Nutrição Saúde Integral

Diferenças entre alimentação funcional e fitness

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Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando se trata de alimentação saudável, você pode encontrar diversos tipos na internet. Entre as opções, duas são muito comentadas: a alimentação funcional e a alimentação fitness. Resumindo de forma superficial, podemos dizer que a alimentação funcional é composta por alimentos que possuem nutrientes que fazem bem a saúde e previnem diversos tipos de doenças. Já a alimentação fitness possui alimentos com nutrientes que ajudam a recuperação e o desenvolvimento dos músculos de quem pratica atividades físicas.

Alguns alimentos que podem ser considerados parte de uma alimentação funcional: brócolis, couve-flor, tomate, maçã, goiaba, melancia, folhas verdes, grãos integrais e frutas e vegetais no geral.
Alguns alimentos que podem ser considerados parte de uma alimentação fitness: batata-doce, arroz integral, frango, ovo, brócolis e alimentos com alta concentração de proteínas em geral.

De certa forma, podemos identificar algo em comum nos dois tipos de alimentação: a preferência por alimentos naturais. Independente de qual dieta você se sentir mais confortável em seguir, evitar alimentos industrializados sempre será prioridade, pois além de possuir pouco ou nenhum nutriente, eles possuem muitos aditivos químicos que podem fazer mal a saúde.

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No começo, pode parecer difícil se livrar dos alimentos que você compra prontos no supermercado e trocar por alternativas mais saudáveis, mas a boa notícia é que, depois que você acostuma, você não vai mais querer voltar à antiga rotina. Comece aos poucos e não tente mudanças drásticas de uma só vez. Uma das melhores estratégias é utilizar o método de substituição: se você estiver com vontade de comer um doce, por exemplo, em vez de se privar da comida e ficar passando fome e vontade, troque por uma fruta. Você não precisa deixar de comer, mas sim substituir aos poucos os seus hábitos.

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Mas, independente do seu objetivo (emagrecer, ganhar massa muscular ou ficar mais saudável), procure um nutricionista para fazer uma dieta balanceada para você. A internet fornece várias dicas e receitas que podem ajudar na sua alimentação, mas nunca vai substituir o trabalho de um profissional que tem um conhecimento pleno do assunto. Então não se limite ao que leu aqui ou em qualquer outro site. Busque sempre um especialista e boa sorte com os seus novos hábitos de alimentação!


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

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