no trabalho que executo,
para as pessoas com quem convivo diariamente.

Afastai a discórdia e ajudai-me a superar conflitos.

Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser,
para que eu possa sempre refletir a vossa Luz.

Arcanjo Gabriel – Portador das boas-novas,
das mudanças, da sabedoria e da inteligência,
Arcanjo da Anunciação, trazei todos os dias mensagens boas e otimistas.

Você também pode gostar

Fazei com que eu também seja um mensageiro,
proferindo somente palavras e atos de bondade e positivismo.

Concedei-me o alcance de meus objetivos.

Queridos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel,
Que o Círculo de Luz e Proteção que emana de vós me cubra,
à minha família, aos meus amigos, aos meus bens e a toda a humanidade.

Através de uma conexão com os três arcanjos, você pode ter certeza de que sua vida terá grandes transformações! Harmonia, paz e muita cura para sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br