Saúde Integral

Dicas para combater a ansiedade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Aansiedade é uma característica biológica presente em todos nós. O temor, a preocupação e os estímulos causados por fatos que ainda não aconteceram, mas que acreditamos que podem acontecer, geram efeitos psicológicos e castigam desde pequenas crianças até idosos de idade bastante avançada. Todos nós, em doses variadas, temos um pouco de ansiedade em algum momento. No final do ano, com a chegada do natal, que jogue a primeira pedra uma criança que não fica um pouco ansiosa com o presente que poderá ganhar, até mesmo um adulto com a possibilidade de viajar nas férias depois de muito trabalho.

Em doses moderadas, a ansiedade tem seu lado positivo. Estimula a imaginação, gerando ações do indivíduo para desfrutar antecipadamente algo prazeroso, mas também pode ajudá-lo a prevenir-se com antecedência de alguma ameaça. O problema é quando essa antecipação de emoções começa a controlar nossa vida. Enquanto a depressão pode ser considerada um “excesso de passado” que domina a mente, a ansiedade é justamente o contrário: um excesso de futuro.

Quando a ansiedade domina a nossa mente, ela causa efeito também em nosso estado físico.
Alguns de seus sintomas são fadiga, insônia, confusão, tensões musculares, tontura, sensações de impotência e etc. Os tratamentos indicados são com profissionais relacionados à psicoterapia, pois é uma doença da nossa cabeça e que contagia o corpo humano. Medicamentos, dentre os quais ansiolíticos e antidepressivos, também costumam ser utilizados para combater a ansiedade em casos extremos.

Apesar da sua gravidade, alguns alimentos que ajudam a aliviar as tensões podem ajudar a reduzir os efeitos da ansiedade. Não descartando a necessidade de um acompanhamento médico, segue abaixo sete remédios naturais que podem ajudar a aliviar as preocupações.

shutterstock_2177204321 – Chá de Camomila
2 – Chá Verde
3 – Chá de Erva Cidreira
4 – Chá de Valeriana
5 – Ômega 3
6 – Lúpulo (o óleo extraído da planta)
7 – Lavanda (aroma)

Aliado ao auxílio profissional, junto com esses e outros alimentos que auxiliam no relaxamento emocional, é extremamente importante também direcionar os esforços para o que acontece nesse momento. O passado já passou e o futuro é um mistério, então aproveite o presente. Não é à toa que o agora recebe o nome de “presente”, afinal todo dia somos presenteados com uma oportunidade de escrever uma nova história.


  • Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]