Nutrição

Saúde é como você se sente. Não somente como você parece!

Jacqueline Rodrigues

Estamos inseridos em enormes sociedades capitalistas que nos vendem constantemente suas ideias economicamente interessantes. Uma delas é a de limitar a definição de saúde ao aspecto físico das pessoas, influenciando nossas opiniões e consequentemente escolhas de consumo.

Inconscientemente, ou não, as pessoas compram essas ideias e, em escalas menores – mas não menos influentes – é isso que vemos disseminado nas redes sociais diariamente… Fit bloggers, youtubers e instagramers com corpos incrivelmente malhados que vendem não só uma imagem de saúde, mas também de prosperidade. Que muitas vezes não é verdadeira, é só marketing!

Leigos em saúde literalmente vendem suas “versões”, receitas, vídeos, fórmulas e até prescrições e produtos que prometem a “saúde” e prosperidade que todos queremos ter.

Mas aparência agradável, corpos magros, barrigas zeradas e músculos não são sempre sinônimos de bem-estar físico,  e tantas vezes nem mental e emocional. Associar aparência com saúde é uma visão unilateral e estreita que ignora o aspecto mental, emocional, psicológico, relacional e espiritual, que compõem cada um de nós.

Fica o alerta aos leitores nas redes. Ao invés de julgar sua aparência, se comparar e viver dentro de regras e rotinas de modelos fitness das redes sociais, olhe para si mesmo. Preste atenção nas suas necessidades e preferências, e acolha somente aquilo que possa funcionar bem para você. Não siga prescrições, programas, desafios e informações de saúde de pessoas não aptas como verdades absolutas porque não são para você. Pode ter funcionado para quem as praticou, pois muitas vezes foram e são acompanhados por profissionais da saúde, mas nem por isso deveriam terceirizar comercialmente essas diretrizes, que não levam em conta a individualidade e características do público leitor. 

shutterstock_288126602

Motivação e inspiração são ferramentas incríveis, que aproximam as pessoas de hábitos mais saudáveis. O que não deve ser comprado online são condutas alheias! Se motive, mas pense holisticamente para o seu ser! Você não é só físico! Saúde engloba muito mais do que aparência, e se você precisa melhorar sua saúde, você precisa de profissionais capacitados de sua confiança para te orientar com base em suas preferências e individualidade.

Sobre o autor

Jacqueline Rodrigues

Jacqueline Rodrigues

Nutricionista Clínica e Materno-Infantil - CRN3 13794

Formação Profissional

Graduação em Nutrição pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM - SP;
Pós graduação em Nutrição Materno Infantil pelo IMeM - SP;
Pós graduação em cultura e psicologia da alimentação pela Universidade de Milão - IULM;
Especialista em Alimentação Mediterrânea e Nutrigenômica pela INDIM - Istituto Nazionale per la Dieta Mediterranea e la Nutrigenomica - Roma;
Formada em COACH pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching - SP;
Formada em Yoga e membro da Aliança do Yoga do Brasil;
Autora do primeiro guia on-line de "Nutrição para Gestantes", um guia sobre alimentação e nutrição para a gestação, lactação e pré concepção.

Áreas de Atuação

Educação e reeducação alimentar - adultos e crianças;
Nutrição e alimentação para a fertilidade;
Cuidados nutricionais na gestação - alimentação e suplementação para prevenção e alivio de eventuais sintomas e aumentar o potencial de saúde da mãe e do bebê;
Cuidados nutricionais no pós-parto e aleitamento materno;
Emagrecimento pós-parto;
Introdução alimentar;
Alimentação infantil - bebês, crianças e adolescentes;
Reequilíbrio nutricional e emagrecimento;
Prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao estilo de vida e alimentação, que impactam na saúde.

Contatos:

Telefone: (11) 969182222 | Consultas: (11) 30523558
Clínica Vila Nova, São Paulo
Site: nutricaoparagestantes.com |
Youtube: Nutrição para Gestante | LeveMente
Facebook: Nutrição Para Gestantes |
Instagram: @nutricaoparagestante
Email: [email protected]