Coaching de Bem-Estar Comportamento

Dicas para desestressar a qualquer momento!

Imagem de duas garotas deitadas sobre uma cama. Elas estão com as pernas para cima contemplando o lindo dia.
Foto por Jess Foami no Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O estresse veio junto com o modelo de vida que levamos atualmente e com a modernização, trabalho, filhos, casa e até mesmo estudos. As tarefas se misturam; e, quando os problemas de cada uma começam a aparecer, não tem quem aguente sem se estressar.

Fora a cobrança pessoal de cada um em dar sempre o melhor de si mesmo, cobrança dos chefes e da família. Os motivos são inúmeros; mas, além da carga mental, seu corpo pode dar sinais de que algo não está bem, tais como dores no corpo, na cabeça ou nas costas.

O excesso de estresse pode ocasionar problemas mais graves na saúde física, tais como pressão alta, prisão de ventre, insônia, depressão, doenças no coração, doenças de pele e até mesmo transtornos alimentares, tais como anorexia e compulsão alimentar.

Infelizmente não podemos reduzir suas tarefas e cobranças, mas com algumas dicas você poderá se manter mais equilibrado diante das situações da rotina, se desestressar de tudo o que te sufoca, ter benefícios de corpo e mente.

O que fazer para se desestressar

1. Respire fundo

A respiração é um processo do nosso corpo que ocorre involuntariamente, por isso muitas vezes acabamos não prestando atenção em como estamos respirando. Se a respiração está mais rápida ou lenta, por exemplo.

A dica básica é inspirar fundo e expirar o ar lentamente, depois é só repetir de 5 a 10 vezes, no fim provavelmente já terá oxigenado bem seu corpo e tranquilizado um pouco a mente.

É só repetir essa respiração mais lenta em momentos de estresse em que julgar necessário, e a prática poderá acalmar a mente, ajudar na digestão, melhorar a circulação sanguínea, entre outros.

Imagem de uma mulher praticando atividade física em uma academia,
Ela está levantando peso.
Foto por Javon Thorpe no Pixabay

2. Pratique exercícios físicos

Praticar atividades físicas traz inúmeros benefícios, um deles é ser uma ótima forma de desestressar, consequentemente acalmar as emoções e diminuir tensões diárias.

Pode ser luta, dança, caminhada, musculação, yoga, pilates, funcional ou o que você se identificar mais e estiver ao seu alcance. O que importa é incluir uma atividade física na sua rotina, como uma forma de escape da correria estressante.

3. Durma bem

OK, se você anda estressado, provavelmente tem uma rotina corrida e fica realizando atividades até tarde da noite, mas é hora de rever a rotina e fazer o que for possível para dormir melhor.

Ter qualidade de sono traz muitos benefícios e é muito importante para desestressar. Uma pessoa com uma noite mal dormida já acorda cansada e até mesmo de mau humor.

Por isso tente aos poucos começar a dormir mais cedo. Pequenos detalhes podem ajudar a ter sono mais cedo, tais como: ficar longe de televisões, computadores e celulares (pelo menos diminuir a luz do aparelho ou colocar luz amarela), evitar álcool e cafeína próximo da hora de dormir.

Imagem de uma mulher deitada segurando sobre a sua cabeça um lindo e grande chapéu de sol. Ela está tranquila e aproveitando o tempo livre.
Foto por Sasin Tipchai no Pixabay

4. Tenha um tempo “livre” nos seus dias

Você pode ter dado risada ao ler isso, mas é sério! Com tantas atividades, às vezes o que mais precisamos é de um tempo ocioso, seja assistindo a um filme ou série, mexendo no celular, lendo um livro, conversando com um amigo ou simplesmente sentado no sofá sem fazer “nada”.

Deixar a mente desocupada e refletindo sobre qualquer coisa pode melhorar a produtividade, concentração, resolução de problemas e até mesmo o aprendizado. Nosso cérebro precisa de repouso para aprender, isso tem sido cada vez mais raro com a era da informação.

5. Mantenha uma alimentação balanceada

A alimentação é de onde o nosso corpo tira energia e nutrientes para funcionar. Claro que é confortante comer um chocolate ou outro alimento de que gostamos no momento de estresse, mas uma alimentação equilibrada com os nutrientes de que precisamos pode influenciar diretamente nos sentimentos.

Alguns chás como melissa e camomila podem tranquilizar; enquanto outros alimentos como aveia, iogurte e oleaginosas podem dar mais energia; outros podem nos deixar mais felizes, tais como a banana, o abacate e a canela.

Imagem de uma mulher vestindo um macacão de ginástica na cor rosa. Ela está praticando a meditação.
Foto por Виктория Бородинова no Pixabay

6. Pratique meditação

Praticar pelo menos 20 minutos de meditação diariamente melhora a saúde e o estresse, pois relaxa o corpo. Se preferir pode optar por meditação guiada, yoga ou até mesmo orações de sua preferência.

7. Sorria

Uma boa gargalhada com os colegas de trabalho ou até mesmo sozinho, em frente à televisão, pode ser um dos melhores remédios para desestressar. Relaxa as tensões e aumenta a própria alegria.

Alguns dias pode ser mais difícil; e, se acontecer, ria dos próprios erros. A vida é para aprender, mesmo, e só você pode tornar essa caminhada mais leve.

Você também pode gostar

Por mais que pareçam dicas simples, esses podem ser grandes passos para se desestressar a qualquer momento do seu dia. Dia após dia em uma nova rotina, e você poderá se ver em uma nova realidade. Cada um é capaz de transformar a própria vida e adequar bons hábitos para a própria saúde, até mesmo nos dias mais agitados, relaxe a abuse dessas dicas!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]