Energia em Equilíbrio

Dicas para eliminar o estresse

education and home concept - stressed student girl with books
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Imagine aqueles dias em que você acorda e nada parece dar certo. Trânsito, clima turbulento no trabalho, problemas na família, falta de sorte, entre outras coisas que irritam até as pessoas mais pacientes. Pois é… Sabemos muito bem como é o estresse. O estresse é uma consequência do estilo de vida que levamos, principalmente nas grandes cidades, em meio a loucura pela busca de nossos objetivos e conflitos frente aos nossos desafios. O que devemos nos lembrar é que o corpo, a mente, e as emoções precisam estar saudáveis para realmente vivermos de forma saudável, e por isso não podemos deixar o estresse tomar conta de nossas vidas.

Se você está cansado e sente que pode explodir a qualquer momento, esse artigo é para você. Separamos quatro passos que podem te ajudar pelo menos a diminuir consideravelmente o estresse no seu cotidiano. Com certeza vale a pena tentar pôr em práticas algumas das seguintes dicas:

Primeira etapa: análise

Como já comentei em outros artigos, e volto a ressaltar nesse, todo problema que temos em nossas vidas deve ser tratado na raiz, e não nos efeitos. Comece a observar no seu dia quais situações te deixam mais estressado e anote cada uma delas. Reconhecer essas situações é o primeiro passo para eliminar o estresse da sua vida. Anote todas e vá para o próximo passo.

Segunda etapa: eliminação ou adequação

Para cada item da etapa anterior, classifique como algo que pode ser eliminado ou adequado de alguma forma para te afetar menos no seu dia a dia. Não tenha medo de eliminar coisas supérfluas do seu cotidiano. Você vai se surpreender como desperdiçamos tempo com coisas que não importam nada em nossa vida e só trazem problemas. Não tenha medo de dizer não e elimine-as todas. Porém, algumas coisas não podem ser eliminadas (um chefe chato no trabalho, por exemplo). Nesses casos,  pense em como você pode adequar para que essas situações te afetem cada vez menos. Você não pode se livrar do seu chefe, mas pode entrar no trabalho em um horário diferente para cruzar menos com ele? Já é um começo. Procure alternativas. Acredite, elas existem!

Terceira etapa: reorganize a sua vida

Relaxed mother and sons playing over the bedSe você conseguiu eliminar ou adequar algumas coisas que te deixavam estressado, provavelmente já deve estar sobrando pelo menos um pouco mais de tempo em seu dia. Pegue um pouco do seu tempo livre para reorganizar a sua rotina. Agora vale a ideia: menos é mais! Busque simplificar as coisas. Seja no trabalho ou em casa, tudo fica mais fácil se simplificado. Por que ter três cartões de crédito se você pode ter apenas um com um limite bom? Por que ficar duas horas no trânsito se você pode acordar meia hora mais cedo e chegar no trabalho em menos tempo com o trânsito livre? Simplifique o máximo que você puder. Você não vai se arrepender!

Quarta e última etapa: aprenda a relaxar

Se você fez tudo o que pode, mas, ainda assim, existem coisas que te estressam, aprenda agora a relaxar. A verdade é que não temos o controle sobre tudo o que acontece em nossas vidas. Aceite que algumas situações e pessoas você não tem o poder de mudar. Encare o mundo de forma mais leve, viva o presente e exercite enxergar o lado positivo das coisas, até mesmo das mais estressantes. Pois tudo acontece na vida por um motivo: podemos aprender algo com cada situação que passamos. Se for algo muito estressante, pare e pense o que você pode aprender com aquilo. Aprenda a relaxar e deixe as coisas fluírem naturalmente, pois no final nada é imutável e tudo pode se transformar, mesmo que você não consiga isso agora. Confie na sua boa sorte, que as coisas vão melhorar.


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]